← Hosting

Um retrato do que é as web providers hoje em dia

Lida 19258 vezes

Offline

JoaoCardoso 
Membro
Mensagens 1519 Gostos 1
Feedback +29

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

tanta confusão por causa do BW ilimitado se a maior parte do pessoal que sonha com isso tem projectos prematuros que não consumem nem metade do que queriam, os que já consomem bastante largura de banda tem por trás pessoas que sabem onde ir comprar o seu alojamento e não vão andar atrás de pacotes de alojamento com Tráfego ilimitado mas sim de VPS ou Servidores :)
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas!
Hummm PopCorn Time! :)

Mais um daqueles tópicos criados para gerar confusão...

A meu ver existe mercado para ambos os tipos de serviço...
Os unmetered (os vulgo ilimitados), e o metered (os que são limitados e claros nos termos de serviço).

Da minha parte e porque o tópico revela falta de conhecimento, posso dizer que a Trignosfera não faz nem overselling, nem apresenta produtos unmetered.

O cliente tem exactamente aquilo que procura e que lhe é indicado.
É uma questão de posicionamento de mercado e de escolha do cliente (clientes informados que não vão na cantiga do tudo por nada).
Aqui é tudo garantido ao último bit. Obviamente e como já disse em artigos relacionados com o overselling e os serviços ilimitados.
É complicado combater a onda da "moda", visto que a maioria dos clientes que procuram alojamentos, não sabem ou não entendem as diferenças.

Logo vender serviços limitados, só pode ter como alvo 2 tipos de clientes:

- Clientes informados que procuram serviços que correspondam exactamente ao que lhes é dito.
- Clientes que já tiveram contas nos serviços ilimitados, e descobriram (se calhar da pior forma), que o ilimitado é na verdade limitado com asterisco!

Existe um terceiro tipo de cliente, que normalmente procura a qualidade e o bom feedback da empresa. Procura referencias e até poderá ter já colegas ou amigos como clientes da empresa.
Pessoalmente não concordo com este tipo de mercado "ilimitado*", penso que acaba por estar a enganar o cliente e a apresentar-lhe propostas de valor irrealistas para os reais consumos.

Mas isto claro sou eu... á quem não se importe de ter serviços dessa forma. No entanto o risco existe tanto de um lado como do outro.

Cumprimentos,

LPC
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

http://www.ovh.pt/produtos/superplan_mini.xml

Ora, se os 256 terabytesTB são o limite teórico, porque é que a OHV barra a largura de banda diminuindo-a até 10Mbps depois de ultrapassados os primeiros 10TB? Grande discrepância e estamos a falar de um dedicado.

Já agora tens aqui o mesmo plano da OVH, mas unmetered, em que garantem a largura de banda sem limites de tráfego:
http://www.ovh.pt/produtos/superplan_mini.xml?bp=unmetered

É uma questão de necessidades e de poder de compra.
Offline

Carlos Faustino 
Membro
Mensagens 396 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Boas!
Hummm PopCorn Time! :)

Mais um daqueles tópicos criados para gerar confusão...

A meu ver existe mercado para ambos os tipos de serviço...
Os unmetered (os vulgo ilimitados), e o metered (os que são limitados e claros nos termos de serviço).

Da minha parte e porque o tópico revela falta de conhecimento, posso dizer que a Trignosfera não faz nem overselling, nem apresenta produtos unmetered.

O cliente tem exactamente aquilo que procura e que lhe é indicado.
É uma questão de posicionamento de mercado e de escolha do cliente (clientes informados que não vão na cantiga do tudo por nada).
Aqui é tudo garantido ao último bit. Obviamente e como já disse em artigos relacionados com o overselling e os serviços ilimitados.
É complicado combater a onda da "moda", visto que a maioria dos clientes que procuram alojamentos, não sabem ou não entendem as diferenças.

Logo vender serviços limitados, só pode ter como alvo 2 tipos de clientes:

- Clientes informados que procuram serviços que correspondam exactamente ao que lhes é dito.
- Clientes que já tiveram contas nos serviços ilimitados, e descobriram (se calhar da pior forma), que o ilimitado é na verdade limitado com asterisco!

