← Hosting

Estudo do mercado de hosting em Portugal e no Brasil

Lida 15519 vezes

Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

venho aqui deixar os meus 5 cents sobre esta materia, nao li o topico todo, li as coisas de uma forma cruzada, é impossivel testar o que quer que seja em ser cliente e ter sites de grande tráfego em cada uma das empresas analisadas.

Não é num mês que se testa uma sp, as vezes nem em 6 meses.

e para testar não se pode ter apenas a prespectiva de publisher tem que ser ter conhecimentos técnicos aprofundados. exemplo se uma empresa disser que o serviço esteve em baixo por causa de um kernel panic convem saber analisar um dump para ver a causa do mesmo e não dizer .. "ah ok, craschou"

alem disso as empresas ao saberem que estao a ser testadas e que vai sair uma review vao dar toda a perioridade ao "testado"

um estudo sobre isto é importante mas demora no minimo uns 2 anos e na base do cliente mistério, não me parece que reunas as condições para tal, a ideia á boa, mas faltam-te meios

Agora se quiseres fazer um estudo para ganhar mais trafego em algum dos sites, como os muitos que se tem efectuado nos ultimos tempos (e o que me parece que seja o objectivo) nesse caso nunca seria um estudo idoneo nem tao pouco fidedigno.

resumindo, não acredito que as condições estejam reunidas para se efectuar o estudo, seja da tua parte, seja da parte de alguem que habitualmente  frequente o forum.

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eu não quero continuar com a conversa dos DNS, mas santo eu uso 2 DNS diferentes assim como muita gente logo não é fiavel esse tipo de registos..
http://www.webhosting.info/webhosts/reports/total_domains/PTSERVIDOR.NET
http://www.webhosting.info/webhosts/reports/total_domains/TUGASERV.COM

Da para ter uma ideia mas não grande coisa
Offline

Paulo Faustino 
Membro
Mensagens 735 Gostos 2
Feedback +2

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obrigado pela opinião colega. Não havendo condições também poderá ficar tudo como está. Para mim é igual ao litro.
Pelo que me fui apercebendo aqui pelas 4 páginas de comentários, o mercado das SP's é tudo menos transparente e justo. Além do mais, falar sobre SP's é sempre um risco, e não, não estou à procura de tráfego ou exposição para os meus blogs, porque felizmente não preciso. [-X
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

anteção que quando me referi a aumentar trafego nao era dirigido a ti especificamente mas sim aos estudos que tem surgido ;)
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

bem ... se pegarmos em dns's .... contam-se por uma mão as empresas que tem tudo bem configurado...

é que nem PTR's estão em conformidade com os nomes dos servidores ou mesmo com os mail servers...

eu acho é que aqui no forum se fala muito e pouco se estuda....

Como utilizador já me cansa ver as sp's a dizerem (ou tentarem dizer) somos os melhores por isto ou aquilo.. nada melhor do que provarem aos actuais clientes que são.

só assim conseguem novos e estaveis clientes.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

desculpem lá o triple post, mas já agora existem duas sps que andam aqui por o forum que estao blacklisted em alguns spam filters, nao vou revelar aqui os nomes mas vejam isso e resolvam isso aos vossos clientes :P
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

venho aqui deixar os meus 5 cents sobre esta materia, nao li o topico todo, li as coisas de uma forma cruzada, é impossivel testar o que quer que seja em ser cliente e ter sites de grande tráfego em cada uma das empresas analisadas.

Não é num mês que se testa uma sp, as vezes nem em 6 meses.

e para testar não se pode ter apenas a prespectiva de publisher tem que ser ter conhecimentos técnicos aprofundados. exemplo se uma empresa disser que o serviço esteve em baixo por causa de um kernel panic convem saber analisar um dump para ver a causa do mesmo e não dizer .. "ah ok, craschou"

alem disso as empresas ao saberem que estao a ser testadas e que vai sair uma review vao dar toda a perioridade ao "testado"

um estudo sobre isto é importante mas demora no minimo uns 2 anos e na base do cliente mistério, não me parece que reunas as condições para tal, a ideia á boa, mas faltam-te meios

Agora se quiseres fazer um estudo para ganhar mais trafego em algum dos sites, como os muitos que se tem efectuado nos ultimos tempos (e o que me parece que seja o objectivo) nesse caso nunca seria um estudo idoneo nem tao pouco fidedigno.

resumindo, não acredito que as condições estejam reunidas para se efectuar o estudo, seja da tua parte, seja da parte de alguem que habitualmente  frequente o forum.


