← Projectos

PTMatriculas - Matrículas de Portugal

Lida 21270 vezes

Offline

fhanity 
Membro
Mensagens 191 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

embora não esteja a ver o potencial disto (pois não me estou a imaginar a ver se alguém deixou mensagens para a minha matricula), julgo que uma app traria algumas vantagens, pois situações vê-se muitas, mas nunca penso em memorizar a matricula ou aponta-la e depois ainda ter ir ao site, introduzi-la e escrever a mensagem, seria mais fácil pegar no tlm e fazê-lo na hora evitando esse espaço de tempo. outra vantagem seria permitirem "subscrever matriculas" (Via push notification talvez na tal app) ou então via email.

Offline

Carlos Azevedo 
Membro
Mensagens 159 Gostos 13
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Mas é engraçado, no segundo dia já tinhamos um mail de alguém a ameaçar que nos iria processar caso visse lá a matrícula dele. Pessoalmente, quem não deve, não teme, mas lá lhe explicamos que pode pedir o bloqueio :D

O povinho tem dessas coisas, por isso questionei :)

Boa sorte para o projecto.
Offline

Vitor Teixeira 
Membro
Mensagens 1527 Gostos 9
Feedback +21

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Espero que tenham sucesso!

Concordo com o fhanity, acho que neste projeto uma aplicação é essencial!
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

À primeira vista parece um projeto interessante mas há sempre o problema das falsas informações e também das brincadeiras.
Offline

ptmatriculas 
Membro
Mensagens 10 Gostos 3
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Webmaster Avatar Third year Anniversary

A aplicação estava nos planos, mas não demos prioridade até o site começar a ter movimento.
Obrigado a todos.
Offline

slack 
Membro
Mensagens 116 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

O povinho tem dessas coisas, por isso questionei :)

Boa sorte para o projecto.
Não entendo essa frase que meteste. No meu caso se eu vir alguma matricula minha neste site podem contar com uma notificação do meu advogado.
Quer dizer, uma matricula é facilmente falsificada e com a matricula consegues saber no registo civil ou loja de cidadão a morada do proprietario, marca e modelo da viatura. Igualmente consegues saber pela net no site do isp a seguradora e o numero de apolice.

Para quem for inteligente e quiser fazer um pouco a vida negra as pessoas, basta ter estas informações.

Tudo bem que ja existem sites no estrangeiro com isto, mas la fora não te dão qualquer informacao sobre o teu veiculo, moradas, etc com a matricula, aqui sim.

Jogada arriscada pois irás ter muita gente descontente e quando isto for um boom de sucesso irás apagar mais matriculas que aquelas que irão ser inseridas, mas mesmo assim boa sorte.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

compreendo isso, mas qual a diferença entre ver a matricula na rua e num site? é só isso que não percebo, porque a informação pode-se obter na mesma certo?
Offline

fhanity 
Membro
Mensagens 191 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

ha quem nao goste, tambem te posso a ver entrar em casa no entanto nao me da o direito de por a tua morada na net.
Offline

slack 
Membro
Mensagens 116 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

compreendo isso, mas qual a diferença entre ver a matricula na rua e num site? é só isso que não percebo, porque a informação pode-se obter na mesma certo?
A diferença é que nesse site pode-se fazer comentarios que podem ser verdade ou mentira. Imaginemos que no site metem a minha matricula e inventam que eu até ia a passar na rua, passei por um grupo de raça negra e mandei umas bocas racistas. Verdade ou mentira, se alguma pessoa de raça negra vê no site a minha matricula pode simplesmente agir contra mim de varias maneiras, a mais facil, matricula falsa e toca a passar portagens, radares e algo mais. Pior ainda descobrir a minha morada pelos meios que enumerei anteriormente e fazer justiça pelas proprias maos.

Isto foi um exemplo no meio de muitos que podem acontecer. Não digo que nao seja algo original, mas no nosso pais isso nao deveria existir visto a facilidade de arranjar dados pessoais atraves de uma matricula.
Offline

slack 
Membro
Mensagens 116 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Para ser mais especifico e isto certamente o advogado do dono deste projecto falou a respeito:

Na constituição da republica vem presente varios artigos que vão contra este tipo de projecto a nivel nacional, no estrangeiro nao sei pois não sabemos a lei desses paises, mas em portugal, passo a citar alguns artigos interessantes:

Artigo 3.º
Definições

Para efeitos da presente lei, entende-se por:
 
a) «Dados pessoais»: qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respectivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável («titular dos dados»); é considerada identificável a pessoa que possa ser identificada directa ou indirectamente, designadamente por referência a um número de identificação ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social; (Como podemos ver as matriculas podem ser consideradas dados pessoais).

