← Hosting

Curso em Virtualização e Cloud Computing

Lida 4882 vezes

Offline

elbujon 
Membro
Mensagens 134 Gostos 3
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Viva,

Já alguém fez algum curso do género? Vale a pena?
Vai iniciar este ano uma primeira edição de uma pós-graduação
http://www.pos-graduacoes.pt/pos-graduacoes/pos-graduacao-em-virtualizacao-e-cloud-computing.html

Estou seriamente e pensar em tirar, opiniões??

Não sei se será a secção mais correcta para este tópico, se não for agradeço que o movam.
:lol:
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

A virtualização e a cloud são das tendências em maior evolução na àrea da Internet. Julgo que será uma especialização muito vantajosa para quem se quer empregar nessa àrea, já que existe uma forte procura por técnicos e consultores especializados em virtualização aplicada à cloud.

Essa pós-graduação detalha em específico a plataforma de virtualização da Microsoft. Sendo uma das maiores concorrentes ao VMWare e em forte expansão com um enorme nível de evolução nos últimos anos, julgo que será uma excelente aposta.

Aqui já dependerá do que procuras para te empregares ou te especializares, mas julgo tratar-se de uma àrea que cada vez mais terá maior demanda de pessoal especializado.
Offline

elbujon 
Membro
Mensagens 134 Gostos 3
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Obrigado, realmente acho que é uma mais valia para o futuro, e este curso parece-me bastante bom
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Boas,

Uma vez que não tem o programa disponivel é um pouco prematuro responder, mas por outro lado é apenas 175€, não esperava muito da pós-graduação.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

É a área em que trabalho. Virtualização e cloud computing não estão relacionados apenas com tendencias na internet, mas sim relacionadas com as infraestruturas de sistemas das empresas, como plataforma de sistemas e não apenas do que está relacionado com a internet ou componente web.

É certamente uma das tendencias atuais e as empresas sabem ou estão a estudar a cloud como alterantiva a ter as maquinas em datacenters proprios. A tendencia é as empresas virem a ter clouds hibridas, com parte das maquinas no proprio datacenter, quando os custos e requisitos legais assim o exigirem, e na cloud publica quando o custo e facilidade de deployment e outras vantagens assim o exigirem, etc...há mais condicionantes e variaveis.

O curso ainda não está detalhado, mas o preço é bom, tendo em conta que no mercado empresarial, pagas esse preço (1750 € por ex) por 3 dias de formação nessa área.

O que concorre com vmware não é a cloud da microsoft (Azure) mas sim o hyper-v. Os concorrentes da cloud da Microsoft são a Amazon ws e a cloud da Google.
Embora a microsoft não tenha a maior quota de mercado a nivel mundial, tem vantagens no mercado nacional pela forte implantação que tem e pela maior presença da empresa no nosso país. A estratégia é também melhor que a da google e amazon na área empresarial. Abre-te também mais portas nas empresas nacionais se tiveres experiencia nesta área.

Depois tens muita informação sobre como implementar as coisas, por ex no blog do azure...
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

depois por outro lado ganhas experiencia em Lynk e sharepoint que pode ser interessante para abrir outras portas.
Offline

elbujon 
Membro
Mensagens 134 Gostos 3
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Obrigado pelos vossos comentários ;-)

No programa realmente falta mais detalhe vou entrar em contacto para ver se fornecem mais informação
- Sistemas Operativos - (Programa em breve)
- Virtualização I
- Virtualização II (Hyper-V) - (Programa em breve) - (Programa em breve)
- Private Cloud Computing On-Premise I (SharePoint) - (Programa em breve)
- Private Cloud Computing On-premise II (Lync) - (Programa em breve)
- Public Cloud (Azure) - (Programa em breve)

Mas realmente o que me despertou é ter Hyper-V e ter alguém da microsoft responsável no curso.

Quanto ao preço realmente não sabia que no mercado era tão caro, mas 175€/mês também não é tão pouco "para não esperar muito"
A pós-graduação é bom para o curriculum, mas realmente o primeiro objectivo é solidificar e ampliar conhecimentos
Offline

Gurki 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 7
Trófeus: (Ver todos)
Combination Level 2 Level 1 First Post Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Boas.
  
 Também ando deolho nesta pós-graduação.
 Pretendo adquirirmais conhecimentos, alem d especializar-me, na área de virtualização/cloud solutions e está PG parece-me bem mesmo porque tem como base soluções da Microsoft, o que pode mesmo ajudar em se encontrar boas oportunidades.
  
 No meu caso játenho uma certificação de VMware, e o meu trabalho é administração de sistemas, onde grande parte estão assentes em sistemas virtuais. Acho uma mais valia esta PG, desconheço a universidade mas acho que se tem de ter em conta que em Portugal ainda não existem muitas (quase nenhumas) PG ou mesmo mestrados orientados para esta área.
  
 Quanto aopreço, até acho meio puxado, comparando por exemplo a um mestrado em segurança informática que ronda os 2000€
 A PG tem umresponsável da Microsoft o que para mim é um bónus, e olhem que sou muito orientado para Linux e Windows para mim só em ultimo caso, embora tenho que admitir que a Microsoft esta a conquistar-me nos últimos tempos.
  
 Já pedi informaçõesao que me responderam isto:
  
 P: Documentosnecessários para a matricula?
 R: Énecessário o certificado de habilitações. Cópia de BI + Nº Contribuinte. E a Ficha de inscrição, para garantir a Inscrição deve enviar por email. Depois telefonar para a Secretaria do ISTEC para lhe darem o NIB para a transferência bancária para pagar a Inscrição.
  
 P: Que condiçõesespeciais se têm para inscrições antes de 30 de Agosto?
 R: A inscriçãoaté 30 de Agosto tem 30% de desconto.
  
 P: A PG tempossibilidade de ter equivalências em algum aspecto?
 R: Todas asUnidades Curriculares da Pós-Graduação podem ser utilizadas para equivalências em Mestrados, por isso é que têm atribuídas Unidades de Crédito.
  
 P: Gostava dever o programa antes de efctuar a inscrição, o programa estará disponível mais oumneos quando?
 R: Como é oprimeiro ano que vai funcionar esta pós-graduação e a primeira em Portugal sobre este tema, estamos a aprofundar os programas só ficam disponíveis na 1ª semana de Setembro.
  
 Desculpem o testamento,espero ter ajudado, acho que se tem de pensar bem e eu ainda não estou completamente decidido.
  
 Abç