← Google

algumas dúvidas que tenho sobre o google

Lida 5445 vezes

Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Tenho muitas dúvidas sobre o funcionamento do google, já li imensos artigos e compreendi determinadas coisas, no entanto outras não. A verdade é que possivelmente nem os engenheiros da google sabem.

Tenho duas questões simples sobre o google mas que nunca consegui perceber.
Uma delas é a seguinte, tenho vários sites internacionais, alguns em espanhol, outros em inglês e também em francês. Já comprei e vendi sites internacionais e a verdade é que rentabilizam bem porque possuem um universo imensamente maior que o português.
Tenho tentado verificar pessoalmente e directamente no google a posição deles nas pesquisas, mas só consigo ver para o "mercado" pt.
Existe alguma forma de pesquisar no google e que não me atribua os resultados PT, ou seja, que pareça que sou um espanhol a pesquisar.
Penso que pelo IP me mostra os resultados em PT mesmo procurando keywords em espanhol. Já em Espanha experimentei (vivo a 40km da fronteira) e os resultados são completamente diferentes, ao pesquisar cá uma keyword determinada o meu site está apenas na página 6 dos resultados, já pesquisando lá fico em 5 lugar na primeira página.
Eu gostava de fazer esses testes cá, conhece alguma maneira?

Outra pergunta que tenho é porque é que muitos dos motores de busca mostram os resultados bastante semelhantes ao google, tentei pesquisar no bing uma keyword e o alinhamento dos resultados era exactamente igual (tirando a pub) e na mesma ordem.
Outros motores de busca usam o mesmo logaritmo?
Offline

Octávio Alves 
Membro
Mensagens 963 Gostos 36
Feedback +25

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Verificaste que Google é que estás a utilizar e as suas definições?

Ou seja, o Google.pt assume basicamente os resultados em Português.
Experimenta utilizar o Google.fr, ou o Google.es conforme a língua que pretendas.

Cumprimentos
Offline

euronitos 
Membro
Mensagens 79 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O Google determina a tua localização geográfica pelo IP e isso muda competamente os resultados.

Usando o proxy para verificar os resultados pode ajudar naquilo que pretendes.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Eu entro no google.es ou no google.fr mas os resultados são os mesmos que no google.pt
Deve ser porque o google detecta que estou em Portugal e ajeita as coisas para um português.
Por exemplo eu escrevo "maistrafego" no google estando em Portugal e esta comunidade aparece em primeiro lugar. Mas se eu estiver em Espanha já só me aparece na segunda página, o google parece que faz a tradução e mostra páginas em espanhol primeiro.
Com os sites em espanhol até posso dar um pulo ao outro lado que tenho lá familia em Espanha e analisar lá. Mas para os sites em francês e em inglês não consigo.
Mesmo mudanto para hl-es ou hl-en apenas muda o idimoma do google  mas os resultados são quase 100% idênticos, pode mudar uma que outra posição mas pouco varia.


No que respeita ao proxy, também limita porque muitos deles colocam filtros de javascript e coisas assim.
Há algum software gratuito e seguro para usar ips proxy para navegar na net?
Offline

MiguelMarinho 
Membro
Mensagens 82 Gostos 3
Feedback +10

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Para verificar as posições de um certo site, no google, é aconselhável usares um programa (como por exemplo: rankerizer ou rank tracker), especialmente se queres ver para determinados países diferentes do teu.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Para verificar as posições de um certo site, no google, é aconselhável usares um programa (como por exemplo: rankerizer ou rank tracker), especialmente se queres ver para determinados países diferentes do teu.

O que eu realmente queria fazer era "ver com os próprios olhos" ou seja, pesquisar, ver posições dos meus sites e da concorrência. Além disso será que esse tipo de software é mesmo fiável? Pergunto porque se ao mudar o IP mudam os resultados (pelo que li até mesmo dentro do mesmo país pode mudar os resultados pela localização concreta) e o software penso que não mostrará com grande exactidão tendo em conta o parâmetro IP usado pela google nos resultados.
Testei com o SEO powersuite e os relutados são um pouco divergentes dos resultados em pesquisa manual pessoalmente.
Offline

MiguelMarinho 
Membro
Mensagens 82 Gostos 3
Feedback +10

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

O que eu realmente queria fazer era "ver com os próprios olhos" ou seja, pesquisar, ver posições dos meus sites e da concorrência. Além disso será que esse tipo de software é mesmo fiável? Pergunto porque se ao mudar o IP mudam os resultados (pelo que li até mesmo dentro do mesmo país pode mudar os resultados pela localização concreta) e o software penso que não mostrará com grande exactidão tendo em conta o parâmetro IP usado pela google nos resultados.
Testei com o SEO powersuite e os relutados são um pouco divergentes dos resultados em pesquisa manual pessoalmente.

Mesmo dentro do próprio país as posições variam, particularmente vão variar entre a tua pesquisa manual e a pesquisa do programa, porém, por experiência própria não variam muito e tempo que poupas acho que compensa.
Offline

euronitos 
Membro
Mensagens 79 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Em certos programas como no RankTracker podes ver com os teus próprios olhos já ele faz cache das páginas que pesquisa.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Em certos programas como no RankTracker podes ver com os teus próprios olhos já ele faz cache das páginas que pesquisa.

Acredita que não tem muito a ver com a navegação.
Exemplo, uma keyword no software escolhendo google.es tem a posição 3 e quando experimentei em Espanha apareceu na segunda página, posição 15 salvo erro. Já outra keyword que aparecia na posição 23 no software, no teste que fiz em espanha ficava na posição 7.
Era essa a minha dúvida, haver uma diferênça de 2 ou 3 posições até nem é relevante mas mais que isso já começa a ser.
O software ao ligar à net deve usar o meu IP e isso condiciona as pesquisas como sendo PT.
Offline

euronitos 
Membro
Mensagens 79 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O IP usado é apenas 1 dos factores. O rank tracker faz uma pesquisa mais universal possível, ou seja, independente de personalização e histórico de navegação. Neste aspecto (do programa) é 0 a personalização.

Agora, melhor ainda para comparar o tráfego dos motores de busca, usas o GWT, no item Traffic - Search Queries. Seleccionas o Filter "Web" e depois "Espanha" e vês a evolução e a posição média para várias keywords incluindo impressões e cliques.