← Conversa Geral

Chateiam-se as comadres, descobrem-se as verdades!

Lida 24497 vezes

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

E fazer algo fica sempre mais caro do que estar quietinha e digerir o problema a seco. Triste.

Epá também não é bem assim, vamos supor por exemplo que um determinado projeto plagia um teu descaradamente não um artigo mas vários artigos e se trata de uma prática recorrente. Sempre podes contactar a empresa que aloja esse website a reportar a situação e pedir que eles tomem uma medida no sentido de obrigar o cliente a remover o conteúdo ou até cancelar a conta. E assim evitas as vias legais.

É claro que em situações esporádicas não vale a pena andar a perder muito tempo com isso, se bem que eu vi algures que uma grande percentagem das pessoas que recebem ultimatos por parte de autores cujo conteúdo foi plagiado, costumam remover o conteúdo e dar os devidos créditos.
Offline

joanapearl 
Membro
Mensagens 69 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Epá também não é bem assim, vamos supor por exemplo que um determinado projeto plagia um teu descaradamente não um artigo mas vários artigos e se trata de uma prática recorrente. Sempre podes contactar a empresa que aloja esse website a reportar a situação e pedir que eles tomem uma medida no sentido de obrigar o cliente a remover o conteúdo ou até cancelar a conta. E assim evitas as vias legais.
Nem todas as empresas de hosting o fazem acredita, pois já tive um caso assim entre mãos. E as que fazem demoooooram...

É claro que em situações esporádicas não vale a pena andar a perder muito tempo com isso, se bem que eu vi algures que uma grande percentagem das pessoas que recebem ultimatos por parte de autores cujo conteúdo foi plagiado, costumam remover o conteúdo e dar os devidos créditos.
Tira pois, depois de receber no correio uma carta do meu advogado (é aqui que o tal processo encarece, ui ui!). E há os outros que se estão bem lixando para o meu advogado e não tiram coisa nenhuma. E depois...  É o que eu penso, ser criminoso ainda compensa.

Falta claramente regulação e legislação neste sector.  E espero que este tópico sirva essencialmente para alertar as pessoas para este problema (em vez de debatermos quem tem razão e quem não tem). Afinal muitos de nós têm blogs e duvido que dissessem que não a uma maior protecção do que produzem em termos de conteúdo (pelo menos).
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Nem todas as empresas de hosting o fazem acredita, pois já tive um caso assim entre mãos. E as que fazem demoooooram...
Tira pois, depois de receber no correio uma carta do meu advogado (é aqui que o tal processo encarece, ui ui!). E há os outros que se estão bem lixando para o meu advogado e não tiram coisa nenhuma. E depois...  É o que eu penso, ser criminoso ainda compensa.

Falta claramente regulação e legislação neste sector.  E espero que este tópico sirva essencialmente para alertar as pessoas para este problema (em vez de debatermos quem tem razão e quem não tem). Afinal muitos de nós têm blogs e duvido que dissessem que não a uma maior protecção do que produzem em termos de conteúdo (pelo menos).

Eu não acho que ser-se "criminoso" compense, até porque como já foi dito várias vezes aqui, copiar um artigo e republicá-lo noutro blogue não acrescenta nada de valor a um projeto. Eu não acho que seja uma situação assim tão grave, acho que os motores de busca estão cada vez mais preparados para detectarem essas situações.

No que diz respeito à regulação ou legislação é muito complicado quando estamos a falar de Internet cujo próprio conceito anda à volta da partilha de conteúdos. Mas se analisarmos bem isto é um problema social quase, não te esqueças que nós vivemos numa sociedade das cópias e dos atalhos e o grande exemplo disso mesmo é a escola onde a prática de cabular por exemplo está completamente banalizada e é aceite por todos. Portanto sim, talvez passe por uma mudança de mentalidades, mas com a evolução dos mecanismos pode ser que as coisas acabem por se resolver naturalmente.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Cópias, plágios, o que se quiser chamar, existem em todo o lado. Eu ultimamente tenho andado pelo mundo do artesanato e volta e meia aparecem cópias autênticas das criações das outras pessoas.

