← Conversa Geral

Ajuda na escolha de portátil

Lida 13295 vezes

Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sem dúvida que 13" é bastante chato para programar.
Eu tenho um Mac Pro 15" e estou bastante satisfeito, e apesar de que um bom programador só precisa de um bloco de notas para programar, arrisco-me a dizer que programo mais rápido no Mac que em Windows.

O Mac em termos de performance fica a anos luz do windows, e principalmente não crasha.

E como eu disse no meu site: Se alguém me perguntar porque é que escolho Mac a Windows, respondo apenas: “Porque as coisas funcionam.”.

Custa um pouco a habituar na mudança de Windows -> Mac, pelo menos a mim, mas depois de te habituares não queres outra coisa.
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Confirmo.

Em menos de uma semana habituei-me ao Mac e agora, 2 ou 3 meses depois, já não quero outra coisa!
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Software que utilizo:
- Muito browser (obviamente) - firefox - para isto qualquer serve
- Photoshop - não sou um utilizador que depende muito nele nem vou andar à volta de imagens enormes
- Vídeos HD - poderei ver eventualmente
- Criação de websites - blocos de notas, FTPs, etc
- Skypes, MSNs, etc
Se calhar não preciso assim de tanta potência.
Exactamente como dizes, não precisas assim de tanta potência... Um ULV deve te chegar perfeitamente. Mas é como disse, eu não sei, foi o que me disseram. Pretendo ter a certeza que posso devolver o portátil se não ficar satisfeito para puder testa-lo.

Algo que me preocupa é a faculdade. Quero um bom PC para programar, confortável, bom ecrã, bom teclado, boa autonomia. Já me disseram que 13,3" é pouco para um programador que se preze (vêem-se poucas linhas de código). Alguém confirma?
Já estás na faculdade ou entras este ano? Mais uma vez, isto vai de cada um, mas eu ando com o meu portátil (15,6'', 2.5Kg e como a bateria já não dá para nada, preciso sempre do carregador) há 5 anos de um lado para o outro por causa da universidade e essa é a grande razão para optar por um de 13.3'' e mais leve. Que não custe tanto transportar e que me permita usa-lo o suficiente para uma manhã de aulas sem ser necessário carregador.

Mas o que queres dizer por "confortável" e "bom ecrã"? Bom teclado, acho que não há melhor que os Sony, na minha opinião os outros todos deixam muito a desejar. O do Mac não posso falar.

Quanto à questão das poucas linhas de código, isso é óbvio que depende da resolução. O meu portátil actual com 15,6'' não dá mais que 1280x800. E um de 13.3'' tem por norma 1366x768. Perco 32 pixeis na vertical, deve dar prai 3 linhas e código. Claro que também depende da fonte e tamanho lol.

A questão será mesmo o tamanho do ecrã e se para ti será demasiado pequeno e se te irá forçar demasiado a vista.

O peso ideal seria menos de 2kg, então aliado a uma autonomia de 7-10horas, excelente.
Não tens muita escolha então. Se quiseres mesmo menos que 2Kg, tens o Sony que falei, tens uns Asus e talvez de outras marcas mas desconheço. À volta dos 2Kg tens o Mac e provavelmente outros. Assim tanta autonomia (10h) só o Mac e talvez o Asus UL30JT (que ainda está para sair), pelo menos é o que dizem.

Certo, mas pelo que ele deu a entender quer performance para tarefas pesadas e também não se preocupou com o peso.. De qualquer maneira penso que ainda não chegou nenhum i ultra-thin ao mercado nacional e quando chegar os preços não deverão ser muito animadores...
Depende do bolso de cada um... Não vão ser muito caros, entre 600€ a 1000€. É uma margem grande mas isso é por há vários modelos e de várias marcas para todos os gostos. Mas não deve passar os 1000€ em média. Não acho caro. O meu portátil actual custou 1300€ (preço de loja: 1400€) e hoje em dia um equivalente, nem 1000€.

No entanto, trabalhas em edição gráfica/vídeo num portátil com um ecra <15"? Eu teria muita dificuldade...
Não, nunca trabalhei, trabalho num de 15.6''. Cada um tem de ver as suas prioridades e estou completamente farto de uma coisa pesada e grande que tenho de andar sempre a levar para universidade. Dizes que "terias", é porque se calhar nunca experimentaste a sério durante algumas horas. Até podia nem te incomodar muito. Ainda vai uma diferença bem grande de 10'' para 13.3'', como disse, até podia nem te incomodar tanto. O ecrã é mais pequeno que 15'' é certo mas não é assim tão minúsculo quanto isso. E além do mais, sempre tenho o actual se precisar de ver algo maior, não o vou pôr ao lixo :P Mas a questão é mesmo, tens problemas de transporte/peso? Não, então obviamente que 15'' é o ideal, se tens, 13.3'' é a escolha. Tem que se ver os prós e os contras.

Para não falar que a edição gráfica/vídeo que eu faço é coisas simples e de longe a longe para coisas pessoais. Não trabalho a um nível profissional. Se o fizesse, nem um de 15'' chegava, era logo um desktop de 24''. É como eu disse, cada um é que tem de ver o que precisa e o que gosta.

@betanalista
Então andas na mesma Universidade que eu e sabes perfeitamente que há muita malta que usa portáteis de 13.3'' e se fosse assim tão incomodativo (para eles) se calhar não o tinham comprado. A maior parte dos Macs que vejo pela Universidade são 13.3'' e não de 15''.

Esse teu amigo é uma excepção, é como tudo. Mas lá está, o monitor foi para ficar em casa e o portátil para transportar. Nada me impede de ligar o portátil ao LCD que tenho em casa e trabalhar em FullHD lol :P

Programar num de 13'' é praticamente a mesma coisa que num de 15''. Não perdes assim tantas linhas de código quanto isso pois isso depende da resolução. Se quisesses mesmo mais linhas de código tinhas de ir para um portátil com 1600x900 e nesse caso já não aconselhava 13'' ou ias precisar de óculos, terias de ir para 15'' ou se calhar até mais. A resolução de 13'' e 15'' são quase as mesmas, aliás, até podes arranjar modelos com as mesmas. O facto de perderes 32 pixeis é porque o meu portátil actual é 16:10 e a maior parte dos novos hoje em dia é 16:9 (acho que o Mac é 16:10).

A única coisa que tens de ver e isso ninguém pode ver por ti, é veres até que ponto te safas com um portátil de 13.3'' para passar uma tarde em frente a código. E perceberes até que ponto aquilo é para ti ou não. Depois pegas nesse factor mais o tamanho/peso/mobilidade e pões numa balança, e escolhes o que melhor se adapta a ti.

Eu estou habituado a 15.6'' há 5 anos e estou muito reticente com 13.3'', mas penso que não irá ser problema. Mas faz o que te disse, vais à uma loja que te devolvam o guito se não ficares satisfeito. No MediaMarkt por exemplo, eles até têm uma boa politica sobre isso, mas fala sempre com eles antes. Dizes que queres experimentar 13.3'' porque precisas de mobilidade mas não sabes se te vais habituar a algo tão pequeno. Em principio não terás qualquer problema e depois decides o que fazer... Ou ficas com ele, ou devolves e compras um de 15.6''.

O Mac em termos de performance fica a anos luz do windows, e principalmente não crasha.

E como eu disse no meu site: Se alguém me perguntar porque é que escolho Mac a Windows, respondo apenas: “Porque as coisas funcionam.”.
Mitos... A performance é boa sim senhora, o hardware e sistema é só da Apple e isso trás vantagens claras. Mas não fica a anos luz como dizes não. É por estas e por outras que as discussões Apple vs PC dão no que dão, um dos lados (não significa que seja sempre o mesmo) exagera brutalmente a realidade. E não crasha? Lol... É como tudo, basta fazer um bom uso do computador, seja ele qual for, que o portátil não crasha. Já não estamos no tempo do Windows 98, o Windows 7 é muito estável e eficaz. Se o teu nunca crashou, óptimo para ti, mas eu já crashei (sem intenção) o Mac do meu tio muitas vezes. Não façam afirmações ridículas mesmo à Fanboy que Apple é melhor e que é perfeito. Já foi muito melhor que os PCs mas já não é assim.

Eu sei que é difícil para um possuidor de um Mac ser modesto (provado por um estudo cientifico) mas só vos fica bem evitam uma dezena de discussões. Eu não suporto a Apple, não tenho amor por nenhum dos seus produtos (desde que tive um iPod que Apple nunca mais) mas sei ver onde eles são bons e não mando abaixo por mandar nem digo que os outros são melhores porque sim. Em muitos dos pontos que referi, digo claramente que o Mac é melhor. Porquê que o pessoal dos Macs não é igual? Lamento dizer-vos isto, mas o Mac não é perfeito, nem é o melhor computador do mundo. É bom, tem certos aspectos muito bons e melhores que a competência, mas não é melhor para tudo e todos.

As coisas no Windows também funcionam... Eu começo a achar que Macs é para burros (sem ofensa), que não sabem trabalhar com computadores. Os Macs podem não ter muitos problemas do Windows sabes porquê? Porque a Apple limita tudo que tu possas fazer no seu computador, fazes aquilo que eles permitem. O Windows é muito mais livre (não me refiro a código aberto) e não tem tantas restrições como num Apple. É exactamente como o iPhone e Android. O Android de certeza que tem muitos mais crashes que Apple, porquê? Porque a Apple diz-te que só podes programar na linguagem X usando as APIs e mais nada. No Android tens muito mais liberdade e obviamente que isso trás mais problemas. Isso não faz do iPhone ou de um Mac melhor que um PC/Android. Crasha menos e trabalha melhor porque a Apple limita tudo, eu prefiro a minha liberdade obrigado. Mas mais uma vez, é como tudo, cada um opta por aquilo que mais lhe convém.

Custa um pouco a habituar na mudança de Windows -> Mac, pelo menos a mim, mas depois de te habituares não queres outra coisa.
Opiniões e gostos. Eu nunca me vou habituar a esse sistema e aos mandamentos do Steve Jobs. Eu gosto de fazer aquilo que me apetece e não fazer só aquilo que me deixam. E depois pelo que passei com o meu iPod, nem se quer tenho interesse na Apple enquanto não deixarem de ser tão restritivos. Têm bom hardware? Sem dúvida. Têm um excelente design? Dos melhores. Mas a politica e a atitude deles é a pior coisinha no mundo das tecnologias. Se há empresa arrogante neste mundo, é a Apple.

Tenho um amigo meu que tirou partido do melhor dos dois mundos, comprou um MacBook para lhe instalar única e exclusivamente o Windows 7. Mas novamente, gostos e opiniões. Apesar de reconhecer que há certas características que os Macs têm e que não vejo em nenhum PC, não é o suficiente para me fazer comprar um.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

eu uso windows 7 já a algum tempo e acho que ainda só falhou 2vezes assim do nada  :lol: antes usava windows vista e acho que só falhou 1 ou 2vezes...

windows é mais "fraco" por culpa nosssa, nos em windows é que o enchemos de programas que apanhamos na net etc etc, enquanto para mac existem menos não instalamos tantos programas...
vírus no meu pc? nem vê-los.. tudo vai do que andamos a fazer na net..


Depois se queres um portátil também para programar, ao comprares um portátil "comum" "obrigatoriamente" tens de instalar um sistema linux, windows não é o mais aconselhável para programar..

 :wink:
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Depois se queres um portátil também para programar, ao comprares um portátil "comum" "obrigatoriamente" tens de instalar um sistema linux, windows não é o mais aconselhável para programar..

 :wink:

Porquê? lol
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Depois se queres um portátil também para programar, ao comprares um portátil "comum" "obrigatoriamente" tens de instalar um sistema linux, windows não é o mais aconselhável para programar..

Discordo completamente. Primeiro hoje em dia para programar, qualquer editor de texto serve, por aí poderias usar qualquer sistema operativo...

Sou programador há vários anos e também webdeveloper e uso Windows e acho que não há melhor. Com o Visual Studio 2008 tenho uma produtividade excelente e logo que mude para Visual Studio 2010 essa produtividade será 10 vezes maior. Com uma única ferramenta posso programar aplicações nativas, WPF, Windows Forms, e para a internet em ASP.NET Webforms, ASP.NET MCV, Silverlight, o AJAX/JSON/JQuery não podia ser mais fácil.

No entanto para a edição de vídeo não aconselho de forma alguma um portátil, antes uma workstation, placa gráfica potente com possibilidade de expandires em SLI, múltiplos discos preferencialmente SAS, múltiplos processadores, muita RAM.
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Depois se queres um portátil também para programar, ao comprares um portátil "comum" "obrigatoriamente" tens de instalar um sistema linux, windows não é o mais aconselhável para programar..
Isso não faz sentido nenhum...

E se eu quiser apenas desenvolver software para Windows na plataforma .NET, continua o Linux a ser melhor? lol

Mas tenho um argumento melhor para essa afirmação que é completamente ridícula. Se Windows não é aconselhável para programar, porquê e já agora como, é que existe dezenas de milhares de programas exclusivamente para Windows desenvolvidos nas mais diversas linguagens? Foram todos desenvolvidos em Linux queres ver?

No entanto para a edição de vídeo não aconselho de forma alguma um portátil, antes uma workstation, placa gráfica potente com possibilidade de expandires em SLI, múltiplos discos preferencialmente SAS, múltiplos processadores, muita RAM.
Lá está... Há que saber separar as coisas. Há edição de vídeo e edição de vídeo. Mas porquê que vocês, quando alguém diz que quer fazer ou que faz "edição de vídeo" pensam logo que todos produzem filmes para Hollywood? Um gajo agora não pode dar uns toques no Sony Vegas ou Premier para fazer uns filmes caseiros? Claro que pode, e não precisa de mil gigas de RAM, múltiplos discos ou SLI.

Há que saber separar as coisas e distinguir as necessidades de cada um. Neste caso do Diogo e da maneira que ele falou, acho que não precisa de um computador assim, mas como não foi muito especifico, não vou afirmar que um portátil lhe chega para os gastos. Só ele sabe o que faz e do que precisa.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

@Nazgulled se andas na UM sabes do que falo e ao que me refiro... Ainda não cheguei ao .Net  :wink:

@Pedro Lopes e @cpdesign eu falo por mim, falo da universidade que ando e do que me aconselham.. No meu curso para fazeres os projectos eles tem de funcionar em ambiente linux/mac, claro que podes programar C, haskell e afins em windows, o problema é que tudo que funciona em windows não funciona em linux, e os profs querem é que funcione em ambiente linux..
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

@betanalista se programares em C, podes usar qualquer sistema operativo, desde que tenhas um IDE ou um editor como o Notepad++ ou o Bloco de notas.

Para que funcione em diversos sistemas operativos, com pequenas adaptações (não é a minha área mas vê-se muito nas comunidades de OpenSource - o mesmo código para Linux e Windows): No final só tens que compilar para o sistema operativo destino, tendo a máquina com instalação completa ou através de máquinas virtuais. O meu PC tem diversos discos com diferentes SOs e algumas máquinas virtuais precisamente para compilações e testes, algumas são só para testar em diferentes versões do Windows e diferentes idiomas.

Tenho um amigo que está na Universidade e a prof. dele de programação usa um MAC para desenvolver em Microsoft .Net Framework.
Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Mitos... A performance é boa sim senhora, o hardware e sistema é só da Apple e isso trás vantagens claras. Mas não fica a anos luz como dizes não.

Não sou nenhum "expert" em hardware, e afins, até porque nunca fui muito ligado a essa área da informática, porém da minha experiência com Windows, Linux e há coisa de 5 meses com Mac, é que o Mac em termos de performance responde melhor que qualquer Windows que tive, mas sem comparação.
O que é certo é que eu deixo o Mac ligado durante dias, quando preciso dele, vou lá e sempre com a mesma performance, no Windows, ele após estar ligado 48h já dava sinais de "cansaço".

Mas se dizes que a performance não é assim tão diferente, não digo que não, fui eu então que tive azar que nunca tive um com a mesma performance, e o uso que dou num e noutro é exactamente o mesmo.

É como tudo, basta fazer um bom uso do computador, seja ele qual for, que o portátil não crasha. Já não estamos no tempo do Windows 98, o Windows 7 é muito estável e eficaz. Se o teu nunca crashou, óptimo para ti, mas eu já crashei (sem intenção) o Mac do meu tio muitas vezes. Não façam afirmações ridículas mesmo à Fanboy que Apple é melhor e que é perfeito. Já foi muito melhor que os PCs mas já não é assim.

Sendo que a utilização é a mesma, e o Mac, não afirmei que nunca crashou, inclusive no meu site, no artigo que escrevi sobre o Mac, indico que crashou apenas com o iTunes.

Tenho um amigo meu que tirou partido do melhor dos dois mundos, comprou um MacBook para lhe instalar única e exclusivamente o Windows 7. Mas novamente, gostos e opiniões. Apesar de reconhecer que há certas características que os Macs têm e que não vejo em nenhum PC, não é o suficiente para me fazer comprar um.

Para mim gastar dinheiro num Mac para colocar como OS Windows, é como comprar um BMW e trocar o motor pelo de um Opel.

Só a facilidade de actualizar o SO já deixa o Windows a larga distância, não preciso de colocar números de série, verificações online não existem, e sem essas porcarias todas que o Windows inventa — só actualizar e continuar a usar.

Não experimentei exaustivamente a nova versão do Windows (o 7), apesar de a ter instalada na máquina virtual, mas segundo sei, geralmente, quem muda para Mac, dificilmente volta a gostar de Windows.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Nazgulled tenho problemas de peso tenho... e ainda ando com uma base de arrefecimento atrás.
O ano passado comprei o EEEPC para evitar isso mas este ano praticamente que não o usei porque as coisas em 15" são muito mas muito mais fluídas...
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

@betanalista se programares em C, podes usar qualquer sistema operativo, desde que tenhas um IDE ou um editor como o Notepad++ ou o Bloco de notas.

Para que funcione em diversos sistemas operativos, com pequenas adaptações (não é a minha área mas vê-se muito nas comunidades de OpenSource - o mesmo código para Linux e Windows): No final só tens que compilar para o sistema operativo destino, tendo a máquina com instalação completa ou através de máquinas virtuais. O meu PC tem diversos discos com diferentes SOs e algumas máquinas virtuais precisamente para compilações e testes, algumas são só para testar em diferentes versões do Windows e diferentes idiomas.

Tenho um amigo que está na Universidade e a prof. dele de programação usa um MAC para desenvolver em Microsoft .Net Framework.
E logo em C? Fazes em Windows, tentas compilar em Linux e puf, já não funciona... Há linguagens que pode ser em qualquer sistema operativo, outras não.

Não sou nenhum "expert" em hardware, e afins, até porque nunca fui muito ligado a essa área da informática, porém da minha experiência com Windows, Linux e há coisa de 5 meses com Mac, é que o Mac em termos de performance responde melhor que qualquer Windows que tive, mas sem comparação.
O que é certo é que eu deixo o Mac ligado durante dias, quando preciso dele, vou lá e sempre com a mesma performance, no Windows, ele após estar ligado 48h já dava sinais de "cansaço".

Mas se dizes que a performance não é assim tão diferente, não digo que não, fui eu então que tive azar que nunca tive um com a mesma performance, e o uso que dou num e noutro é exactamente o mesmo.

Sendo que a utilização é a mesma, e o Mac, não afirmei que nunca crashou, inclusive no meu site, no artigo que escrevi sobre o Mac, indico que crashou apenas com o iTunes.

Para mim gastar dinheiro num Mac para colocar como OS Windows, é como comprar um BMW e trocar o motor pelo de um Opel.

Só a facilidade de actualizar o SO já deixa o Windows a larga distância, não preciso de colocar números de série, verificações online não existem, e sem essas porcarias todas que o Windows inventa — só actualizar e continuar a usar.

Não experimentei exaustivamente a nova versão do Windows (o 7), apesar de a ter instalada na máquina virtual, mas segundo sei, geralmente, quem muda para Mac, dificilmente volta a gostar de Windows.
Eu passado 3 meses com o xp e ainda tenho a mesma performance, devias ter isso mesmo mal configurado para 48h depois já começares a perder performance...
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

@Nazgulled se andas na UM sabes do que falo e ao que me refiro... Ainda não cheguei ao .Net  :wink:
Claro, mas estavas a generalizar para o teu lado quando quem quer comprar um portátil novo e precisa de programar é o Diogo e não tu.  :-P

De qualquer maneira, não faz muito sentido afirmar que "Windows não é aconselhável para programar". É uma afirmação sem qualquer nexo, independentemente de na Universidade a maior parte dos projectos terem de ser programados em Linux.

Tenho um amigo que está na Universidade e a prof. dele de programação usa um MAC para desenvolver em Microsoft .Net Framework.
Deve estar a usar o Mono e nunca será a mesma coisa que desenvolver .NET em Windows. Estará sempre atrasado relativamente ao mesmo. E ainda nem se quer suporta devidamente .NET 3.0, e já estamos na versão 4.0.

Se a prof usa isso para desenvolver programas que corram em Mac, então tudo bem, apenas fica limitada às versões do Mono que não suportam todas as versões do .NET. Se usa para desenvolver programas que corram apenas em Windows, não faz sentido nenhum usar um Mac para programar em .NET.

Não sou nenhum "expert" em hardware, e afins, até porque nunca fui muito ligado a essa área da informática, porém da minha experiência com Windows, Linux e há coisa de 5 meses com Mac, é que o Mac em termos de performance responde melhor que qualquer Windows que tive, mas sem comparação.
O que é certo é que eu deixo o Mac ligado durante dias, quando preciso dele, vou lá e sempre com a mesma performance, no Windows, ele após estar ligado 48h já dava sinais de "cansaço".
É como já disseram, tu no Windows tens a liberdade de fazer o que quiseres e instalares toda a merda que quiseres desenvolvida nas mais diversas linguagens. No Mac não tens essa liberdade. Obviamente que essa liberdade trás custos e tem de se saber o que faz e ter cuidado com o que se instala. Eu nunca tive problemas desses, o Windows a mim sempre funcionou bem e eu raramente o reinicio, hiberno sempre. E tá sempre a bombar.

Mas se dizes que a performance não é assim tão diferente, não digo que não, fui eu então que tive azar que nunca tive um com a mesma performance, e o uso que dou num e noutro é exactamente o mesmo.
E eu quase que aposto que não usaste o Windows 7 (mas usar a sério não é experimentar durante um dia) numa máquina equivalente ao Mac que tens agora. Provavelmente já tinhas o computador a algum tempo, usavas o XP/Vista e decidiste trocar para Mac. Ficaste com um computador mais recente do que PC com o Windows na altura, óbvio que ias notas um aumento no desempenho. Se tivesses comprado um PC novo e lhe espetasses o Windows 7, ias notas exactamente a mesma coisa.

Para mim gastar dinheiro num Mac para colocar como OS Windows, é como comprar um BMW e trocar o motor pelo de um Opel.
É a tua opinião, a dele pelos vistos não é. E eu apesar de nunca o fazer na vida, reconheço que tem as suas vantagens. O Mac tem os seus prós e muitos deles estão no hardware e não no software. Infelizmente, só agora é que as marcas como Toshiba, Asus, Hp, Sony é que são quase lá perto de construir portáteis como a Apple. Os portáteis da Apple tem uma série de coisas que os outros já deviam ter aos anos e não percebo porquê a demora. O portátil é fino e leve mas ao mesmo tempo tem bastante potência no CPU/GPU. Tem coisas como teclado iluminado quando há pouca luz, multi-touch no trackpad (muitos PCs já têm isto), etc... O Mac, como portátil, o seu hardware, construção e etc, tem muitas vantagens em relação aos PCs que estão no mercado. Portanto, não, é como comprar um BMW e trocar o motor pelo o Opel. Não tem nada a ver porque há quem diga que o Windows funciona igualmente bem no Mac. Pessoalmente nunca o fazia pura e simplesmente porque nunca compraria um Mac.

Só a facilidade de actualizar o SO já deixa o Windows a larga distância, não preciso de colocar números de série, verificações online não existem, e sem essas porcarias todas que o Windows inventa — só actualizar e continuar a usar.
Desculpa lá mas este argumento é ridículo... No dia em que a Apple tiver o sucesso da Microsoft e vir o seu software a ser pirateado, vais ver se não vai acontecer a mesma coisa. Ou até mesmo pior dado o tipo de empresa que a Apple é. Queres argumentar que o Mac é melhor que Windows, ao menos usa argumentos válidos, este é ridículo.

E além do mais, a minha cópia do Windows é legal e não tenho quaisquer problemas em actualizar seja o que for. Coloquei a chave uma única vez ao instalar o sistema, ele fez a verificação online também uma única vez após a instalação e pronto. Nunca mais me chateou. Para próxima experimenta ter uma cópia legal do Windows, pode ser que tenhas menos problemas ;)

Não experimentei exaustivamente a nova versão do Windows (o 7), apesar de a ter instalada na máquina virtual, mas segundo sei, geralmente, quem muda para Mac, dificilmente volta a gostar de Windows.
Isso é como tudo... O Windows tem vindo a piorar desde o Win95 e a Apple, como sempre fez, viu nisso uma oportunidade, agarrou-a e fez um excelente SO. Obviamente que o pessoal "chateado" com o Windows, decidi ver o Mac, gosta e muda. Depois está habituado ao Mac, funciona bem e não vê razões para mudar para o Windows, por mais que este fique melhor que o Mac, o pessoal não muda. Para quê? Já está habituado ao Mac, faz o que é suposto e não há razão para mudar. O pessoal que muda de Windows para Mac, vê razões para o fazer, porque se chateou com o Windows. Mas o Windows está a melhorar a passos largos. Mas o mesmo pode acontecer ao contrário (e já acontece mas a uma menor escala). Um dia que o sistema da Apple comece a chatear algumas pessoas, essas vão dar uma olhadela ao actual Windows e se gostarem do que virem, vão mudar. É como tudo na vida. Chama-se hábito e quem está habituado e gosta não vê razões para mudar, quem vê, muda, seja de X para Y ou Y para X.

A tendência disso é para diminuir, se a Microsoft continuar a fazer com o Windows o que fez com o Windows 7, cada vez menos pessoas vão mudar para Mac porque estão satisfeitas com o Windows, quem não tiver muda. E vice-versa.

Nazgulled tenho problemas de peso tenho... e ainda ando com uma base de arrefecimento atrás.
O ano passado comprei o EEEPC para evitar isso mas este ano praticamente que não o usei porque as coisas em 15" são muito mas muito mais fluídas...
Nem compares com o EEE, isso não faz sentido. Um portátil de 13.3'' (dependendo dos modelos, óbvio) é exactamente igual a um de 15''. Se tiverem os mesmo componentes claro. Só muda o tamanho do ecrã. Não vai ser menos fluído só porque o ecrã é mais pequeno. Os EEEs não têm performance por aí além. Não podes comprar os processadores dessas coisas com um os que vêm nas outras máquinas.

Experimenta um de 13'', é como te digo, pode nem te fazer tanta diferença o tamanho do ecrã. É uma questão de experimentares.

E logo em C? Fazes em Windows, tentas compilar em Linux e puf, já não funciona... Há linguagens que pode ser em qualquer sistema operativo, outras não.
Não necessariamente, basta usar as bibliotecas certas que já funciona em qualquer sistema operativo. Podes facilmente devolver em C para qualquer SO, tens é de, tal e qual como na Web para verificares o Browser e usar o código CSS/HTML correspondente, verificar o SO em que tás e usar a função correcta. E depois basta compilar o mesmo código em cada máquina.