Existe um terceiro tipo de cliente, que normalmente procura a qualidade e o bom feedback da empresa. Procura referencias e até poderá ter já colegas ou amigos como clientes da empresa.
Pessoalmente não concordo com este tipo de mercado "ilimitado*", penso que acaba por estar a enganar o cliente e a apresentar-lhe propostas de valor irrealistas para os reais consumos.

Mas isto claro sou eu... á quem não se importe de ter serviços dessa forma. No entanto o risco existe tanto de um lado como do outro.

Cumprimentos,

LPC

Mete Popcorn time nisso :x

Atenção que eu só queria que existisse um "pop corn time" como o Lord Paulus Cobris disse, não abri este tópico sobre âmbito de criar guerrilha.

Sim muitas empresas fazem, não digo esta ou aquela nem digo todas como nunca disse contudo existe.

Falo até no Acesso Internet que todos contam como ilimitado e eu vou querer saber, junto da empresa que me forneçe acesso o porqué um plano ilimitado de 35€ já custa 100€.

Será que o ilimitado falhou? Deve ser.

Agora não estou a julgar x ou y nem focar em ...., mas sim tudo o que promete banda ilimitada sendo webprovider ou webhoster, tem sempre o * e é ter cuidado com o mesmo.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Vai ser aqui neste cantinho à beira mar plantado que a ideologia do "Tráfego ilimitado não existe" vai ganhar força.

PS: Eu posso estar a ver mal as coisas, mas praticamente todas as grandes empresas internacionais fazem "overselling", não? As maiores nacionais não o fazem? Isso não deveria revelar algo no que a tendências diz respeito?

Pessoalmente considero bem mais preocupante a precariedade de grande parte das empresas nacionais no que a recursos (técnicos e humanos) diz respeito, mas continue-se com a batalha contra o tráfego ilimitado.


ora aqui está tudo dito!



Boas!
Hummm PopCorn Time! :)

Mais um daqueles tópicos criados para gerar confusão...

A meu ver existe mercado para ambos os tipos de serviço...
Os unmetered (os vulgo ilimitados), e o metered (os que são limitados e claros nos termos de serviço).

Da minha parte e porque o tópico revela falta de conhecimento, posso dizer que a Trignosfera não faz nem overselling, nem apresenta produtos unmetered.



isto cada um puxa a brasa para a sua sardinha, como eu não estou neste mercado não puxo brasa nenhuma e como tal dou a minha opinião isenta.

Lord Paulus, se consideras apenas overselling espaço em disco e tráfego ilimitados, a meu ver tu e os que tem a mesma opinião que tu estão muito enganados.
Tudo que seja "ilimitado" não será overselling? Domínios Adicionáveis, Sub-Domínios, Contas de E-mail, etc etc?

Achas por exemplo suportável para a trignosfera, ou outra qualquer empresa no mercado, contratar um plano com domínios ilimitados e adicionar a conta 150/200 sites mal programados que façam muitas requisições as maquinas? Possivelmente a conta seria suspensa e se os domínios fossem limitados a 1/2 se calhar até era suportável não? Então suspender contas que oferecem ilimitado espaço de disco e tráfego, por gastarem demasiado recursos, também não será aceitável?

Isto não é uma critica directa a trignosfera, longe disso nem leves a mal. Até porque considero a trignosfera uma das boas empresas no mercado nacional, no entanto discordo da tua opinião.





Agora dando a minha opinião geral ou se considera overselling tudo e qualquer coisa que tenha a palavra ilimitado, sim porque domínios ilimitados etc etc também é marketing para vender, mas talvez menos agressivo, ou não se considera. No caso dos que consideram tenho a dizer que usam empresas que fazem overselling, já que nesse caso cerca de 99,99999% das empresas o fazem...  :-P
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Nas regras há sempre o limite de cpu, ram e até por vezes de uso do disco.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Nas regras há sempre o limite de cpu, ram e até por vezes de uso do disco.

lá está, então espaço em disco ilimitado e tráfego mensal ilimitado não é overselling já que o resto não o é por causa desse limite nas regras. O espaço e o tráfego também podem ter condições nas regras.


O que eu acho é que devem ter uma opinião mais esclarecida, ou consideramos tudo que seja ilimitado overselling ou não consideramos nada. Tão simples quanto isto.


