← Tutoriais

[Tutorial] PHP: Arrays

Lida 2487 vezes

Offline

PTByter 
Membro
Mensagens 218 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts


Olá a Todos. Bem Vindos a mais uma rubrica de como programar PHP. Os que não se interessam por isto já devem andar a dar meia volta e sair do blog, porque os posts são realmente poucos e agora que voltei ao meu “trabalho” tenho um tempo que não dá para nada. Por isso agora aqui um Off Topic, quem se quiser candidatar á entrada no Blog como Blogger só precisa de me contactar pelo formulário de contacto do blog ou pelo admin@lusadigital.com

Mas agora vamos ao PHP, hoje com as Arrays. Uma Array é um conjunto de dados guardados numa variável, e é das funções mais importantes que existem, mas é também das partes mais fáceis desta linguagem. Existem varias maneiras de definir uma array, mas a mais fácil vai ser assim: Ex: $cores=array();

Agora que já definimos a Array vamos inserir os dados que queremos desta maneira: $cores[0]=”Azul”; $cores[1]=”Verde”; e assim sucessivamente.

Também podemos fazer da seguinte maneira: $cores = array (’0′ => ‘Azul’, ‘1′ => ‘Verde’, ‘2′ => ‘Vermelho’);

E se quisermos fazer uma array dentro de outra array? Fácil:

Definimos a Array $azuis=array(); $azuis[0]=”Claro”; $azuis[1]=’Escuro’; e depois fazemos:

$cores[0]=”Verde”;

$cores[1]=$azuis;

Ou Ainda da Seguinte Maneira:

$cores = array (’0′ => ‘Verde’, ‘1′ => array (’0′, ‘Claro’, ‘1′, ‘Escuro’));


Pronto, isto é o que basta para definirmos a nossa Array. Agora para vermos o que escrevemos? Basta fazer echo $cores[1]; ou outro numero conforme queiramos. Atenção que em vez de números podemos usar letras, ou outra qualquer coisa que queiramos, pode ser $cores[Claras]; e $cores[Escuras]; E Agora perguntam-me, e se quisermos ver tudo o que esta na Array?

Basta usarmos o método print_r para ficarmos com tudo o que temos na array. Vai ficar assim: print_r($cores);

E vai dar algo como:

Array (
  • => Verde [1] => Array (
  • => Claro [1] => Escuro ) )[/b]

    Bem, é tudo por Hoje, na próxima semana iremos ver as Sessions e os Cookies, que server para guardar dados do utilizador, para carrinhos, área de Utilizadores, e mais.

    Tragam ideias e sugestões.

    Cumprimentos, Byter.
    Fonte: LusaDigital
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

boa tutorial, continua
;)