← Comunidade

Brainstorm +tráfego

Lida 52814 vezes

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Olá, está na altura de dar um facelift aqui ao tasco, repensar o tasco e ver o que se pode fazer para melhor o tasco. Então aqui vai.
Tenho algumas ideas que gostava de partilhar com vocês, mas também gostava de saber a vossa opinião sobre estes assuntos.
Vou abordar 4 áreas que acho essenciais melhorar ou repensar. O fórum, o marketplace, como inovar na comunidade e como trazer novo conteúdo.

1 - Fórum
Acho que já estamos todos fartos do formato típico de forum, não vou abordar se os fóruns estão vivos ou mortos. Acho que há lugar no mundo para comunidades para além do facebook.
Sobre o formato em si, a verdade é que todas as comunidade têm mais ou menos o mesmo formato, conteúdo que podemos inserir e esse conteúdo é de alguma forma indexado, normalmente por categorias e ou tags. O meu ponto aqui é que a plataforma não é o problema, mas sim a forma como apresentamos o conteúdo. Por exemplo, gosto muito do formato do product hunt ou quora e acho que seria o modelo que deveríamos seguir. No fundo, a mudança seria o foco no conteúdo em vez das categorias (fugir um bocado do clássico formato de forum). Isto é algo que vejo o warrior e o blackhatworld a tentarem fazer, mas sem dúvida que se consegue fazer melhor.

2 - Marketplace
Aqui gostava de ouvir o feedback de quem usa para saber o que é preciso melhorar. No entanto é a meu ver uma área de grande utilidade que devemos continuar a apostar.

3 - Inovar
O que se pode fazer para inovar e trazer mais valor. Uma das ideas que tenho é a de criar um chat "privado". Ou seja um sistema de chat em tempo real apenas a acessível a um certo grupo de pessoas. Acessível, provavelmente a utilizadores pagos ou alguma forma de limitar acesso. Pelo menos para mim uma área deste género seria bastante útil.

4 - Conteúdo
Como continuar a ter conteúdo relevante? Aqui há várias hipóteses, por exemplo. Ou não se faz nada (o que já se viu não trazer resultados fantásticos). Há pessoal interessado em dinamizar certas áreas (wordpress, facebook, bitcoin?!), há? Paga-se a editores para criar conteúdo.

É mais ou menos isto, no fundo qualquer ideia que tenham para melhorar, quer seja a nível de design ou conteúdo, todas as ideas são bem vindas. Acho que é a primeira vez que estou a lançar esta discussão em público (ou não, não me recordo), mas há uma necessidade de sangue novo para a equipa também, pessoal que tenha vontade de assumir responsabilidades e fazer coisas, deixem aqui ou enviem mensagem privada.

 :obrigado:
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Eu acho porreira a ideia de ter uma área privada paga com conteúdo extra ou uns cases e usar o mesmo dinheiro para pagar a alguns "especialistas" de internet para criar novos conteúdos aqui para o +t.
Offline

Carlos Faria 
Membro
Mensagens 551 Gostos 5
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Hoje em dia com AWS (Lambda + DynamoDB + Cognito) + React/Angular da para fazer uma coisa bem jeitosa (semelhante ao ProductHunt) que quase certo é mais barato, escalável e seguro que manter um fórum em SMF.

Gosto também da ideia do chat e do conteúdo. Também acho que deviam de começar a apostar em conteúdo áudio (podcast) e vídeo.

Sugeria também a criação de meetups em Lisboa/Porto, ou então tornarem-se parceiros de meetups que já existam, iria com certeza trazer sangue novo a comunidade.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Siga, já sabem que podem contar comigo. Fiz alguns esforços no passado para começar a trazer conteúdo para o fórum, mas quando somos 2 ou 3 a produzir para centenas, é difícil manter a motivação e o drive.

Repensar a estrutura do fórum pode ser interessante, gosto muito do QUORA, sou um utilizador de há muito tempo. Ou do stack overflow, por exemplo.

É preciso também repensar o conteúdo que aqui trazemos. Somos um fórum de quê mesmo? É preciso definir a nossa proposta de valor.

Mas ao mesmo tempo, como atraímos criadores de conteúdos? Temos de manter um espaço aberto para criação de "tópicos" ou "posts", ou o que quiserem chamar.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Já ocorreram alterações no passado que se converteram num decréscimo de participação dos usuários, assim como no declive da comunidade. Recomendo que seja bem pensado o que for para ser feito, para evitar dar uma machadada final na comunidade que nasceu como um fórum.

Bom ano 2018!
Offline

KnowTheGuy 
Beta tester
Mensagens 454 Gostos 91
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Quick Poster Level 5 Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary Level 4 Avatar

Ao meu ver, é preciso melhorar o forum. A actividade é bem pouca, a criação de novos conteúdos também. É preciso inovar e fazer algo para que o forum tenha um novo rumo.

Já poderaram na hipotese de mudarem de plataforma? Isto é do SMF para Xenforo? O Xenforo tem crescido muito e é uma plataforma que tem atraido muita gente, alem de estar melhor preparada para SEO que o SMF.

