← Conversa Geral

Ajuda na escolha de portátil

Lida 13274 vezes

Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Olá amigos,

Sei que este assunto está mais que debatido aqui pelo fórum. Mas preciso da vossa opinião.

Quero comprar um bom portátil. Mas não sei qual.

O que eu procuro:
- Alguma autonomia (4-10h)
- Alguma potência (i5/i7)
- Pouco peso (1,5-3kg)
- Boa resolução

Se calhar é pedir demais. Mas o que me recomendam? Também já pensei em macbooks, etc. Acham que vale a pena para um webmaster escolher o MacOS?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Lamento informar mas para teres uma autonomia dessas com i5 vais ter de ir obrigatoriamente para um MAC Book PRO...
Exemplo: http://www.promais.com/product_info.php?cPath=187_376&products_id=103678&osCsid=790368ea87f1db8493c67145744b81be
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Estou a ver que vai ter que ser... Eu ando a namorar esse bicho há muiiiiito tempo. :cool:
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Pessoalmente não gosto de Macs e nunca compraria um, mas isto é opinião pessoal e tu tens de ter a tua...

O que tu procuras é basicamente o que eu ando a sondar há já uns tempos... Eu ando de olho nos da Sony da série Y. São portáteis leves (1.78Kg) construídos com uma liga de magnésio. A construção é fantástica e são muito bonitos. Vai uma FNAC/MediaMarkt/whatever e vê por ti próprio. A nível de design, não vejo nada mais bonito no mercado. O teclado da Sony também é dos melhores, se não mesmo o melhor. Muitas outras marcas andam a adaptar também o teclado estilo "chiclet" mas o da Sony é simplesmente soberbo.

Só que estes Série Y tem algumas "falhas" ou "problemas".

1) Modelo "antigo" (lançado em Janeiro deste ano) é equipado com um Core 2 Duo 1.3GHz (SU7300) e o novo modelo equipado com um Celeron (U5400). Mas não te deixes enganar pelo nome, este "Celeron" é baseado e construído segundo a mesma tecnologia dos i3/i5/i7, apenas é de baixa gama. O que isto significa é que tem algumas tecnologias existentes nos Core i, desabilitadas. Coisas como Hyper-Threading, VT-x, entre outros, não funcionam neste U5400 ao contrário dos Core i. Cabe a ti decidir se essas tecnologias são importantes ou não, por exemplo, VT-x é importante se quiseres criar máquinas virtuais no VMware/VirtualBox com 64-bits. Em conclusão, o U5400, apesar do nome Celeron, é baseado na mesma tecnologia dos Core i e tem a mesma potência de um deles (não sei ao certo em qual deles é baseado), ou seja, mais rápido um pouco que o SU7300.

2) A nível de bateria a Sony diz que o modelo antigo dá para 7horas e novo para 9. Mas reviews do modelo antigo dizem que ficou aquém do esperado, comparado com modelos semelhantes de outras marcas. Se melhoraram ou não no novo modelo, não te sei dizer, ainda não há reviews nem benchmarks.

3) Isto é um portátil ULV (Ultra-Low Voltage). É suposto ser leve e com boa autonomia gastando pouca energia e para isso usa processadores ULV. Processadores de baixo consumo. Ou seja, um i5 ULV não tem a mesma performance que um i5 normal. Mais uma vez, cabe a ti decidir se a performance é suficiente. Eu tinha à mesma dúvida para os programas que uso (VMware, Visual Studio, Photoshop) mas dizem-me que até o SU7300 aguentava, portanto, este novo também aguenta.

4) Não tem leitor de CD/DVD.

Fora este Sony, estão aí rebentar portáteis de outras marcas. Estes sim, já trazem os verdadeiros Core i ULV (e não o U5400) e dizem ter bastante autonomia, como 10h no caso da Asus.

A Asus já tem uma série de modelos ULV, UL20, UL30, UL80 mas vão sair novos agora. Nomeadamente o UL30JT, se quiseres esperar, parece ser boa máquina. Pessoalmente, a Asus não me atrai em portáteis, não gosto da construção e parecem-me demasiado plástico. Tens ainda um outro modelo, o U30JC (repara que este é apenas 'U' e não 'UL', ou seja, não é ULV) que tem um i7 com Turbo Boost, NVIDIA Optimus (gráfica integrada + dedicada para quando precisas de mais performance gráfica: jogos por exemplo) e relativamente boa autonomia, 6h mais ou menos.