Realmente concordo contigo mas por esse andar de 2 anos nunca se faz um teste deste tipo porque secahar daqui a 2 anos muitas ou algumas fecham e vendem as carteiras de clientes como a PTNetworks fez.
Offline

CasaTuga 
Membro
Mensagens 397 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Como é Paulo ?

Decidiste se vais em frente com isto ou fica por aqui ??
Offline

Paulo Faustino 
Membro
Mensagens 735 Gostos 2
Feedback +2

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Como é Paulo ?

Decidiste se vais em frente com isto ou fica por aqui ??

Ainda não decidi, mas a avaliar pelas 4 páginas de comentários, diria que a probabilidade de aldrabice era grandinha.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Como é Paulo ?

Decidiste se vais em frente com isto ou fica por aqui ??

Ainda não decidi, mas a avaliar pelas 4 páginas de comentários, diria que a probabilidade de aldrabice era grandinha.
Aldrabice em que termos?

As 4 páginas de comentários deviam-te ajudar em saberes como deves analisar, e tu pela tua experiência já devias saber que há aldrabices em todos os ramos...
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Este tema é bem complexo e subjectivo. Muitas vezes (e basta ver aqui no forum alguns posts) o que não serve a uns é perfeito para outros. No fim tudo depende das necessidades de cada cliente.

Quem vende Alojamento pode faze-lo de várias formas:

- Conta de revenda
- VPS
- Servidor dedicado alugado
- Servidor dedicado próprio

Cada um dos tipos de fornecedores conta vantagens e desvantagens. Verificar o tipo de venda que é feita não é simples e muitas vezes dificil de distinguir.

Depois ainda em termos de máquinas, temos desde um Celeron a 2x QuadCores a serem usados. Lógicamente que os preços tem de ser diferentes, não?

Depois a seguir vem o suporte:

- 5x8 (5 dias x 8 horas)
- 5x24
- 7x24

Outra questão que se coloca de imediato é quem dá suporte?

- 1 pessoa (impossivel 24x7)
- 2 pessoas (possivel 24x7)
- Mais....

Depois do suporte temos outra importante questão... O IVA!! Existe quem paga e quem não paga... desvantagem para quem paga concerteza, ainda mais em Portugal onde se cobra 20%.

Outro tema subjectivo é o overselling e o ilimitado (ou não contabilizado). Neste ponto concerteza que quem usa 1g de espaço e 10g de tráfego não sente grandes diferenças, mas pode ter um vizinho no servidor que usa 200g de espaço e 500gb de tráfego o que concerteza causará o seu devido load no servidor. Cada um defende a "sua dama" e são discussões que geram polémica quanto baste.

E muitos mais temas podem ser considerados, a maioria provavelmente subjectiva, tal como capacidade da equipa técnica em termos tecnológicos, funcionalidades dos servidores, protecção dos mesmos contra hackers e vulnerabilidades, local a partir do qual é feito o Alojamento (localização dos servidores).

Por ultimo, seria uma tarefa herculeana testar todas as HSP's que existem neste forum, para não falar de milhares de outras que por aqui nunca puseram os pés.

Se adicionarmos a isto que provavelmente 50% dos dados fornecidos podem ser falseados sem se conseguir provar o contrário (tal como dizer que se tem milhares de clientes e na volta os DNS's não ultrapassam os 100 ou 200 ou o que seja dominios, ou dizer que se tem um servidor dedicado quando na realidade é uma conta de revenda com IP dedicado, etc etc etc).

Resumindo, subjectivo e pouco cientifico será o resultado final e irá concerteza criar polémica q.b.

Just my 0,02 cents

Saudações
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Concordo em tudo menos nos dns.. a menos que a SP faça uma lista de todos os dns nunca vais conseguir saber a verdade. E tu próprio me tinhas dito a uns meses que tinham um dns neutro "secreto".
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não é uma informação 100% fidedigna, pois não contabiliza dominios .PT por exemplo, mas dá uma bela ideia de como as empresas (e outros) crescem, a que ritmo e uma excelente ideia do "parque" de clientes.

Existe inclusivé um site na web que te indica quantos são os dominios parqueados e quantos estão áctivos em cada servidor.

Se te dissesse que tinhamos dezenas de milhares de clientes, uma pequena investigação nos DNS's e no ritmo de crescimento depressa te dava uma visão de que estaria a mentir.

Se uma empresa cresce ao ritmo de 5 ou 6 novos dominios por semana, fácilmente tiras conclusões..

Saudações