← Marketing

Curso - Marketing

Lida 16091 vezes

Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sinceramente não sei o que engenharia informática tem haver  com markting, mas prontos...

Pelo menos na engenharia informática que eu ando não tem nada, nem se aprende a fazer sites, aprende-se a desenvolver sofware.

Também depende do ramo.
Se fores para o ramo de Gestão (o qual frequentei), além das de informática tens também Contabilidade, Economia, Gestão Recursos Humanos, Gestão, Contabilidade de Gestão, Gestão de Operações, Gestão Estratégica, Sociologia das Organizações e Inovação.
Em algumas delas está englobado Marketing.

Todas essas cadeiras, adequam-se bem quer seja a desenvolver software, quer seja para a internet, etc...
Claro que o foco do curso é informática e a concepção de software, que é o que se deve aprender no Curso de Informática, mas desenvolver sites o processo é igual a um de software, quando digo sites, não digo montar um WP, digo sites como deve ser.

E no meu curso, sim, tive uma Cadeira de Computação na Internet, onde se dá PHP, XML, Ajax, Javascript, CSS, HTML, XSLT, etc... claro que nunca aprofundas muito, mas as noções estão lá.

E salvo erro, este próximo ano lectivo irá entrar uma cadeira de Marketing, não sei é se é Web Marketing ou só Marketing.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Sinceramente não sei o que engenharia informática tem haver  com markting, mas prontos...

Existe uma vertente relacionada com marketing, não sei se será marketing de software ou algo relacionado, mas sei que existe. Claro que depende da faculdade, eu estou a falar da FEUP que tem mestrado integrado...
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

deve ser markting de software  :grin:

quantos anos é? aqui na uminho o mestrado infelizmente não é integrado  :-?
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

http://www.fe.up.pt/si/disciplinas_geral.FormView?P_CAD_CODIGO=EIC0061&P_ANO_LECTIVO=2009/2010&P_PERIODO=2S

Aqui está :D Parece-me muito interessante e parece, com certeza, uma opção ;)
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

ai diz "Anos Curriculares 4" e depois no plano de estudos tem 5anos  :-k

as cadeiras são +/- a mesma coisa

http://www.di.uminho.pt/ensino/licenciaturas/lei/plano-de-estudos

mas o mestrado é separado é 3+2anos  :wink:
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Eu mostrei-te a disciplina de marketing.. O ano curricular é o 4º. São 5 anos.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

http://www.fe.up.pt/si/disciplinas_geral.FormView?P_CAD_CODIGO=EIC0061&P_ANO_LECTIVO=2009/2010&P_PERIODO=2S

Aqui está :D Parece-me muito interessante e parece, com certeza, uma opção ;)

Sim é boa, é mesmo a cadeira base de Marketing de forma a que pelo caminho fiques com as bases. Agora resta saber se a cadeira é bem dada e tem um bom nível de exigência ou se é algo muito leve.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu mostrei-te a disciplina de marketing.. O ano curricular é o 4º. São 5 anos.


tens razão nem prestei muita atenção a isso, tinha acabado de um exame  :lol:
Offline

joaobem 
Membro
Mensagens 8 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 First Post Signature Karma Webmaster

O IPAM e o ISLA têm pós graduações em Marketing Digital que a meu ver é uma área óptima para quem tem apetência para as tecnologias.

As licenciaturas em Marketing são muito teóricas e focam-se muito na parte comercial e de gestão de marketing que não é propriamente muito aliciante para a malta mais ligada à internet. :)
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Oh João e o que sabes sobre essas pós? A do IPAM parece-me banha de cobra, é que já ouvi o Carrera como speaker, e ele pareceu-me mais um vendedor do que outra coisa... É que queria fazer este ano uma pós em web/digital marketing e não encontro nada de jeito.

É que pagar 3000€, neste momento so se tivesse a certeza que aquilo era mesmo muito bom.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Oh João e o que sabes sobre essas pós? A do IPAM parece-me banha de cobra, é que já ouvi o Carrera como speaker, e ele pareceu-me mais um vendedor do que outra coisa... É que queria fazer este ano uma pós em web/digital marketing e não encontro nada de jeito.

É que pagar 3000€, neste momento so se tivesse a certeza que aquilo era mesmo muito bom.

Não sou ninguém para falar, nem conheço por dentro essas pós graduções, mas parecem ser uma porta de entrada apenas para quem "está a leste" do web marketing.