A minha namorada comprou um. Mas como disse, pessoalmente acho demasiado plástico na parte do ecrã, demasiado frágil e o teclado parece um bocadinho levantado perto dos F's. Problema que mais gente tem por isso não é do dela.

Depois também tens modelos da Acer, Toshiba, HP e provavelmente outros. Pessoalmente, não gosto de nenhum... Portáteis da Acer são horríveis, os Toshiba ligeiramente melhores mas tem um teclado muito mau. E os da HP idem, demasiado redondos para o meu gosto e o teclado também é qualquer de muito mau. Para contrastar com o Sony, estas marcas têm estes problemas mas vêm equipados com melhores processadores, os novos Core i ULV, alguns modelos têm gráficos híbridos (NVIDIA Optimus) e têm ligeiramente melhor bateria, segundo dizem. Ainda não há grandes benchmarks. Todos estes portáteis estão para sair, alguns já estão cá fora, outros vão saindo...

Todos estes modelos que falo são por norma de 13.3'' com 1366x768 de resolução. Mas no caso da Asus, aqueles modelos todos que mencionei, o nome muda porque muda o tamanho deles e consequentemente o peso. As outras marcas devem ter igual. Sobre a Sony, desconheço as outras séries, não faço ideia se têm portáteis maiores e que sejam também ULV, mas penso que não. Não sei.

Não te sugeri nenhum modelo especifico (para além da Série Y da Sony que só tem 2 modelos diferentes em Portugal, um com 3G [+100€] e outro sem, portanto não é difícil escolheres por ti) porque não conheço os modelos específicos das outras marcas porque sinceramente não me interessam, acho-os demasiado feios e/ou construção frágil.

Espero ter sido alguma ajuda...

P.S: Tens que ser mais especifico no que queres... 4-10h de bateria é uma diferença grande, queres 4 ou 10? Ou entre 4 e 10? É que diferente... Dizes pouco peso, mas 3Kg não é pouco peso lol, é bem pesado até. O Sony que mencionei é levezinho, alguns da Asus são ainda mais (à volta de 1.6Kg ou 1.7Kg acho). E "boa resolução" é muito vago, para não dizer que isso depende do tamanho de ecrã que pretendes, faz toda a diferença saber o tamanho do ecrã que desejas, há quem ache 13.3'' demasiado pequeno por exemplo.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Caro Ricardo, obrigado pela excelente resposta. Irá ajudar certamente. Vou ler mais profundamente e reflectir um pouco. Os serie Y são realmente muito bons esteticamente.

Mas faço uma pergunta: tu frequentaste o curso de engenharia informática certo? Já viste pessoal programar com MacOS? Tem vantagens relativamente ao linux?

Preciso de um sistema operativo versátil o suficiente para: multimédia (edição de video e foto), webmastering (criação de websites, etc) e programação. O entretenimento é dispensável. O que tens a dizer sobre isto?

Um abraço e obrigado pela excelente resposta
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Nazgulled, parabéns pela tua explicação mas um ULV nunca na vida foi feito para quem precisa de performance... nem muito menos pode ser comparado com um i5 ou um i7 pois isso sim é performance..
Quer se queira quer não um portátil pequeno ainda não foi feito para tarefas exigentes e ai com a autonomia que ele quer só com MAC..

PS. Mac= Rei da edição de imagem e vídeo..
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Mas faço uma pergunta: tu frequentaste o curso de engenharia informática certo? Já viste pessoal programar com MacOS? Tem vantagens relativamente ao linux?
Infelizmente ainda frequento lol...

Sim, muita pessoal que aqui anda programa em Mac OS, mas no nosso curso não se desenvolve sites, é mais à base de C, Java, Haskell e um pouco de .NET.

Mas não estou a perceber bem onde queres chegar com a comparação de Mac vs Linux. Podes ser mais especifico?

Pessoalmente sou utilizador de Windows e não me vou mudar (mas para programar em C ou Haskell para universidade por exemplo, uso Linux). Mas o que há para uns há para outros, não muda praticamente nada. Mas depende do tipo de programação que estivermos a falar. Pode é mudar no Software, que há para todos os gostos e feitios, mas isso és tu que tens que ver e testar o que te agrada mais e decidir por aí.

