← SEO

.pt a redirecionar para .com - Impacto no SEO

Lida 5429 vezes

Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Olá pessoal,

Tenho notado desde há algum tempo uma queda substâncial no volume de visitas orgânicas do poupaeganha.com. O Panda poderá ser o culpado, ou talvez não! :P

Acontece que aquando a liberalização dos dominios .pt, eu adquiri o poupaeganha.pt para parqueá-lo e colocar redirect para o poupaeganha.com. Tudo feito directamente no cPanel.
Coincidência ou não, as visitas provenientes do google começaram a ser cada vez menos...

Depois de ler sobre o assunto e ficar com dúvidas se esta queda nas visitas se deve ao .pt, decidi tirar o redirect para ver se as coisas melhoram.

Alguém me sabe explicar se esse redirect realmente tem impacto... ou se se tratou de uma coincidência?

Caso não tenha nada a ver, volto a colocar o poupaeganha.pt a redireccionar para o .com.

Obrigado ;)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

.pt a redirecionar realmente para o .com ou os dois mostravam o mesmo conteúdo? Se estava mesmo a redirecionar não existe qualquer problema.
Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sim, estava mesmo a redireccionar, até porque o dominio .pt nem sequer tinha alojamento associado.
Ainda não é desta que compreendo porque motivo o meu blog perdeu tantas visitas do google!!!! :(

Obrigado ;)
Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Voltei a activar o redireccionamento e surgiu-me uma dúvida...
Por exemplo, ao seguir o link http://www.poupaeganha.pt/como-abrir-uma-conta/ ... e ao seguir o link http://www.poupaeganha.com/como-abrir-uma-conta/ , o resultado é o mesmo, então, isto não pode ser visto pelo google como conteúdo duplicado???
Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

É conteúdo duplicado, se tens 2 dominios com extensões diferentes a mostrar o mesmo conteúdo...
Usa o .htacess e faz redirect 301 ou usa php

<?
Header( "HTTP/1.1 301 Moved Permanently" );
Header( "Location: http://www.novosite.com" );
?>
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Ok, não tens isso bem feito!
Adiciona o dominio ao cPanel como park e depois nessa mesma janela tens opção de redirecionamento, cria o redirect para o .com.

Teres os dois a mostrar o mesmo da asneira.
Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ok, não tens isso bem feito!
Adiciona o dominio ao cPanel como park e depois nessa mesma janela tens opção de redirecionamento, cria o redirect para o .com.

Teres os dois a mostrar o mesmo da asneira.

Mas foi exactamente dessa forma que eu procedi!  :-?
Será melhor optar por retirar o redirect e deixar o dominio .pt caducar para não arriscar...?
Offline

custodio 
Membro
Mensagens 421 Gostos 6
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Olá

Podes testar no teu ficheiro .htaccess o seguinte código usando os teus domínios. Neste caso terás de optar por um dos dois. Se for o PT, a ideia é que usando .com ou .pt se vá parar sempre ao .pt. Desta forma não há conteúdo duplicado.
Faz um backup do .htaccess antes ;)

Código: [Seleccione]
Options +FollowSymlinks
RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^olddomain.com [NC]
RewriteRule ^(.*)$ http://newdomain.com/$1 [L,R=301]
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^www.olddomain.com [NC]
RewriteRule ^(.*)$ http://newdomain.com/$1 [L,R=301]
Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obrigado Custódio, mas se for possível fazer tudo bem feito no cPanel, eu preferia.

asturmas, eu tinha isto configurado assim em "Domínios Estacionados" no cPanel:
Domínio: poupaeganha.pt
Domínio Root: /public_html
Redireciona para: poupaeganha.pt

Está correcto desta forma? Não tem impacto no SEO se ficar assim?

Eu agora eliminei tudo novamente até ter a certeza que não causa problemas...
Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

Obrigado Custódio, mas se for possível fazer tudo bem feito no cPanel, eu preferia.

asturmas, eu tinha isto configurado assim em "Domínios Estacionados" no cPanel:
Domínio: poupaeganha.pt
Domínio Root: /public_html
Redireciona para: poupaeganha.pt

Está correcto desta forma? Não tem impacto no SEO se ficar assim?

Eu agora eliminei tudo novamente até ter a certeza que não causa problemas...

Se usares o redirect não és penalizado em SEO.
Vê a mensagem do custodio ou o código php que disponibilizei.

Abre o .htaccess do dominio .pt e colas o código que o custodio indicou, Gravas e está feito, sempre que acedem ao .pt é redirecionado para o .com
Assim os motores de busca são informados que o dominio mudou!
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Esta errado, tens de apontar o poupaeganha.pt para poupaeganha.com

No entanto o codigo que o que o custodio colocou é melhor.
Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obrigado pessoal ;)
Já implementei a sugestão do custodio :)