Não digo que não aprendesse nada numa pós graduação dessas, mas duvido que valessem os 3000 euros e o tempo / dinheiro gasto na pós gradução.

Com 3000 euros preferia fazer uma viagem aos states e participar num seminário dos Prós do marketing online.

A pós graduação tb pode ter algum valor ao nível dos contactos.

No fundo, há que avaliar os objectivos de tirar uma pós graduação. O que se pretende retirar dela?

- conhecimentos para o próprio negócio?
- contactos para arranjar emprego?
- melhorar apenas o grau académico?
- etc.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

António, no meu caso concreto era mais uma questão de currículo... Não me parece que vá aprender alguma coisa, não estou a ver alguém a dar-me aulas sobre SEO e eu não estar pensar algo do género "mas o que é que eu estou aqui a fazer!"...

Era mesmo currículo, porque chegares a algum lado e dizer percebo muito de webmarketing, optimização, seo, ppc, smm, etc. Sem teres um "canudo" muita gente te passa à frente.

E se algum dia me fartar de trabalhar em casa e me apetecer ir procurar emprego em alguma empresa grande, seria estúpido não ter algum curso desse género no currículo... Não sei, digo eu. Tás a ver.

É que 3000 numa pós, vou tirar outra licenciatura e continuo a trabalhar em casa e fico com duas... :D
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não sou ninguém para falar, nem conheço por dentro essas pós graduções, mas parecem ser uma porta de entrada apenas para quem "está a leste" do web marketing.

Pois exactamente e nem parecem ser muito aprofundadas é mais as bases.

Era mesmo currículo, porque chegares a algum lado e dizer percebo muito de webmarketing, optimização, seo, ppc, smm, etc. Sem teres um "canudo" muita gente te passa à frente.

Depende, se tiveres trabalho que está à vista mesmo sem uma especialização passas com facilidade alguém com uma pós-graduação, dependendo de quem apanhares a recrutar também é verdade  :lol:

Mas em todas as áreas não há nada como a experiência e trabalho feito. É como o Marketing e a Publicidade, o que não falta aí é pessoal com altas formações, mas no "grande palco" é que se vê quem tem fibra ou não e ali não há canudos que salvem ninguém. hehehehe
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

António, no meu caso concreto era mais uma questão de currículo... Não me parece que vá aprender alguma coisa, não estou a ver alguém a dar-me aulas sobre SEO e eu não estar pensar algo do género "mas o que é que eu estou aqui a fazer!"...

Era mesmo currículo, porque chegares a algum lado e dizer percebo muito de webmarketing, optimização, seo, ppc, smm, etc. Sem teres um "canudo" muita gente te passa à frente.

E se algum dia me fartar de trabalhar em casa e me apetecer ir procurar emprego em alguma empresa grande, seria estúpido não ter algum curso desse género no currículo... Não sei, digo eu. Tás a ver.

É que 3000 numa pós, vou tirar outra licenciatura e continuo a trabalhar em casa e fico com duas... :D

Nuno, compreendo perfeitamente a perspectiva.

E claro, acaba por estar tudo relacionado com o valor relativo dos 3000 euros. Neste momento teriam um relevância destacada face à minha conta :D

Por outro lado, será quer o canudo de uma pós grad destas é mais importante (mesmo à vista de um pot empregador) do que os trabalhos desenvolvidos e resultados alcançados?

Eu acho que cada vez é menos.

Curriculos com pós graduações, licenciaturas e mestrados são colocados na gaveta todos os dias.

Currículos com objectivos quantitativos alcançados é que interessam aos empregadores:

- consegui 10 clientes num mês;
- aumentei a visibilidade em 70% das páginas dos meus clientes (mais de 100 resultados na primeira página)
- em 30 dias aumentei o tráfego proveniente das redes sociais do cliente x, em 30%
- etc.

E pelo que me parece, tu tens bons resultados alcançados, que provavelmente te colocariam antes como formador de uma cadeira do curso em vez de formando :D

Repito o que disse antes: não conheço os cursos em causa por isso estou a tirar postas de bacalhau ao ar - estou apenas a falar em termos genéricos e com base no senso comum "português". O web marketing começa a ficar na moda e as univs apercebem-se disso.

Como andam com crises de dinheiro, lá está a perspectiva de marketing: produzem aquilo que se vende.