Multimedia:
Muita gente diz que só os Macs servem para isso ou que fazem um trabalho melhor, bem, isso já foi mais verdade que nos dias de hoje. Acredito que haja um ou outro software em que esteja seja melhor, mas isso é como tudo, gostos.

Criação de sites:
Depende sempre do software, mas o que fazes num, fazes igualmente noutro sem tirar nem pôr.

Programação:
Depende das linguagens, depende do público alvo dos teus projectos, depende do que tu queres fazer... Tens que ser mais especifico para te dar uma resposta concreta.

@asturmas
1) Não podes dizer isso assim, a Intel acabou de anunciar há um mês Core i3/i5/i7 no formato ULV. Não são tão poderosos como os normais como é óbvio, mas não deixam de ser Core i. Também têm a sua performance.

2) O que tu dizes é muito relativo, "precisar de performance" é muito relativo. Tudo depende do que se quer fazer e do software que se usa. O Digo foi muito vago, não podes fazer a afirmação de que para ele um ULV não serve tal como eu não a fiz e tal como eu não fiz a afirmação de que um i5/i7 tem demasiada performance para o que ele quer. Ele não especificou e não serve de nada atirar para o ar.

Ele trabalha com rendereização 3D? Cad? imagens de hyper-mega-pixeis no Photoshop? Vídeos em Full-HD? Precisa de aceleração na gráfica? Se algum destes for verdadeiro, aí sim, dou-te razão, um ULV não serve. Tudo depende do que ele realmente quer fazer, que software pretende usar e que funcionalidades precisa. Edição de vídeo e foto é muito vago, não podemos fazer afirmações do que ele precisa.

Eu também faço edição de vídeo e fotos posso dizer que um ULV serve (segundo o que me disseram a mim, eu não experimentei). Porquê? Porque o que eu faço não exige assim uma performance tão grande quanto isso. Mais uma vez, tudo depende. Mas não quero afirmar com toda a certeza que um ULV serve para aquilo que eu faço. Já várias pessoas me disseram que seria suficiente porque eu não preciso de performance bruta (ele pode também não precisar, não especificou), mas para ser sincero ainda estou um bocado reticente. Estou com os meus olhos num Sony Y e antes de o comprar a primeira coisa que vou perguntar na loja vai ser "aceitam devolução completa e eu posso ter o meu dinheiro de volta (não um vale) se não ficar satisfeito?" e só compro se a resposta for sim. Porque quero experimentar eu próprio o software que uso e testar as tarefas mais exigente que eu algum dia vou ter de fazer (neste portátil durante os próximos anos claro). Se não gostar, devolvo. Por isso, mais uma vez, não quero afirmar que os ULV são suficientes, podem não ser, não sei, foi o que me disseram (e não, não foi empregados de lojas a tentar vender o seu peixe).

Obviamente que performance bruta os ULV não servem, mas também não são assim tão fracos quanto isso. Eles têm alguma performance para algumas tarefas puxadas, mas obviamente que não dá para coisas muito puxadas. Fica aqui um link de anúncio aos novos ULV:
http://www.engadget.com/photos/intel-core-i3-i5-i7-ultra-thin

É que se ele quer performance bruta e ao mesmo tempo um portátil leve, não tem muita escolha. Os Mac são sem dúvida os mais pequenos/leves e com melhor performance, mas para mim, que ando há 5 anos com um portátil de 15.6'' e de 2.5Kg, acho demasiado grande e pesado e agora só quero uma coisa pequena e com 2Kg no máximo. Não se arranja isso, mesmo em Macs com a performance dos Core i. O MacBook só tem Core 2 Duo e pesa 2.13Kg, o único com i5 é o MacBook Pro, mas já vai para os 2.5Kg, demasiado para mim. Mas pronto, cada um sabe o que é melhor para si.

3) Não quero discutir muito este ponto até porque será off-topic mas isso de Mac ser rei da edição de imagem e vídeo, não percebo. Há uns anos talvez percebesse, hoje em dia? Não percebo mesmo... Ainda não consegui que alguém me desse uma única boa razão para isso. O que é que o Mac faz que os outros não façam?

Vais-me dizer que tem melhor software que não existe para Windows? É o que vejo muita gente a alegar, mas é demasiado subjectivo, seria a tua opinião e a de muitos outros é certo. Mas também é a opinião de muitos outros que também existe software igualmente bom (ou até mesmo melhor) em Windows. Mas lá está, subjectivo, opiniões.

