← Negócios Online

Problemas legais - Difamações e ameaças

Lida 7728 vezes

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Vou aqui reportar uma situação que está a acontecer num dos meus blogs, mais concretamente com um blogger que escreve num site meu. Quero apenas partilhar a experiência, para com aqueles que possam passar pelo mesmo tipo de situação e para que saibam como devem agir.

(Isto está tudo a acontecer enquanto escrevo)

Ontem, um blogger que escreve num site meu, recebeu ameaças muito graves por e-mail. Estamos a falar de ameaças a ele, à sua pessoa, família, filhos, mulher, etc.

O blogger não esteve para menos, contactou-me, pois as ameaças eram claramente sobre os artigos de opinião que ele escreve no meu site. Perguntou-me de que maneira poderiam ter acesso ao seu mail, através do site, expliquei-lhe que era muito difícil (crackar um site, para enviar um mail ameaçador, não me parece), o mais provável, seria terem encontrado o seu mail em algum fórum ou blog, ou mesmo invadido o seu pc pessoal. Posto isto, o blogger foi directamente à pj apresentar queixa crime. Em menos de 24h a pessoa que fez as ameaças está identificada (um jovem de 17 anos) e o pai dele está neste momento a dirigir-se para Lisboa para vir reunir com a pj.

Ainda não sei mais pormenores, mas sei que o blogger não pretende retirar a queixa e o caso poderá ter repercussões mais graves do que pensei inicialmente.

Agradeço que se alguém tiver experiências semelhantes que as partilhe connosco. E pergunto qual a vossa opinião sobre a situação.

Offline

JoaoCardoso 
Membro
Mensagens 1519 Gostos 1
Feedback +29

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

puf, em menos de 24h trataram de um assunto que se tivesses dito antes diria que não ia dar em nada. Parece que se andam a mexer mais rapido nestes casos e acho muito bem.

17 = a menor, que proporção podera dar?
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Muita gente nem se dá conta mas ameaças e difamações são crimes complicados e a partir dos 16 anos dá direito a cadastro. É complicado, por vezes pensam que se pode dizer tudo o que quisermos pela internet, pessoalmente, por mensagem etc etc, mas a verdade é que esses textos podem estragar a vida a uma pessoa, tanto de um lado como de outro.

JoaoCardoso: Com mais de 16 anos já pode ir a tribunal. O que aconselharia ao Nuno era contactar esse escritor que conhece e faze-lo ver que poderia falar com o respectivo rapaz e ver no que dá e depois retirar a queixa. Isto porque, na minha opinião, a queixa já lhe foi susto suficiente e se for para tribunal fica com cadastro caso de prove que foi ele (pelo vistos ja esta mais que provado) e pode estragar a vida do rapaz. Todos merecemos uma segunda oportunidade ;)
Offline

JoaoCardoso 
Membro
Mensagens 1519 Gostos 1
Feedback +29

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Ainda a pessoas que pensam que a internet é uma brincadeira =)

Mas concordo com o Project, falar com o rapaz e ver a sua reação para ver se retira ou não a queixa seria bom...
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

puf, em menos de 24h trataram de um assunto que se tivesses dito antes diria que não ia dar em nada. Parece que se andam a mexer mais rapido nestes casos e acho muito bem.

17 = a menor, que proporção podera dar?

Obviamente era um Puto frustrado...

Porque uma pessoa realmente mal intencionada nao se deixaria apanhar assim...
Eles andam se a mexer mais rapido porque provavelmente o rapaz comentou com o IP normal dele e mandou mails do mail dele... Nem me admirava que tivesse sido descoberto pelo facebook usando o mail, tendo em conta a "educação online" que portugal tem
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eu já tive algo do género..mas foi num fórum e envolveu uma empresa.
É muito importante pensar 2x antes de fazer algo na Internet.
Offline

epkde 
Membro
Mensagens 60 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Nuno assim que tiveres novidades posta, fiquei curioso com o desfecho da história.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Eu estou a 100% de acordo que hajam processos por difamação e ameaças, mesmo online sem saber quem está do outro lado.
Muitos de nós damos a cara pelas nossas atitudes (aqui no +t uma grande parte utiliza nome verdadeiro e ainda linka a contas de FB reais), as pessoas, especialmente essa gentinha tem de se habituar que a Internet não é aquele mundo onde podem fazer tudo o que querem.

Quanto à segunda oportunidade ao rapaz... eu daria consoante o que ele tenha feito...

Edit: Fiquei contente por saber a velocidade com que a PJ actuou nesta situação, nunca pensei que fosse tão rápido.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Pelo que parece o rapaz é reincidente, a mulher do blogger é advogada e pelos lados da pj estão muito contentes de o terem apanhado com provas.

Vai complicar...
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A segunda oportunidade serviria tambem como uma chapada sem mão. Um algo como: eu sou boa pessoa e não quero causar problemas como tu querias, para a proxima pensa bem no que estas a fazer e que te sirva de lição porque se isto fosse para a frente ias a tribunal, ficavas com cadastro e ainda poderias ter de pagar ou fazer serviço comunitário etc etc.

