← Blogging/Comunidades

Brain Storming - O próximo passo de um blog

Lida 20272 vezes

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Vou aqui pedir ajuda ao pessoal, para saber qual a vossa opinião no próximo passo de um blog de sucesso.

Então a história é esta, tenho um projecto que é um blog perfeitamente normal, blogspot, layout e aspecto fraco, mas, muito tráfego, muitos posts. é um blog de referência na área, com cerca de 5 mil visitas diárias, uma média de 400 posts/mês.

Vou dedicar-me a melhorar o blog em termos de marca e projecto, e como tal é necessário dar o próximo passo, algumas coisas já estão definidas, como constituição de marca, top domain, imagem corporativa, logo, etc.

No entanto, estou aqui com uma dúvida, das duas uma, ou mantenho o formato actual de blog no projecto e passo o blog para uma plataforma mais profissional como o wordpress, ou então, dou já o derradeiro passo de transformar o blog num portal, como todo o que tem direito, desde fóruns, rede social, directórios, secções de vídeos, etc. E como é óbvio, na segunda opção, perde-se um bocado a essência de um blog, pois o formato de portal, implica um site mais "complicado" e com mais distracções para além dos posts.

O que será melhor:
passar primeiro para um blog mais profissional, e juntar por exemplo, só um fórum ao projecto.
O avançar logo para a solução do portal, com todo a que um portal tem direito.

 :+trafego:

Offline

Rafix 
Membro
Mensagens 343 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Eu ca não sei bem o que é que envolveria (em termos de trabalho) a criação de um portal...mas penso que devias mudar primeiro para wp...

Mas o melhor melhor mesmo, é perguntares ao teu publico  :-P
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Rede social faz mesmo sentido?

Acho que podes passar para Wordpress e manter o estilo blog mas ir integrando as outras coisas. Fórum, directórios, vídeos, etc... integra-se facilmente com um site WP. Podes também ter uma página inicial que vá buscar conteúdo a todas as áreas, com destaque natural para os posts do blog que entram a um ritmo assustador.

A maioria dos sites WP que criamos hoje em dia já não se podem chamar blogs, embora também ache demasiado pretensioso chamar-lhes portais, são sites pronto.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Rede social faz mesmo sentido?

Acho que podes passar para Wordpress e manter o estilo blog mas ir integrando as outras coisas. Fórum, directórios, vídeos, etc... integra-se facilmente com um site WP. Podes também ter uma página inicial que vá buscar conteúdo a todas as áreas, com destaque natural para os posts do blog que entram a um ritmo assustador.

A maioria dos sites WP que criamos hoje em dia já não se podem chamar blogs, embora também ache demasiado pretensioso chamar-lhes portais, são sites pronto.

Se tiveres um portal a rede social, é mais um extra...

Eu quando falo em portal vs. blog, o meu medo, é perder utilizadores devido ao formato típico de um blog, em que tens os posts todos seguidos, e num portal o conteúdo ia ficar divido por categorias na frontpage, não sei se me fiz entender...
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O website estilo portal está cada vez mais a perder atenção na internet. Um blog é recebido com melhores olhos aos leitores: as mariquices são postas de parte e o acesso à informação é directo. A informação assim não se encontra dispera pelo fórum, pelas diversas secções, etc. Também na minha opinião o potencial de rentabilização é maior num blog do que num portal, mas esta é apenas uma opinião pessoal.

Aposta no blog profissional com um "look profissional" que transmite confiança aos leitores, etc. Boa sorte com isso e acho que não sou o único a desejar querer ver essa obra prima quando estiver finalizada, mas isto é opção tua :D

Abraço
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

É que já vi grande portais, mudarem para formato blog de o dia para a noite, como por exemplo o http://www.eonline.com/
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Rede social faz mesmo sentido?

Acho que podes passar para Wordpress e manter o estilo blog mas ir integrando as outras coisas. Fórum, directórios, vídeos, etc... integra-se facilmente com um site WP. Podes também ter uma página inicial que vá buscar conteúdo a todas as áreas, com destaque natural para os posts do blog que entram a um ritmo assustador.

A maioria dos sites WP que criamos hoje em dia já não se podem chamar blogs, embora também ache demasiado pretensioso chamar-lhes portais, são sites pronto.

Subscrevo totalmente, mas lá está é uma decisão que vai depender do tipo de projecto em questão e também dos leitores. O que é certo é que projectos com um grande volume de informação necessitam de uma organização completamente diferente da de um blogue convencional.
Offline

Júnio Branco 
Membro
Mensagens 563 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O website estilo portal está cada vez mais a perder atenção na internet. Um blog é recebido com melhores olhos aos leitores: as mariquices são postas de parte e o acesso à informação é directo. A informação assim não se encontra dispera pelo fórum, pelas diversas secções, etc. Também na minha opinião o potencial de rentabilização é maior num blog do que num portal, mas esta é apenas uma opinião pessoal.

Aposta no blog profissional com um "look profissional" que transmite confiança aos leitores, etc. Boa sorte com isso e acho que não sou o único a desejar querer ver essa obra prima quando estiver finalizada, mas isto é opção tua :D

Abraço
:wink:
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

É que já vi grande portais, mudarem para formato blog de o dia para a noite, como por exemplo o http://www.eonline.com/

Mas é com eu disse, essa decisão é tomada de acordo com o tema e o tipo de leitores etc. Há formatos que são melhor recebidos por um tipo de leitores e mal por outros, isso depende de muitos aspectos.
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

qual e o endereço do blog ja agora
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

qual e o endereço do blog ja agora

Irrelevante para a discussão...
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

sim eu sei, foi apenas por curiosidade, podes enviar por pm ?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

sim eu sei, foi apenas por curiosidade, podes enviar por pm ?

Nop
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

ok.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

sem saber mais nada eu ia para este formato: passar primeiro para um blog mais profissional, e juntar por exemplo, só um fórum ao projecto.