Vi alguns foruns que ao mudarem de plataforma de SMF para Xenforo, houve e existiu um aumento de novos utilizadores e visitantes e até o forum cresceu mais daquilo que tinha crescido com SMF.

Poderá ser uma hipótese, isto porque o Xenforo é uma excelente aposta e vem com muitas funcionalidades e até é bem possível tornar-lo mais "simples" se pretenderem.

A seguir, acho que é importante o +trafego voltar as redes sociais em força, divulgar mais.
Introduzir medalhas ou awards pela participação dos users no forum (sem spam) isso iria motivar e iria trazer mais dinamica e participação ao forum (obviamente com regras a fim de evitar spam para obter as medalhas)

As medalhas seriam apenas uma "estrategia" de forma a atrair e convencer as pessoas a participarem mais, não seria algo fácil. Mas sim algo que leve o seu tempo.

Ao meu ver, o forum precisa realmente de ter mais participação. Enquanto ao marketplace surgeria que metessem um circulo no menu do topo do header com o número de novas publicações de forma a atrair mais pessoas, vá tipo um aviso..

Uma coisa é certa, o forum em si esta a "morrer" não de utilizadores que nos visitam, mas sim de falta de conteúdo e participação e é necessário levar isso a avante.
Offline

Tatiana19 
Membro
Mensagens 65 Gostos 2
Feedback +1

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 4 Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary 50 Posts Level 3 Second year Anniversary One year Anniversary Level 2

Olá , realmente eu acho que primeiro é preciso definir de que se trata o forum , publicidade ? trafego ?  :superlol:

Tenho muitos foruns e sites , mas vejam este

https://www.portugalsobrenatural.com

media 200 a 300 vistantes , sempre membros online , a tematica é sobre tudo o que esta relacionado com paranormal e sobrenatural

tenho 2 chat , um privado e um para todos , tenho quadros privados para membros vip

esta um form simples para os usuarios ,

eu gosto muito de trabalhar em SMF , e ja experimentei muitos , este forum tem apenas 1 ano , e 1600 membros

tem pluguins , para partiharem em tudo face, twitter , google+ , etc....

bom estou aqui a falar e nao sei se é isso que perguntam em relaçao ao forum  :superlol: acabei de acordar

- definir de que se trata o forum
- quadros especificos para cada tema , se possivel visiveis e nao sub quadros escondidos como aqui tem ,
embora este forum tenha muita coisa não está visivel a quem visita
- nao acho que deve ser nada pago para os usuarios a não ser quadros vip que é possivel fazer na qual tem a propria senha para entrar

no SMF , esta sempre atualizado eu gosto

era isso que perguntavam no topico ?

se eu tiver tempo hoje vou fazer um rascunho para verem ok
Offline

Tatiana19 
Membro
Mensagens 65 Gostos 2
Feedback +1

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 4 Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary 50 Posts Level 3 Second year Anniversary One year Anniversary Level 2

Fiz um pequeno exemplo como eu acho que devia estar o forum , mas apenas de alguns quadros , e coloquei publicidade , para poder pagar os custos do forum +trafego , como esta instalado chat e varias coisas , apenas em 5 minutos , apenas para dar um exemplo como eu acho que devia estar , esta adaptado para telemovel

depois vou apagar tudo , apenas vou deixar estar uns dias ok ,

porque vou utilizar esse dominio para uma rede social  :superlol:

https://------------link removido

como disse no SMF , para quem souber fazer dá para fazer um forum bastante profissional e bom
Offline

Tatiana19 
Membro
Mensagens 65 Gostos 2
Feedback +1

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 4 Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary 50 Posts Level 3 Second year Anniversary One year Anniversary Level 2

Podem ver como fica o chat privado , mas dá para por mais chat para todos
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Tatiana19 LOL ??? Primeiro estas num forum de webmasters, esta mais que definido qual o tema do forum. Publicidade, trafego.. bem.. faz parte ne..

Acerca do teu exemplo do mais trafego.. basicamente isso era o mais trafego faz pouco tempo:
http://web.archive.org/web/20150315000744/http://forum.maistrafego.pt

E hoje esta praticamente igual, por isso não entendi o exemplo.. A olho nu so entendi uma mudança de cores. Poderias detalhar ?
Offline

Tatiana19 
Membro
Mensagens 65 Gostos 2
Feedback +1

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 4 Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary 50 Posts Level 3 Second year Anniversary One year Anniversary Level 2

ola , vi o link que enviaste e tens razao  :-( eu gosto muito deste forum já o conhecia ha muito tempo , não entendi entao o topico em relaçao ao que pretendiam  #-o
Sou nova aqui , mas estou disponivel para dar uma ajuda no que for preciso , não sejas mau para mim  :grin:

senao quisesse ajudar nao tinha feito base de dados , etc...para fazer uma demonstraçao
mas o que pretendem ? apenas mudar o aspecto do forum ?
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Vou aqui explanar o meu ponto de vista em relação ao +trafego, quem quiser perder uns minutos do seu tempo que leia com calma. Sendo eu um mero utilizador pontual a caminho de 7 anos, apanhei esta comunidade já com 5 anos quando me registei, mas na altura que o fiz, já fazia parte de um fórum dentro do mesmo teor que se chamava PAPAPOSTS, não sei se aqui alguém conheceu, mas certamente que sim.