Agora pessoalmente acho mais overselling domínios e tudo o resto ilimitados do que espaço e tráfego ilimitado, isto porque cada vez os discos rígidos são MUITO maiores e mais baratos e as ligações a internet com a evolução que estão a ter, fibra, daqui a nada 10gb de tráfego é o mesmo que hoje em dia 1gb (mesmo custo/mesmo impacto para as empresas).
Quero com isto dizer que é muito mais fácil para uma empresa sustentar espaço em disco e tráfego mensal ilimitados do que sustentar por exemplo domínios ilimitados.


Mas isto é uma visão da coisa, se calhar até nem tenho razão nenhuma no que digo. :)
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Todos os ficheiros que és dono, és tu que és o dono, mais contas de email, mais espaço ocupas, logo é ilimitado mas não podes criar infinitas porque não tens espaço ilimitado. Se tens tráfego ilimitado e gastas toda a ligação do servidor, vais estar a afectar todos os outros clientes.

O limite de cpu, ram e disco é algo complicado, porque não é fácil medir, à excepção de tecnologias como cloudlinux é visto ao olho e se algum cliente estiver a dar problemas é que é suspenso, não andam a ver se passa o limite tal e qual está nas regras, logo é normal que não apareça na descrição do alojamento, à excepção de quando se usa cloudlinux que deve estar, pois é um limite fixo que não se pode ultrapassar.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

eu sei disso anjo2, mas vou um exemplo em prática

imagina que contrato um serviço com 3gb de disco e domínios ilimitados e contrato noutra empresa um serviço com espaço ilimitado e 2 domínios permitidos.

Na primeira coloco 200/250 sites, cada uma com 2 ou 3 páginas mal programadas (chega menos de 10mb por site), actualizados em tempo real etc etc etc. na segunda empresa só posso colocar lá 2. Em qual das duas achas que sou suspenso primeiro? Se calhar na segunda nem sou suspenso porque até é suportável.

Agora claro se colocar na segunda empresa um site com 30gb de ficheiros e com muitos acessos sou suspenso enquanto na primeira já não sou porque estou limitado aos 3gb.


O que quero mostra é que existem prós e contras, cabe a cada um defini-los e ver se é viável ou não. Agora não podem consideram overselling só espaço e disco ilimitados, existem muitas outras coisas que o são.


Atenção que não sou a favor dessas empresas que oferecem tudo ilimitado, agora as que oferecem disco e espaço e limitam noutras coisas desde que de forma explicita não as meto no saco das que oferecem tudo ilimitado.


Mas isto depende muito da opinião de cada um, esta mais que sabido que é impraticável para um empresa sustentar um site que ponha em causa os restantes sites (alojamento partilhado) que esteja num ilimitado ou não. Agora aquilo do "ah e tal estas num ilimitado mais tarde ou mais cedo arranjam forma de te suspender" é mito lol, em qualquer empresa podes ser suspenso. Acima de tudo tem de haver bom senso, partilhado significa partilha. Se não queremos partilhar alugamos um servidor dedicado :)
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Que interessa a quantidade de sites? 1 site pode gastar mais recursos que 1000, ainda bem que os planos não são todos iguais e que as empresas não são todas iguais, cada um deve comprar o que mais se adequa a si, no entanto há é muita gente que não sabe escolher e só vai pelos números e preço, o que muitas vezes é enganador.

O espaço é independente do cpu e ram, tem limite, logo não pode ser ilimitado, tal como o tráfego, que apesar de ter um limite superior ao do disco, não é ilimitado, já imaginaste alguém a fazer um alojamento de mirror?
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O que eu pretendo mostrar, embora para mim seja indiferente que aceitem a minha opinião ou não, é que o simples facto de uma empresa oferecer espaço em disco e tráfego mensal ilimitado não significa que seja menos seria ou que faça mais overselling que outra que não ofereça. Isto porque esse simples facto não é razão directa para que as contas dos utilizadores sejam suspensas só porque sim.

É o que eu digo tem de existir bom senso, se tens um site que ganhas 1000€ por mês com ele queres apenas gastar 30/40€ em alojamento por ano? O problema esta um pouco na mente das pessoas em acharem que tudo deve ser dado.