Que outra razão faz do Mac rei nesse aspecto?
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Obrigado mais uma vez por uma excelente resposta. Fui realmente muito vago, por isso vou ser mais objectivo:

Software que utilizo:
- Muito browser (obviamente) - firefox - para isto qualquer serve
- Photoshop - não sou um utilizador que depende muito nele nem vou andar à volta de imagens enormes
- Vídeos HD - poderei ver eventualmente
- Criação de websites - blocos de notas, FTPs, etc
- Skypes, MSNs, etc
Se calhar não preciso assim de tanta potência.

Algo que me preocupa é a faculdade. Quero um bom PC para programar, confortável, bom ecrã, bom teclado, boa autonomia. Já me disseram que 13,3" é pouco para um programador que se preze (vêem-se poucas linhas de código). Alguém confirma?

O peso ideal seria menos de 2kg, então aliado a uma autonomia de 7-10horas, excelente.

Talvez MAC não seja a solução. Mas a verdade é que um PC desvaloriza muito mais rapidamente que um Mac e a durabilidade de cada um, pelo que tenho lido na internet, não é comparável.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Certo, mas pelo que ele deu a entender quer performance para tarefas pesadas e também não se preocupou com o peso.. De qualquer maneira penso que ainda não chegou nenhum i ultra-thin ao mercado nacional e quando chegar os preços não deverão ser muito animadores...
No entanto, trabalhas em edição gráfica/vídeo num portátil com um ecra <15"? Eu teria muita dificuldade...

PS. Nunca tive um mac no entanto sempre ouvi dizer que tudo corre com mais fluidez e de forma mais estável..
PS2. Eu falei em macbook PRO para mim um macbook não tem interesse absolutamente nenhum...
PS3. Para essas tarefas quase diria que um ATOM chega e sobra... não precisas de potencia alguma para isso.
PS4. Eu consigo programar em 10" mas sim ao fim de algumas horas começa a cansar não só a vista de andar com scrool para cima e para baixo..
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Reescrevo o que disse, preciso de alguma potência, potência suficiente para correr o sony vegas fluentemente e para correr alguns programas (que não posso mesmo revelar quais são) que puxam um pouco pelo processador. Um i5 seria ideal. Ou algo mt semelhante/com a mesma performance.

Oh asturmas, tenta lá trabalhar mais de duas horas no photoshop ou no sony vegas com um atom... :P
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Reescrevo o que disse, preciso de alguma potência, potência suficiente para correr o sony vegas fluentemente e para correr alguns programas (que não posso mesmo revelar quais são) que puxam um pouco pelo processador. Um i5 seria ideal. Ou algo mt semelhante/com a mesma performance.
Retiro então o que disse quanto ao atom :lol:
No entanto, edição de vídeo será confortável em <=13"? Pois doutra forma não consegues 2kgs em lado nenhum, no mínimo 2.5..
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

para o que tu queres qualquer portátil serve  :lol:

para "programar" qualquer portátil serve, um bom programador programa em qualquer coisa  :lol:

queres algo bonito e bom e com muito autonomia compra um mac, queres gastar menos dinheiro ter a mesma potencia mas menos bateria compra um portátil "comum".

Isto é como discutir o sexo dos anjos, tu é que tens de ver o que queres eu pessoalmente aconselho-te a comprares um mac, dentro de pouco tempo pretendo também comprar um  :grin:

agora de 13" para programar esquece  :wink:
Offline

Bruno Mota 
Membro
Mensagens 1733 Gostos 3
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Diogo - sei ao que te referes um I5 não é o ideal para ti, nho programas bem mais pesados que o Sony Vegas e esses que te referes com toda a certeza a correr em um notebokk e num pc normal (Core 2 duo) portanto qualquer processador mediano chega para o que queres mas tambem temos de ver quanto queres gastar.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

agora de 13" para programar esquece  :wink:

Posso saber se tens algum curso na área de programação? Porque dizes isto? :)

Obrigado pela resposta ;)
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Posso saber se tens algum curso na área de programação? Porque dizes isto? :)

Obrigado pela resposta ;)

Ando em engenharia informática na universidade do minho  :lol:

tenho um amigo com portátil de 13" mac, e foi comprar um ecrã de 24"  :grin:

claro que de 13" é mais "portátil" e se quiseres comprar depois um ecrã compensa de 13", se for só mesmo o portátil opta por de 15"  :wink: