← Conversa Geral

The Social Network

Lida 14024 vezes

Offline

JVieira 
Membro
Mensagens 54 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Diz-me um que seja. Alguém que sem qualquer investimento inicial esteja agora a facturar aos milhares de Euros por mês e que tenha lá chegado sem investir nada.

Há tantos em Portugal ... se não conheces pelo menos 1 ou 2 é porque não estás interessado, porque há-os em quase todos os nichos, incluindo o nicho em que o +trafego está inserido. É uma questão de pesquisar e ler.

Basicamente não acreditas que basta ter um site e trabalhar nele todos os dias como se fosse um emprego para gerar dinheiro, correcto? Estás enganado. Não ganho dezenas de milhares de euros por mês (nem sou nenhum tubarão, apenas um peixinho de aquário neste mundo) mas posso-te dizer que gero 100% dos meus rendimentos na Internet há 1 ano e meio e o meu investimento inicial foi 0€.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Há tantos em Portugal ... se não conheces pelo menos 1 ou 2 é porque não estás interessado, porque há-os em quase todos os nichos, incluindo o nicho em que o +trafego está inserido. É uma questão de pesquisar e ler.

Se é assim tão fácil porque é que ainda ninguém deu um único exemplo? Falar é fácil, mas se realmente é assim então dêem nomes e sites. Basta um!

Basicamente não acreditas que basta ter um site e trabalhar nele todos os dias como se fosse um emprego para gerar dinheiro, correcto? Estás enganado. Não ganho dezenas de milhares de euros por mês (nem sou nenhum tubarão, apenas um peixinho de aquário neste mundo) mas posso-te dizer que gero 100% dos meus rendimentos na Internet há 1 ano e meio e o meu investimento inicial foi 0€.

Pois, mas não estamos a falar de migalhas, mas sim de sites que rendam vários milhares de Euros por mês (no mínimo) e que tenha tido investimento zero. Não é obviamente o teu caso.
Offline

dardevelin 
Membro
Mensagens 249 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Se é assim tão fácil porque é que ainda ninguém deu um único exemplo? Falar é fácil, mas se realmente é assim então dêem nomes e sites. Basta um!

Pois, mas não estamos a falar de migalhas, mas sim de sites que rendam vários milhares de Euros por mês (no mínimo) e que tenha tido investimento zero. Não é obviamente o teu caso.

Chamem-me idiota se quiserem, mas ainda sou daquelas pessoas que acha que gostar daquilo que faço é o primeiro ponto, o 1.1 e por fim claro se poder viver a fazer aquilo que gosto muito bem, caso contrario faço o que gosto num hobbie.

O dinheiro ajuda mas não é tudo. LIFE is king, not content, not design or what ever. when i mean life, i mean life with quality time. around the people you love. Thats it.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Chamem-me idiota se quiserem, mas ainda sou daquelas pessoas que acha que gostar daquilo que faço é o primeiro ponto, o 1.1 e por fim claro se poder viver a fazer aquilo que gosto muito bem, caso contrario faço o que gosto num hobbie.

O dinheiro ajuda mas não é tudo. LIFE is king, not content, not design or what ever. when i mean life, i mean life with quality time. around the people you love. Thats it.

Não és idiota por pensar assim, muitos dos meus projectos nem sequer têm fins lucrativos, faço por gosto ou por hobbie.

Mas não era disso que estávamos a falar.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Chamem-me idiota se quiserem, mas ainda sou daquelas pessoas que acha que gostar daquilo que faço é o primeiro ponto, o 1.1 e por fim claro se poder viver a fazer aquilo que gosto muito bem, caso contrario faço o que gosto num hobbie.

O dinheiro ajuda mas não é tudo. LIFE is king, not content, not design or what ever. when i mean life, i mean life with quality time. around the people you love. Thats it.

Concordo em absoluto contigo ;)

Sobre os investimentos iniciais, depende, claro que o trabalho diário e focado é o ponto principal para se ter um projecto de referência. Mas, não consigo dizer que basta trabalho e investimento zero. Pode não ser um investimento grande mas tem de se começar com qualquer coisa. Por isso é que quando se fala num site ser auto-sustentável não se deve pensar apenas nos custos de domínios e servidores, mas sim na expansão do próprio site. Depois do sustentável se vier o lucro, melhor evidentemente.