O que me fez registar neste fórum foi na altura a interacção que existia entre usuários, apesar de na altura essa interacção ser mais de negociações, parcerias e outras actividades relacionadas.
Tinha muita discussão também, porque quando se trata a criticar há sempre alguém para o fazer, isso ocorria principalmente nos tópicos do marketplace que era diferente do formato actual e permitia os usuários reponderem aos anúncios e causava mais movimento ao fórum.
Após reclamação de vários usuários que diziam que "ao entrar no fórum só viam posts do marketplace" foi reestruturado o fórum e dividido do marketplace, o que certamente provocou um aumento abismal de mensagens privadas e descida dos posts no fórum.

A vantagem de um fórum, além de se poder tirar dúvidas directamente, é a discussão, a possibilidade de cada pessoa dar a conhecer o seu ponto de vista, sendo que, diversas vezes nascem ideias dessas discussões e se torna frutífera a interacção. No marketplace como era antes havia muitos posts críticos e nada construtivos, mas também existiam posts que ajudavam outras pessoas a ver um ponto de vista diferente e a obter ou melhorar uma ideia.

O que eu tenho notado no +trafego é uma desfragmentação que está a dividir essa interacção. Certamente algumas pessoas já repararam que em comunidades internacionais similares ao +trafego, a participação dos usuários está envolta em 3 factores:
1- Mercado de compra venda de sites, espaços publicitários, domínios e outros relacionados.
2- Estratégias para aumentar rendimentos e tráfego. Estando tristemente focados em blackhat ou derivados.
3- Esclarecer dúvidas.

Dentro destes 3 factores  que eu considero como principais temos um ponto em comum entre eles, que é o benefício próprio. Ou seja, nos tempos que correm, na esmagadora maioria dos casos, a participação dos usuários só está presente quando esse usuário pretende um retorno (uma ajuda, um negócio, uma ideia, uma estratégia, etc).

Analisemos agora com o ponto de vista certo. O que se pode aprender num espaço aberto são experiências que outras pessoas partilham, mas que estão limitadas em dois pontos, um deles é o facto de quem partilhar não vai dizer os segredos chave, o outro ponto é que ao ser algo publicado na web, vai ser lido e aplicado por centenas ou até milhares de pessoas, muitas vezes banalizando o que seria uma boa experiência a utilizar.
Pior que isso tudo é que muitas pessoas não tem ética e abusam de tudo o que são dicas e estratégias, levando a que deixem de ser eficazes, acho que muitos percebem bem o que estou a referir.

O que teria de melhorar primeiro seria o espírito de comunidade dos usuários para que o fórum pudesse voltar a ser como era há 10 anos atrás. Enquanto isso não acontece, se querem participação foquem nos três pontos que mencionei acima e vai de certeza dinamizar o fórum.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

ola , vi o link que enviaste e tens razao  :-( eu gosto muito deste forum já o conhecia ha muito tempo , não entendi entao o topico em relaçao ao que pretendiam  #-o
Sou nova aqui , mas estou disponivel para dar uma ajuda no que for preciso , não sejas mau para mim  :grin:

senao quisesse ajudar nao tinha feito base de dados , etc...para fazer uma demonstraçao
mas o que pretendem ? apenas mudar o aspecto do forum ?

Basicamente o que se pretende é reavivar a comunidade. Sendo um usuário relativamente recente, certamente não conheceste como era este fórum há 10 anos atrás, a dinâmica do fórum decresceu e é isso que seria interessante mudar.
No que respeita a design nunca foi um problema porque existem aqui pessoas mais que capazes de fazer um excelente trabalho nesse âmbito.
Se leres bem o que está escrito no primeiro post deste tópico percebes o que está a ser aqui discutido.
Offline

Tatiana19 
Membro
Mensagens 65 Gostos 2
Feedback +1

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 4 Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary 50 Posts Level 3 Second year Anniversary One year Anniversary Level 2

Pois , tenho 1 mes neste forum apesar de o conhecer de falarem nele
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Não me leves a mal eheh Toda a ajuda é bem-vinda e todos gostamos do fato de usares o teu tempo para nos ajudar construtivamente. :)

--

Acerca do fórum concordo com o @kurtmix boa parte da atividade *se n a maior* vinha mesmo da área de marketplace. Acredito que tanto novos registos de users como incentivo ao comentário, embora boa parte das vezes de forma negativa.
Infelizmente mesmo nos grupos de facebook PT e BR dos quais sou administrador ou membro super ativo, cada vez vejo menos sites para venda. No entanto os mercados de redes sociais continuam bastante ativos.... mas levanto o problema antigo que tínhamos da inexistência de intermediários que levava o mercado das paginas a ser uma bola de neve de scams.

--
O +t continua a ter bastante trafego tendo em consideração o tamanho do nicho. So falta mesmo aumentarmos a interação. Infelizmente somos cerca de 10 ou 15 (ou talvez menos...) mais ativos.