É uma boa atitude por parte da vitima. Claro que nós não sabemos da missa toda, se não for grave o que o rapaz tenha feito e se foi apenas o que foi aqui escrito.

EDIT para Nuno: Mesmo assim. Se não foi nada de grave, acho que o bom senso poderá resolver as coisas. Eu sentiria-me bem com isso e o rapaz aprendia com o susto. Somos racionais e todos cometemos erros, não é preciso criar um milhao de problemas a quem errou. Volto a dizer, digo isto se foi apenas isso e se ele mostrar algum nivel de arrependimento.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

A minha opinião sobre a situação é que estamos claramente perante uma situação de exagero, quer da parte do jovem inconsciente que fez as ameaças, quer da parte do visado que parece-me a mim se terá exaltado mais do que era suposto. Isto de acordo com a informação disponibilizada, não sabendo o teor da conversa nem a seriedade das ameaças é sempre difícil dar palpites, mas calculo que fossem apenas insultos e ameaças que infelizmente são muito comuns na Internet.

Eu pessoalmente já presenciei alguns casos destes, na maioria acontecem quando se aborda temáticas mais polémicas e são especialmente comuns em tudo o que seja websites de futebol. Mas até agora só vi um caso destes realmente sério que começou online e acabou nos tribunais, algo semelhante ao que referiste (não posso entrar em detalhes como é óbvio) mas com a diferença de que o visado conhecia pessoalmente o autor das ameaças e elas não se limitaram a serem online.

A Internet é relativamente tolerante, sejam bloggers ou utilizadores todos podem escrever praticamente o que quiserem, mas quando se passam para ameaças sérias, a conversa muda de figura.

 Neste caso em particular, posso estar enganado, mas parece-me pouco grave especialmente tratando-se de um adolescente, quando se está naquelas idades há uma tendência natural para se fazer asneiras.
Offline

HawK 
Membro
Mensagens 1698 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Muita gente nem se dá conta mas ameaças e difamações são crimes complicados e a partir dos 16 anos dá direito a cadastro. É complicado, por vezes pensam que se pode dizer tudo o que quisermos pela internet, pessoalmente, por mensagem etc etc, mas a verdade é que esses textos podem estragar a vida a uma pessoa, tanto de um lado como de outro.

JoaoCardoso: Com mais de 16 anos já pode ir a tribunal. O que aconselharia ao Nuno era contactar esse escritor que conhece e faze-lo ver que poderia falar com o respectivo rapaz e ver no que dá e depois retirar a queixa. Isto porque, na minha opinião, a queixa já lhe foi susto suficiente e se for para tribunal fica com cadastro caso de prove que foi ele (pelo vistos ja esta mais que provado) e pode estragar a vida do rapaz. Todos merecemos uma segunda oportunidade ;)
Eu fui com 15.

Eu sou totalmente contra isso, acho que as pessoas sentem-se demasiado livres na Internet, e pensam que ao ameaçarem isto ou aquilo, nunca serão descoberto e que a Internet é muito grande. Deveria haver mais gente a recorrer as autoridades e passar noticias mais na televisão e jornais de pessoas que foram de certa forma advertidas pelos autoridades, nesse caso iria aumentar o medo nas pessoas praticantes desses actos e diminuir MUITO esse tipo de casos.
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Nem mais Jerson. Caso contrario qualquer dia agimos como paises de 3º mundo, que por qualquer coisa a sentença é morte. Somos racionais e queremos evoluir como civilização e por isso acho que a atitude do rapaz foi grave, mas que existem inumeros factores a ter em conta como a idade que devem ser tomados em conta, bem como os problemas graves que ele poderá ter pela vida fora por este pequeno problema que pode ser resolvido a bem.


HawK, não digo que que não, mas acho que tem de existir bom senso. Se vais sair para a rua e começas a apontar todas as pessoas que cometem erros, não tens mãos a medir. É preciso é que haja bom senso e que seja resolvido a bem e sem problemas.
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Também já fui ameaçado e difamado online por uma pessoa com idade para já ter algum juízo, que pelo que sei andou à minha procura em locais que frequento habitualmente. Apesar de nunca ter feito mal algum a essa pessoa, esta pelos vistos tem algo contra mim que não sei o que é e quer "acertar contas comigo". Felizmente sou uma pessoa bastante calma e não tenho ligado muito ao assunto.

PS: Essa pessoa frequenta normalmente este fórum e já não é a primeira vez que tenta denegrir a minha imagem pessoal ou "armar" confusão comigo, a minha reacção até agora tem sido simplesmente ignorar e penso que é o que tenho feito até agora. No entanto tenho perfeita noção de que se as proporções destas "ameaças" chegaram a um nível mais grave, terei que tomar medidas e farei como o "blogger" indicado no tópico, recorrendo às entidades competentes. Até lá posso ir juntando e guardando informação.
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Esta thread fez-me lembrar um assunto que li à já uns bons tempos num blog. O tema é cyberbullying.

http://www.bewebaware.ca/english/cyberbullying.html