Talvez a melhor coisa a fazer é analisar o curriculo dos profs e ver se têm realmente algo para ensinar ou se vão simplesmente debitar os livros do Philip Kotler ou o Mercator (nada contra estes livros ou autor).
Offline

Rogerio 
Elite
Mensagens 198 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas....

Excelente tópico :)

O Web Marketing está na moda, é preciso ter cuidado para não cair na teia daquela cambada de pseudo-profissionais...

Pelo que ouvi dizer o Marketing já teve mais saída, há 3, 4, 5 anos atrás. Está-se a tonar uma coisa mais vulgar e pronto...

Antes de eu começar a dizer asneiras, penso que o marketing estava a moda a coisa de 20 anos atrás, agora, por mais estranho que pareça o marketing é o futuro, e vai continuar a ser o futuro por muito tempo, talvez com outro nome ou outras variações (web marketing).


A minha dúvida é entre Eng. Informática e Marketing.

Creio uma coisa não tem nada a ver com outra, apesar de qualquer ramo da engenharia fornecer uma base enorme para qualquer profissão (conheço muitos engenheiros que são gestores) não áreas interligadas, faria mais sentido gestão+marketing, sociolocia+marketing, psicologia+marketing mas isso é apenas a minha opinião

É minha opinião também que para um profissional de marketing/webmarketing, programação é irrelevante.

Oh João e o que sabes sobre essas pós? A do IPAM parece-me banha de cobra, é que já ouvi o Carrera como speaker, e ele pareceu-me mais um vendedor do que outra coisa...

Ora Nuno, ainda bem que pareceu mais um vendedor, caso contrário seria um pessimo "marketeer".... afinal marketing é isso, "vendas", para quem pensa em trabalhar em maketing tem que começar a pensar e como "vender", seja uma marca, uma imagem, uma idéia ou ou produto.

António, no meu caso concreto era mais uma questão de currículo... Não me parece que vá aprender alguma coisa, não estou a ver alguém a dar-me aulas sobre SEO e eu não estar pensar algo do género "mas o que é que eu estou aqui a fazer!"..

Se esta pensando em aprender SEO em webmarketing, não estamos a falar a mesma coisa, na minha opinião SEO esta para o web marketing, assim como video produção esta para o marketing, um profissional de marketing "desenvolve" a ideia de um comercial, mas quem o produz é a produtora, e o mesmo acontece com o webmarketing.

Por outro lado, um diploma/certificado sempre enrriquece um curriculum, sou da opinião que quando mais melhor, não há investimento melhor que formação e conhecimento...

Quanto ao que o cjsenven disse, sem comentários, apenas admiração pelas sabias palavras :)


Quanto ao curso de marketing/webmarketing, não conheço Portugal tão bem como gostaria, mas vejo Portugal como um mercado em ascenção, e não falta muito para ser muito promissor em relação aos profissionais de webmarkting, comparo com o que conheço que é o Brasil e Inglaterra, Brasil, apesar de toda pobreza, falta de cultura e educação tem um mercado fantástico, apenas um exemplo idiota, o mercadolivre.com.br existe há mais de 10 anos, e só agora foi para Portugal, isso não quer dizer que será o sucesso que é no Brasil movimentando cerca de us$500 milhoes por ano gerando perto de us$30 milhões em comissões. (http://www.google.com/finance?q=meli e http://investor.mercadolibre.com/releasedetail.cfm?ReleaseID=467439). A Inglaterra não é necessário comentar, acredito que todos sabem a força do web marketing por estes lados.

Acredito que em pouco tempo a carência de profissionais dessa área atingirá Portugal, o que é uma optima noticia para estes profissionais.

Tambem acredito que seja do conhecimento de todos que os valores gastos em marketing(publicidade) online já ultrapassaram os valores gastos em midias tradicionais tais como jornais, radio e televisão.

Outro dia numa discussão com um colega sobre esse mesmo tema, disse que era mais caro fazer publicidade no portal brasileiro uol.com.br que na rede globo (uma grande rede de TV brasileira), para terem uma ideia de valores, é possivel chegar a r$950.000,00 (euro 2.4 = 395.000 euros) por dia no portal uol.com.br. (http://download.uol.com.br/publicidade/tabelapermuta_230609.pdf)

Acredito que o webmarketing ainda será a profissão do futuro por muito tempo, e quando deixar de ser, será uma outra coisa qualquer com nome diferente, mobilemarketing já existe....

Fiquem bem e boa sorte