Exemplos de custos que requerem investimento:
 - CMS, themes ou plugins premium;
 - anúncios e campanhas de marketing (podem ser bastante caras);
 - telefonemas e deslocações (patrocínios, entrevistas, etc);
 - registo de marca;
 - expansão do servidor (partilhado --> VPS --> dedicado);
 - reserva de domínios (além do principal, .net, .org, .info, e por aí adiante);
 - etc etc
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Pois, mas não estamos a falar de migalhas, mas sim de sites que rendam vários milhares de Euros por mês (no mínimo) e que tenha tido investimento zero. Não é obviamente o teu caso.

Bem investimento zero, zero é difícil. Nem que seja tens que ter 10€ para comprar um domínio  :grin:


Compreendo que queiras sabes alguém, é muito importante sem dúvida ter alguém conhecido como inspiração. Aconteceu comigo também.

Não posso no entanto colocar aqui sites, porque em primeiro não são meus e não sei até que ponto o dono ia querer que os colocasse e em segundo porque são sites de conteúdo adulto.
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Penso que é ponto assente que todos os projectos empresariais (web based, ou não), em determinado ponto da sua vida, necessitam de um investimento efectivo para se conseguirem expandir.

Culpar a falta de investidores na área de capital de risco e\ou culpar os investidores que existem de falta de sentido de negócio para projectos baseados na Internet, também penso que não seja o caminho correcto - ainda que possa existir uma falta de cultura de pesquisa activa de oportunidades na Internet por parte de quem tem dinheiro, penso que a Internet é um meio universalmente com potencial mais que reconhecido. Mais ainda, parece-me que ser derrotista e utilizar este tipo de "justificações" não é compatível com alguém com um verdadeiro espírito empreendedor.

Do meu ponto de vista, o problema está em "nós", empreendedores. Pior ainda, julgo que o problema está na "informalidade" e a "leviandade" com que tudo é tratado no Universo da Internet. E em última análise no habitual espírito derrotista que é expressão quase máxima da nossa sociedade.

Desengane-se quem pensa que angariar capital de risco é uma tarefa fácil. Tanto para projectos web-based, como para projectos nada relacionados com a Internet. Para despertarem o interesse de alguém que invista centenas de milhar de € num projecto, o projecto tem de ser absolutamente fora de série. Facebook existe 1 num bilião, como tal oportunidades como a que esse "senhor" meritoriamente (ou não) conquistou, também se contam talvez pelos dedos de uma mão.

Pergunto-me quantos daqui efectivamente já pegou numa ideia, desenvolveu-a e estudou-a (e este passo é absolutamente crítico para angariar capital) e levantou o rabo da cadeira, arregaçou as mangas e foi atrás de investimento. Quantos "projectos online" têm um plano de negócios formalizado, com pés e cabeça, têm o conceito bem definido e os passos a dar todos bem estruturados no papel.

Acredito (e a experiência que tenho aponta nesse sentido) que se têm um projecto bom (e reparem, mais que uma ideia, um projecto), se forem pro-activos e tomarem vocês a iniciativa de irem "atrás do prejuízo", forem insistentes a apresentar a ideia, eventualmente alguém com dinheiro se irá interessar por ela. Se nunca acontecer, então provavelmente a ideia não era tão boa quanto julgavam...

Deixo alguns projectos "web-based" que conseguiram angariar capital de risco (e só fui ver projectos com o apoio da DNA Cascais, quando existem mais um bom punhado de entidades que lidam com capital de risco\business angels):

http://www.jah-spirit.com/
http://www.bestartis.pt/
http://www.myguide.pt/ - Este projecto sei que angariou capital na ordem de algumas dezenas de milhar

Se têm uma boa ideia, invistam nela. Projectem em grande e actuem localmente. Procurem apoio em todo o lado onde o podem recolher (centros como a DNA Cascais ou a ANJE, a vossa faculdade, os vossos professores). Acreditem que existem pessoas à procura de projectos onde investir - projectos dentro da Internet, ou fora dela - só têm de conseguir fazer ver a essas pessoas que o vosso projecto é melhor que todos os outros (e acreditem que isto sim, é muito, muito complicado).

Just my 2 cents.

PS - Em relação ao filme ainda não vi, mas alguém que cria uma plataforma com milhares de registos em 24h e que num espaço de um mês tem mais de 50% dos alunos das maiores faculdades dos EUA registados, tem de ser alguém que sabe "minimamente" o que faz...