← Domínios

Que problemas legais tenho se registar por exemplo o dominio queijolimiano.com

Lida 14500 vezes

Offline

ragnarock 
Membro
Mensagens 208 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Bom Dia :)

Gostava de saber se existe algum problema legal em registar um dominio.com de uma marca registada portuguesa. Eles podem fazer algo contra mim?

E se eu no site tiver a informação que o site não tem relação com a marca oficial?

Cumps
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Sim podem, estas a usar uma marca registada no mínimo podes ficar sem o dominio.
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Recebes uma carta de um advogado, e estás sujeito a pagar algum valor se te recusas a ficar com ele
Offline

joaomesk 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Não existe nenhuma marca registada. Existe sim, um registo caduco por parte da câmara municipal de ponte de lima. É um produto de características regionais e que não foi, até à data, "reclamado" por nenhuma entidade como sendo uma palavra genérica criada pela mesma (ex: zippo ou jeep).
Do meu ponto de vista, podes registar o mesmo e lança-te aos queijos!
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não existe nenhuma marca registada. Existe sim, um registo caduco por parte da câmara municipal de ponte de lima. É um produto de características regionais e que não foi, até à data, "reclamado" por nenhuma entidade como sendo uma palavra genérica criada pela mesma (ex: zippo ou jeep).
Do meu ponto de vista, podes registar o mesmo e lança-te aos queijos!
Tanto Zippo como Jeep são marcas registadas. Não sei onde foste buscar essa ideia...
Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Tanto Zippo como Jeep são marcas registadas. Não sei onde foste buscar essa ideia...

Jeep é um  conceito genérico que pode ser usado por todos, se as marca teve falta de imaginação é um problema interno e não nosso. Jeep é na Língua Inglesa um veículo todo o terreno (Definição completa: http://dictionary.cambridge.org/dictionary/british/jeep?q=jeep).

O mesmo já não acontece com Zippo que é um tipo de isqueiro fabricado exclusivamente (os verdadeiros) pela Zippo Manufacturing Company logo a empresa Zippo Manufacturing Company tem o direito ao termo/marca zippo.

Espero que tenha servido de alguma coisa esta explicação.  :grin:

Abraço
Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Citar
Tanto Zippo como Jeep são marcas registadas. Não sei onde foste buscar essa ideia...

Sim, são marcas registadas, também não entendi.

No caso dos .com são sem bem o processo, mas nos .pt, onde tive essa experiência à dias com o caso do domínio playstationnetwork.pt vem a fccn e tira.

A não ser que tenhas tempo para desperdiçar, tenta evitar este tipo de registo, é uma questão de tempo para vires a ter problemas e lá se vai o trabalho todo.
Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Offline

joaomesk 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Eu fui buscar esta ideia a uma regra prevista no código internacional de registo de marcas. É por ai :)

Coisa que o queijo limiano não está (pelo menos ainda) contemplado.

Podes utilizar comercialmente os termos jipe (fonética portuguesa) ou zippo (porque não existe outra), por exemplo "vendo jipe toyota" ou "vendo isqueiro tipo zippo", porque as instituições de registo de marcas já deram como genéricas as mesmas palavras, devido ao seu uso no quotidiano. No entanto, são de facto marcas. O que quero dizer é que o queijo limiano é um genérico devido ao seu uso para identificação de um produto regional, mas que ainda não foi reclamado como marca.

Não sei se me fiz entender...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Nao sendo marca então o .com ninguém te pode tirar agora .pt esquece por ser uma marca notória.
Offline

joaomesk 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Não amigo. Não existe uma marca notória. Existe apenas a notoriedade de um produto regional. A unica coisa que a fccn pode alegar é a identificação de uma localidade (Ponte de Lima) na forma da palavra Limiano. O que eu acharia realmente intrigante porque aí até o chines.pt deveria ser alvo de remoção...
Dito isto, continuo a não ver bases de litigação futura e como tal, vou almoçar!

Adeus e...um queijo! :)
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Para os .pt não interessa se existe marca ou não, se é um nome conhecido ficas sem ele, foi isso que o Asturmas disse no post anterior. Eu vi um domínio recusado por ser igual a um site .com que não é marca nem localidade, simplesmente é um site muito conhecido em Portugal = marca notória.
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Ragnarock, vejamos as coisas por estes termos: gostavas que eu registasse aqui no fórum o nick "ragnarock2"? Da mesma maneira que não gostarias, a malta do Queijo Limiano não. Keep it simple and stupid :)
Offline

joaomesk 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Para os .pt não interessa se existe marca ou não, se é um nome conhecido ficas sem ele, foi isso que o Asturmas disse no post anterior. Eu vi um domínio recusado por ser igual a um site .com que não é marca nem localidade, simplesmente é um site muito conhecido em Portugal = marca notória.

Qual foi o dominio?
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Qual foi o dominio?

Retiro o que disse, na altura verifiquei se era marca e tinha ideia que não era marca, mas voltei a verificar agora e de facto é, vou ver se ainda tenho por aqui o email da FCCN com o motivo de recusa.