Artigo 5.º
Qualidade dos dados

1 - Os dados pessoais devem ser:
 
a) Tratados de forma lícita e com respeito pelo princípio da boa fé; (Aqui obviamente não á principio de boa fé, pois o objectivo do site é mesmo mostrar maus estacionamentos, maus condutores, etc)

Artigo 7.º
Tratamento de dados sensíveis

1 - É proibido o tratamento de dados pessoais referentes a convicções filosóficas ou políticas, filiação partidária ou sindical, fé religiosa, vida privada e origem racial ou étnica, bem como o tratamento de dados relativos à saúde e à vida sexual, incluindo os dados genéticos. (A negrito está vida privada, uma matricula faz parte da vida privada de uma pessoa e é considerada como um dado pessoal)

Artigo 34.º
Responsabilidade civil

1 - Qualquer pessoa que tiver sofrido um prejuízo devido ao tratamento ilícito de dados ou a qualquer outro acto que viole disposições legais em matéria de protecção de dados pessoais tem o direito de obter do responsável a reparação pelo prejuízo sofrido. (Poderão e irão surgir queixas por causa deste artigo)

Artigo 44.º
Acesso indevido

1 - Quem, sem a devida autorização, por qualquer modo, aceder a dados pessoais cujo acesso lhe está vedado, é punido com prisão até um ano ou multa até 120 dias. (O site não pede autorização por escrito a cada pessoa pela divulgação da sua matricula e aqui o pedido de autorização tem que ser feito ao dona da matricula. O site nao pode fugir as responsabilidades, dizendo que o responsavel é quem coloca as matriculas, pois isso em portugal nao resulta)

Isto tudo consultando a lei que aqui tenho presente. Por curiosidade qualquer advogado lhe vai garantir que está a ir contra os direitos da pessoa, nomeadamente direito á privacidade.

Edit: Apesar de terem contactado a CNPD, e de eles dizerem que nao havia qualquer problema (????) existem outros codigos que deverão ser revistos, um deles fui agora mesmo consultar - o codigo civil, ai sim tem mais artigos que vão contra o projecto mas penso que basta estes para mostrar que em portugal um projecto destes é só chatices.
Offline

Carlos Azevedo 
Membro
Mensagens 159 Gostos 13
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Não entendo essa frase que meteste. No meu caso se eu vir alguma matricula minha neste site podem contar com uma notificação do meu advogado.

Também não tens de perceber porque não me dirigi a ninguém em concreto. Com certeza que o dono do projecto vai receber muitas queixas de proprietários com o crescimento do site só porque sim. Agora se tu, eu ou o manel tem o direito de reclamar e usar os seus direitos isso não meto em questão. Olha, no meu caso nem me vou dar ao trabalho de ver se a minha matricula está presente num site desses, não perco o meu tempo precioso com isso, sem querer tirar qualidade ao projecto em questão. Com certeza terá o seu publico, eu fico-me aqui pelo +T :)
Offline

ptmatriculas 
Membro
Mensagens 10 Gostos 3
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Webmaster Avatar Third year Anniversary

A diferença é que nesse site pode-se fazer comentarios que podem ser verdade ou mentira. Imaginemos que no site metem a minha matricula e inventam que eu até ia a passar na rua, passei por um grupo de raça negra e mandei umas bocas racistas. Verdade ou mentira, se alguma pessoa de raça negra vê no site a minha matricula pode simplesmente agir contra mim de varias maneiras, a mais facil, matricula falsa e toca a passar portagens, radares e algo mais. Pior ainda descobrir a minha morada pelos meios que enumerei anteriormente e fazer justiça pelas proprias maos.

Isto foi um exemplo no meio de muitos que podem acontecer. Não digo que nao seja algo original, mas no nosso pais isso nao deveria existir visto a facilidade de arranjar dados pessoais atraves de uma matricula.

O mesmo pode acontecer em milhares de sites.
Além disso, existe a opção de bloqueio que pode ser pedida.
Offline

ptmatriculas 
Membro
Mensagens 10 Gostos 3
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Webmaster Avatar Third year Anniversary

Artigo 3.º
Definições

Para efeitos da presente lei, entende-se por:
 
a) «Dados pessoais»: qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respectivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável («titular dos dados»); é considerada identificável a pessoa que possa ser identificada directa ou indirectamente, designadamente por referência a um número de identificação ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social; (Como podemos ver as matriculas podem ser consideradas dados pessoais).
E os NIF, BI, números de telefone, nº de conta bancária, nº de conta da EDP entre outras dezenas de exemplos, no entanto, faça uma pesquisa no Google e verá os milhares de resultados, vamos notificar todos os sites?

