A primeira parte deste Tutorial pode ser encontrada aqui:
http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=950Blogs e promoção – Parte 2RevisãoNa primeira parte deste tutorial falei-vos acerca das características que um blog tem que o torna apetecível aos motores de busca:
1. Muitas páginas de conteúdo – cada entrada (post) num blog, corresponde a uma nova página de conteúdo, com título (<title>), conteúdo e URL (endereço) próprios.
2. A actualização permanente - uma vez que tenhas o teu blog online deverás actualizá-lo, pelo menos, cinco a seis vezes por semana, fornecendo desta maneira novos conteúdos para os motores de busca indexarem. Ao contrário da maior parte dos sites que são estáticos e raramente actualizados, um blog é dinâmico, está em constante actualização, os motores de busca privilegiam isso!
3. O pinging e o RSS. Estes dois métodos são alternativos à submissão do endereço do teu blog através do formulário de submissão de novo site do motor de busca. É importante que seja o motor de busca a encontrar o blog! A submissão directa pode prejudicar o teu ranking!
Uma vez revista a matéria abordada, passemos agora à segunda parte deste tutorial.
LinkingVamos falar acerca de uma das partes mais importantes dos blogs e que lhe garantem uma posição de destaque nos motores de busca: o linking.
Tantos os links para outros sites (vamos chamar-lhes links de saída), como os links que apontam para o teu blog (vamos chamar-lhes links de entrada) são muito importantes para o teu blog!
Em jeito de resumo e como primeiro conceito chave, nesta matéria, fica uma frase que li algures e que dizia qualquer coisa do género:
“A estratégia de marketing para um blog deve ser a seguinte: cria o teu blog, começa a criar posts, faz um ping cada vez que actualizas o teu blog. Submete o teu blog aos maiores directórios de blogs e de RSS. Começa à procura de parceiros para link e troca links com eles. Repete a sequência!”
DirectóriosComecemos pelos links de entrada. Em primeiro lugar, submete o teu blog a directórios com PR! Podes encontrar alguns aqui:
http://www.123promotion.co.uk/directorymanager/Uma definição de PageRank (PR) pode ser encontrada aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/PageRankIsto é algo que deves fazer sempre! É uma maneira de fazer com que os motores de busca encontrem o teu blog através de sites que eles consideram importantes! Isto é muito importante para o PR futuro do teu blog!
BlogRollOutra coisa que podes fazer é instalar um BlogRoll, podes encontrar um bastante bom aqui:
http://blogrolling.comO que é um BlogRoll? Um blogroll é uma colecção de links para outros blogs (ou sites) de preferência com a mesma temática que o teu.
Alguns spiders estudam simultaneamente os links de saída do teu blog e os links de entrada para o teu blog.
Os donos dos blogs que inserires no teu blogroll, provavelmente irão visitar o teu blog e retribuir o link que lhes estás a oferecer. É uma prática comum!
Outra coisa que podes fazer é encontrar blogs que tenham um serviço de listagem de blogs que lhes enviam visitas (um exemplo deste tipo de serviços é o
http://www.referer.com ) e enviar-lhes visitantes!
ParceirosProcura parceiros, visita fóruns de webmasters com secção de troca de links e coloca lá o endereço do teu blog, com uma breve descrição e o teu contacto.
Descobre os blogs que estão a trocar links com outros blogs semelhantes ao teu! E propões aos respectivos bloguista uma troca de visitas!
Visita outros blogs de qualidade na área de interesse do teu blog, de preferência com bons PRs e propõe ao respectivo bloguista uma troca de links.
Dica: Imediatamente a seguir a enviares o e-mail a solicitar a troca de links com outro blog, coloca o link para esse blog no teu. Isso irá sensibilizar o bloguista em questão, aumentando as probabilidades de ele te listar
Torna-te num comentador activo!Visita blogs da mesma área de interesse do teu e deixa comentários com regularidade (uma boa parte dos blogs permitem que coloques a URL do teu blog quando comentas um post).
Sê cordial, cumprimenta o dono do blog pelo seu texto, contribui com qualquer pensamento! Não faças isto por SPAM!
Outras Técnicas de Promoção do teu Blog1 – Coloca a URL do teu blog na assinatura dos teus emails.
2 – Coloca o endereço do teu blog, com um pequeno texto descritivo nos fóruns em que participas activamente.
3 – Aproveita na totalidade as ferramentas que o software do teu blog coloca à tua disposição, tais como: o “E-mail this post”, “Post Pages” e a “Blogger Navbar”.
ConclusãoEstão nestes dois tutoriais as dicas necessárias para lançares o teu blog e obteres níveis de tráfego consideráveis.
Estás à espera de quê? Qualquer negócio precisa de um blog!
Boa sorte!