Eu passado 3 meses com o xp e ainda tenho a mesma performance, devias ter isso mesmo mal configurado para 48h depois já começares a perder performance...
Lá está... É preciso saber trabalhar com um PC  :-P Ao teres mais liberdade para fazer o que queres, tens mais liberdade para estragar o sistema lol.
Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

É como já disseram, tu no Windows tens a liberdade de fazer o que quiseres e instalares toda a merda que quiseres desenvolvida nas mais diversas linguagens. No Mac não tens essa liberdade. Obviamente que essa liberdade trás custos e tem de se saber o que faz e ter cuidado com o que se instala. Eu nunca tive problemas desses, o Windows a mim sempre funcionou bem e eu raramente o reinicio, hiberno sempre. E tá sempre a bombar.

Mesmo no Windows Vista? Pois, usava o Vista há quase 3 anos e comigo se o hibernasse, 48h após ele perdia qualidade de performance.

E eu quase que aposto que não usaste o Windows 7 (mas usar a sério não é experimentar durante um dia) numa máquina equivalente ao Mac que tens agora. Provavelmente já tinhas o computador a algum tempo, usavas o XP/Vista e decidiste trocar para Mac. Ficaste com um computador mais recente do que PC com o Windows na altura, óbvio que ias notas um aumento no desempenho. Se tivesses comprado um PC novo e lhe espetasses o Windows 7, ias notas exactamente a mesma coisa.

Sim, é verdade.
Como disse, o Windows 7, tenho-o instalado em máquina virtual, e nunca o explorei exaustivamente, tinha-o mencionado no post acima.

O PC que tenho nem é mau, é um HP, com 4GB de Ram, 2GB adicionei depois, de origem vinha 2GB, Core 2Duo, 1.67GHz.
Na altura é um dos melhores. Porém o Vista, deixou muito a desejar, sendo que tinha melhores resultados com o XP.

Desculpa lá mas este argumento é ridículo... No dia em que a Apple tiver o sucesso da Microsoft e vir o seu software a ser pirateado, vais ver se não vai acontecer a mesma coisa. Ou até mesmo pior dado o tipo de empresa que a Apple é. Queres argumentar que o Mac é melhor que Windows, ao menos usa argumentos válidos, este é ridículo.

Desculpa, mas mais ridículo é este argumento.
Tens uma bola de cristal onde vês o futuro? Pois isso é especular o futuro, da mesma forma que eu não sei que vão manter a mesma ideologia, tu também não sabes que vão mudar.

O que é certo é que neste momento isso é uma mais valia.

E além do mais, a minha cópia do Windows é legal e não tenho quaisquer problemas em actualizar seja o que for. Coloquei a chave uma única vez ao instalar o sistema, ele fez a verificação online também uma única vez após a instalação e pronto. Nunca mais me chateou. Para próxima experimenta ter uma cópia legal do Windows, pode ser que tenhas menos problemas ;)

Desculpa lá, mas acho que deves medir o que dizes e como dizes. Quem te disse a ti que tenho cópia ilegal do Windows?

Em relação às actualizações, diz-me, porque devo ser eu que não sei usar Windows, e pelos vistos não conheço ninguém que saiba, quando actualizas algo, geralmente não pede para reiniciar?
Pois, em Mac isso não acontece, actualiza e siga.

E sim, na altura que começou a existir o tal "genuíno" foi preciso confirmar.
Entre outras mil e uma coisas que o Windows inventa.

Depois está habituado ao Mac, funciona bem e não vê razões para mudar para o Windows, por mais que este fique melhor que o Mac, o pessoal não muda. Para quê? Já está habituado ao Mac, faz o que é suposto e não há razão para mudar.

Aqui tenho que te dar razão, mas o "problema" (se é que o podemos chamar de problema) é mesmo esse.
O pessoal muda para Mac, como não tem "problemas", não muda, ainda mais se já experimentou Windows.


Mas isto será uma eterna "guerra". Mac VS Windows, Windows VS Linux, Linux VS Mac, etc...
Cada um puxa a brasa para a sua sardinha.

Cumps
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Também recomendo o Sony Vaio. Os de 13'' são excelentes máquinas, leves e com boa autonomia e potência quanto baste.