Artigo 5.º
Qualidade dos dados

1 - Os dados pessoais devem ser:
 
a) Tratados de forma lícita e com respeito pelo princípio da boa fé; (Aqui obviamente não á principio de boa fé, pois o objectivo do site é mesmo mostrar maus estacionamentos, maus condutores, etc)
Interpretou muito mal a nossa explicação em: http://www.ptmatriculas.com/o-que-e
Não vamos lavar roupa suja no site, simplesmente se eu lhe quero passar uma mensagem relativa a algo que sucedeu na estrada, passo por aqui, não vou ao registo civil e outros exemplos que deu para arranjar o seu nome e posteriormente procurá-lo nas redes sociais e enviar-lhe mensagem. Pretendemos facilitar a troca de mensagens.
Leia melhor, o link que lhe dei se calhar vai esclarecer algumas dúvidas.

Artigo 7.º
Tratamento de dados sensíveis

1 - É proibido o tratamento de dados pessoais referentes a convicções filosóficas ou políticas, filiação partidária ou sindical, fé religiosa, vida privada e origem racial ou étnica, bem como o tratamento de dados relativos à saúde e à vida sexual, incluindo os dados genéticos. (A negrito está vida privada, uma matricula faz parte da vida privada de uma pessoa e é considerada como um dado pessoal)
No entanto está exposta diariamente a milhares de pessoas. O mesmo não acontece com um NIB por exemplo ;)

Artigo 34.º
Responsabilidade civil

1 - Qualquer pessoa que tiver sofrido um prejuízo devido ao tratamento ilícito de dados ou a qualquer outro acto que viole disposições legais em matéria de protecção de dados pessoais tem o direito de obter do responsável a reparação pelo prejuízo sofrido. (Poderão e irão surgir queixas por causa deste artigo)
E estaremos cá para bloquear e eliminar, não entendo qual é a dúvida. Isto é uma questão levantada pela CNPD, há que dar ao utilizador (devidamente identificado) possibilidade de remover os dados que lhe pertencem.

Artigo 44.º
Acesso indevido

1 - Quem, sem a devida autorização, por qualquer modo, aceder a dados pessoais cujo acesso lhe está vedado, é punido com prisão até um ano ou multa até 120 dias. (O site não pede autorização por escrito a cada pessoa pela divulgação da sua matricula e aqui o pedido de autorização tem que ser feito ao dona da matricula. O site nao pode fugir as responsabilidades, dizendo que o responsavel é quem coloca as matriculas, pois isso em portugal nao resulta)
Tanto exagero :)
Vou criar uma página especificamente para si. No meio da programação chama-se um LOOP. Irá gerar todos os números de BI válidos em Portugal, também irá gerar todos os NIF e NIB válidos em Portugal.
Por válidos, entenda-se, que sejam validados segundo o algoritmo que o estado utiliza (e está disponível publicamente).
E agora? é ilegal porque no meio das centenas de números estão lá os seus dados?!?


Isto tudo consultando a lei que aqui tenho presente. Por curiosidade qualquer advogado lhe vai garantir que está a ir contra os direitos da pessoa, nomeadamente direito á privacidade.

Edit: Apesar de terem contactado a CNPD, e de eles dizerem que nao havia qualquer problema (????) existem outros codigos que deverão ser revistos, um deles fui agora mesmo consultar - o codigo civil, ai sim tem mais artigos que vão contra o projecto mas penso que basta estes para mostrar que em portugal um projecto destes é só chatices.
Pior está o fórum da AutoHoje, 500 e tal páginas com fotos de estacionamentos e outras situações.
É verdade que "cortam" as matrículas, e o resto? Se calhar na foto está lá a sua casa, ou a viatura facilmente identificável pelos seus conhecidos e familiares.
Não façam deste projecto um "bicho-papão", até agora só tivemos um único contacto directo e nem sequer pediu para remover ou bloquear a matrícula, apenas uma ameaça sem sentido.
As regras estão lá para quem quiser ler.
[/quote]
Offline

papira 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 7
Trófeus: (Ver todos)
Combination Level 2 Level 1 First Post Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

ótima ideia! Gostei.

Augusto - https://www.papira.com.br
Offline

francisco de assis fausti 
Membro
Mensagens 2 Gostos 0
Troféus totais: 7
Trófeus: (Ver todos)
Combination Level 2 Level 1 First Post Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Bom de mais obrigado