← Projectos

[DESAFIO] pdesjoy - Site autoritário a render $500 em 9 meses

Lida 2452 vezes

Offline

pdesjoy 
Membro
Mensagens 5 Gostos 3
Troféus totais: 6
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 1 First Post Second year Anniversary One year Anniversary

Bom dia, Pessoal

Também acho que esta iniciativa é uma boa ideia.

Vou participar no desafio, tomando porém a liberdade de escapar a parte da regra anunciada, sabendo que para o caso que vou desenvolver, a meta de 6 meses seria utópica visto a sua especificidade, conceito e nicho.

Fica porém a parte essencial do "após 6 meses". ( Vou acrescentar mais 3) :) Sendo o desafio o conseguimento (ou não) de atinjir os ditos 500E mensais de forma duradoura.

Tentar (quase) que não custa. E como diz o provérbio popular : Quem não tenta... :)

O projecto : Trata-se do lançamento de uma rádio. Nome : Contrabanda
 
Na realidade, a ideia, e aliás o nome já estão em mente há um século. Passaram varias hipóteses pela mente e pelas mãos, tendo todas elas um tronco comum  : Rádio.

Desenvolvi algumas páginas, mas praticamente só para brincar, e deixei cair tudo por razoes diversas. Entre outras a falta de tempo e outras prioridades.
E recentemente decidi pegar de novo no projecto, e deixar a parte pensada inicialmente, para a dedicar à rádio e unicamente à rádio.

Por enquanto não há nada de feito. Ou quase. (Na realidade veio-me agora à ideia que minto. Porque lembrei-me que ainda tem algumas paginas criadas na altura e que vou ter de eliminar)

Só coloquei portanto no site uma "pagina de espera", e justamente à espera de algo que me motive a lançar o projecto.
O que foi o caso deste topic e desafio, que teve o mérito de criar a faisca necessária. :)

.
O arranque é portanto : A programação da rádio.
Uma rádio inteiramente dedicada a musica suave mas sempre de qualidade.
Uma rádio com musica e sequências coerentes, agradáveis para o ouvido e para os amantes de boa musica.
Emissão sempre original, em live, 24/24 e 365/365.

Resta agora fazer... tudo ! :)

- Criação dos jingles,  (coloquei lá alguns mas só para tapar buracos. Tenho de realizar os jingles adequados)
- Desenvolvimento do site,
- Conteúdo. Vou tentar angariar uma pessoa para a escritura regular de artigos sobre musica, etc
- Seguimento  da programação sempre em live. Melhoramento e adaptação constante da programação em função da reação da audiência
- Estatisticas (horárias, geográficas, consoante a programação, preferenciais, adaptação ao gosto dos ouvintes consoante os perfis e os horários, etc)
- Tratamento de diversos problemas tecnicos
- Sendo em paralelo a estratégia de divulgação um dos maiores paços ulteriores a dar, e se possível com eficácia.


Estrategia de divulgação :
Como não se tratará de vender algo, nem de contar com os adsenses etc, e que é um projecto especifico que não pode contar com  (todas) as habituais estratégias, a divulgação terá de passar por outros caminhos.

E confesso que excluindo alguns mais comuns, neste minuto preciso, só Deus sabe quais serão. Esperando porem que muito brevemente Deus aceite partilhar comigo o que tem em mente  :)


A rentabilidade do projecto terá dois pilares : (dificeis)

- Os ouvintes. Só poderá gerar algo se atingir um certo patamar

- As (eventuais) parcerias. Se a rádio atingir uma fama e % de audiência suficiente

.
Mercado / Segmentos alvo :
- Sem limites (idade, sexo, etc). Dedicado a todos
- Os que gostam de ouvir rádio (computador, smartphone, casa / com rádio wireless, etc)
- Geografico : Prioridade a Portugal, visto que é uma rádio portuguesa. Sendo porém o mundo inteiro o único limite (Não sei se em Marte jà começam a ouvir, mas duvido :)

.
Inconvenientes :
Um nicho de mercado bastante concorrencial, e já ocupadissimo nomeadamente por grupos de peso
Algo de muitíssimo difícil a conquistar com meios reduzidos (Ou quasi-nulos frente ao gigantismo da concorrência)

.
Vantagens :
- Programação original
- Sem  "redondancias" constantes  (Nao se ouvem os mesmos temas de forma repetida como nas radios comerciais)
- Muito pouca publicidade (4 minutos / hora)
- Grande qualidade musical e diversidade
- Programação coesa, sem bla-blas, e sempre suave 24/24
- Radio agradavel a ouvir e que pode também ser "aproveitada" em sitios diversos (sitios publicos, centros comerciais, lojas, hoteis, etc)

..
Objectivos :
Tornar-se (por milagre :) uma referencia no género. Não é proibido sonhar ;) -- Sendo aliàs esta a condiçao para que o "desafio' deste topic seja atinjido.

Mais que um desafio. Uma aposta louca.

E já agora : Se gostam de musica de excelência, não hesitem. a ouvir ou a aconselhar. :)

Ups. Ia esquecer : O site é : http://www.Contrabanda.net

Abraço
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Ideias para o projeto:
Segmentação por país, criar versões diferentes para visitantes internacionais/nacionais. (recordo que o mercado nacional além de estar concorrido é muito pequeno para obter bons lucros)
Criar a página de facebook desde já e ter bem presente no site
Listar desde já a rádio em diretórios, preferencialmente se forem de rádios
Offline

pdesjoy 
Membro
Mensagens 5 Gostos 3
Troféus totais: 6
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 1 First Post Second year Anniversary One year Anniversary

Obrigado Kurtmix :)

FB :
Justamente, criei a pagina FB hoje mesmo, antes de escrever o post


Segmentação por Pais : 
Sim, tens obviamente razão. Só tenho "medo" que o SEO nao sofra as consequências de um site multi-idioma. Mas vou ter de pensar, testar e seguir

Mercado :
Efectivamente : Só o mercado nacional seria fraco.

- Contudo (mesmo se resido em França e se actualmente estou em Portugal, gostaria que fosse um projecto considerado como Tuga, na sua essência. Talvez por patriotismo, sabe-se lá. :)

- E creio que este tipo de programação (musica suave permanente, não musica de ambiente mas com "teor", de qualidade, diversificada, sem redondacias e sem o "pesadelo" das repetições constantes, (e sem publicidade em Portugal e só 4 minutos/hora fora de Portugal), é um projecto único (se não estou errado). Pode atingir um publico alvo que existe, e que em Portugal pode ter uma fatia representativa  que pode ter algum peso em si. O futuro o dirà :)


Em paralelo, é um projecto que só pode contar com duas vertentes relativamente à (hipotética) rentabilidade. Sendo uma delas (futuros) anunciantes. E há uma escolha clara a  fazer, porque anunciantes portugueses não serão interessados por um site que abranja a maioria da sua audiência fora de Portugal. O que é economicamente lógico. A escolha tem de ser certa. :p

É portanto um "case-study"  interessante, sabendo que a opção escolhida vai ter peso, ou arrasar o projecto

PS : Contudo, já me "treinei" há tempos (aliás anos) com uma (completamente distinta), e constatei que hoje, e inevitavelmente, seja qual for o idioma afirmado, a rádio é ouvida pelo mundo inteiro. Nenhum Pais escapa. Até no Alasca tinha ouvintes.

Talvez um pinguim que gostava da programação. :p


Listagem :
Efectivamente, é algo de absolutamente capital. Mas só quando o site estiver desenvolvido, pelo facto da credibilidade. Vai ser um dos passos principais quando o site, e o leitor forem optimizados, nomeadamente de forma "responsive" (para a adaptação automática em qualquer suporte)

Obrigado pela tua intervenção
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Se me permites a ideia, eu costumo segmentar algumas campanhas para Brasileiros (no meu caso) residentes na Europa, via Facebok é bastante simples. Paises europeus e língua PT/BR.

Pela logica, em alguns casos, poderá ser uma demonstração de maior poder aquisitivo dependendo do pais, mas pronto, aqui tem funcionado, não quer dizer que funcione da mesma forma.
Offline

pdesjoy 
Membro
Mensagens 5 Gostos 3
Troféus totais: 6
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 1 First Post Second year Anniversary One year Anniversary

Apontado, Jóni :)

Obrigado

NOTA : Em matéria de rádio em si, tenho alguma experiência.
Em matéria de sites (creio que) também. Mesmo se aprendemos todos constantemente cada dia que passa.

Porém tenho (no minimo) uma fraqueza : As redes sociais.
 
Confesso que por diversas razões, foi algo que me "escapou". :p

Tinha um forum de um site meu, (criado em 2002) que chegou a angariar (em França), uma media de 300 mil participantes por mês. Isto durante anos. Sendo muitos deles bastante fieis. O forum tornou-se um sitio de informaçao, conselhos, debates, etc. Uma especie de bar da esquina onde todos se encontravam. :)

O que equivalia de uma certa forma a uma rede social antes da hora.

(Trazidos pelo tráfego - natural - do site que naquela altura tinha um tráfego enorme porque era uma referencia absoluta (na sua temática) em França.)


E deixei-me ultrapassar pelas redes, que nasceram quase sem eu dar conta :)

Quando "acordei" o comboio já ia longe :)
Mas ainda estou a tempo.
Agradeço qualquer conselho nessa matéria, e será mais que bem-vindo