Quem tem estofo financeiro para registar as coisas, para pagar a advogados em casos de plágio, etc etc, tem maior segurança (quanto mais não seja pela intimidação), mas quem não tem posses para isso tudo, está sujeito a ver-se copiado. Se for na web e se a pessoa se recusar a retirar o conteúdo copiado, as hipóteses de ganhar são poucas, por mais razão que se tenha (e no fim acaba-se por perder tempo, paciência e latim).
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Bom não sejamos excessivamente pessimistas, eu pessoalmente já lidei com alguns problemas de plágio, nomeadamente cópias grosseiras e pessoas que utilizaram textos alheios como se fossem seus e até agora nunca tive grandes problemas para os resolver. Geralmente entro em contacto com o plagiador, caso ele insista em continuar a fazer o mesmo, simplesmente contacto o alojamento e apresento toda a situação e solicito uma intervenção por parte deles visto o seu cliente estar a cometer uma ilegalidade. Na maior parte dos casos isto fica resolvido assim, agora se a empresa de alojamento se recusa a tomar medidas aí deve-se agir legalmente não só contra o plagiador como contra a empresa.

Mas atenção, eu refiro-me a situações de plágio recorrentes e em que existe uma persistência na realização do crime. Nunca se esqueçam que o plágio é um crime e isso é um ponto muito forte a favor de quem é vítima.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Bom não sejamos excessivamente pessimistas, eu pessoalmente já lidei com alguns problemas de plágio, nomeadamente cópias grosseiras e pessoas que utilizaram textos alheios como se fossem seus e até agora nunca tive grandes problemas para os resolver. Geralmente entro em contacto com o plagiador, caso ele insista em continuar a fazer o mesmo, simplesmente contacto o alojamento e apresento toda a situação e solicito uma intervenção por parte deles visto o seu cliente estar a cometer uma ilegalidade. Na maior parte dos casos isto fica resolvido assim, agora se a empresa de alojamento se recusa a tomar medidas aí deve-se agir legalmente não só contra o plagiador como contra a empresa.

Mas atenção, eu refiro-me a situações de plágio recorrentes e em que existe uma persistência na realização do crime. Nunca se esqueçam que o plágio é um crime e isso é um ponto muito forte a favor de quem é vítima.
Até que ponto é que uma empresa de alojamento tem de avaliar se x é copia de y?
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Até que ponto é que uma empresa de alojamento tem de avaliar se x é copia de y?

Isso depende das políticas da própria empresa, normalmente costumam exigir a apresentação de provas irrefutáveis de que de facto o crime está a ser cometido. Depois dessas provas a empresa pode ela própria ir monitorizando sem informar logo o cliente para perceber se realmente ele plagia constantemente o projeto que se diz visado. Depois caso as provas sejam fortes, a SP tem toda a legitimidade para intervir ela própria e exigir que o cliente ou coloque os créditos devidos ou remova o conteúdo que viola os direitos de autor, sob pena de sofrer as consequências.

É claro que uma intervenção destas só se justifica apenas em questões extremas de plágio. Mas a SP tendo provas irrefutáveis faz muito bem em agir, pois está a também a salvaguardar-se a ela própria. Isto porque o plágio é encarado muitas vezes de ânimo leve mas a realidade é que não deixa de ser um crime e sendo activados os meios legais não será somente o plagiador a sofrer as consequências, como também a SP caso tenha sido conivente com o acto criminoso.

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

É claro que uma intervenção destas só se justifica apenas em questões extremas de plágio. Mas a SP tendo provas irrefutáveis faz muito bem em agir, pois está a também a salvaguardar-se a ela própria. Isto porque o plágio é encarado muitas vezes de ânimo leve mas a realidade é que não deixa de ser um crime e sendo activados os meios legais não será somente o plagiador a sofrer as consequências, como também a SP caso tenha sido conivente com o acto criminoso.
Não te esqueças que a responsabilidade dos conteúdos são dos clientes e apenas estavam a ser coniventes com o acto criminoso se não respeitassem uma ordem judicial ou algo do genero... mas este tipo de discussão é inutil pois existem n+1 pontos de vista diferentes.

PS. Isto é a minha opinião PESSOAL
Offline

Kimura 
Membro
Mensagens 95 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

O trabalho e o esforço do custódio têm o seu valor, mas o que é facto é que ele é um dos gajos, no mercado Português, que mais fomenta a criação de lixo virtual e sites contraproducentes para o futuro deste ramo.

Não o vejo como uma referência, e não gosto, nem concordo, com os métodos divulgados por ele. Primeiro porque, muitos deles. são extremamente rebuscados, passam uma falsa noção de realidade aos principiantes, e nem ele próprio os deve usar. Segundo porque, como já disse, é um fomentador de primeira de tudo o que é lixo neste ramo, acabando por, a médio prazo, vir a ser considerado um dos maiores impulsionadores da destruição deste ramo. E terceiro porque, por mais que fale, e por mais confiança que passe aos inexperientes, não passa de mais um gajo que tem por objectivo, não ensinar-vos a fazer dinheiro, mas sim fazer dinheiro às vossas custas. A diferença entre ele e os outros, é que ele fá-lo de forma mais inteligente, e por isso tem mais sucesso.

Este senhor não deve ser considerado uma referência por ninguém que seja sério em relação a fazer dinheiro online, através da criação de conteúdo relevante e producente para os motores de busca. Agora, se querem brincar ao método dos 150 sites-lixo, nos quais nem ele próprio acredita, problema vosso.


O blog do custódio é mais uma compilação de toda a porcaria que pode ser encontrada por fóruns e blogs estrangeiros(sim, é), e não acredito que favoreça, de forma alguma, o bem-estar deste ramo.
Offline

SEO 
Membro
Mensagens 54 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Não querendo fazer offtopic por-me colocar ontopic, apesar de não haver grande topic por aqui, deviam de se centrar nos benefícios que o conteúdo duplicado trás ao nível de SEO! Quem daqui percebe disso?
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não te esqueças que a responsabilidade dos conteúdos são dos clientes e apenas estavam a ser coniventes com o acto criminoso se não respeitassem uma ordem judicial ou algo do genero... mas este tipo de discussão é inutil pois existem n+1 pontos de vista diferentes.

PS. Isto é a minha opinião PESSOAL

Tens razão a responsabilidade do conteúdo é do cliente, mas legalmente isso não iliba a SP de responsabilidades caso fique provado que ela teve conhecimento da situação, mas nada fez para a impedir. A partir do momento que o plágio (situações extremas) é cometido, estamos sempre perante um crime que está dentro de um determinado enquadramento legal, a ordem judicial não o valida, trata-se apenas da aplicação da justiça. Não respeitar uma ordem judicial era simplesmente mais outro crime, neste caso de desobediência que se não me engano é punida com prisão.

Não estou totalmente informado como estão as coisas cá em Portugal, mas sim  :lol: nós estamos a falar de situações de plágio e claro que a teoria é muito diferente da prática. Basicamente o que eu disse é que as SP's podem ser um elemento de peso na luta contra o plágio.

Mas ok voltem lá ao tópico lol
Offline

Luís Sardinha 
Membro
Mensagens 291 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Olá,

Sem me querer alongar muito em comentários aproveito o tópico para dar a minha opinião não sobre o caso aqui exposto mas sobre os MMO, ou em bom Português, os sites que tem como tema o já clássico e muito desgastado, ganhar dinheiro online.

Os sites deste género quer se goste ou não, estando bem posicionados são boas fontes de rendimentos para os seus proprietários e apesar de inexperiente neste tema, tento filtrar o trigo do joio e chego a uma simples conclusão, tudo se resume a vender um sonho.

Cumprimentos