← Comunidade

Brainstorm +tráfego

Lida 53127 vezes

Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Não me leves a mal eheh Toda a ajuda é bem-vinda e todos gostamos do fato de usares o teu tempo para nos ajudar construtivamente. :)

--

Acerca do fórum concordo com o @kurtmix boa parte da atividade *se n a maior* vinha mesmo da área de marketplace. Acredito que tanto novos registos de users como incentivo ao comentário, embora boa parte das vezes de forma negativa.
Infelizmente mesmo nos grupos de facebook PT e BR dos quais sou administrador ou membro super ativo, cada vez vejo menos sites para venda. No entanto os mercados de redes sociais continuam bastante ativos.... mas levanto o problema antigo que tínhamos da inexistência de intermediários que levava o mercado das paginas a ser uma bola de neve de scams.

--
O +t continua a ter bastante trafego tendo em consideração o tamanho do nicho. So falta mesmo aumentarmos a interação. Infelizmente somos cerca de 10 ou 15 (ou talvez menos...) mais ativos.

Sem dúvida que era o marketplace que predominava e ainda é. Mas isso não é negativo, há vários foruns internacionais que também tem predominância no marketplace mas que acabam por ter pessoas a interagir com outras secções do fórum também.
Eu na altura que foi separado o marketplace mencionei que ia piorar a participação do fórum e isso veio a concretizar-se ainda mais intensamente do que eu tinha previsto.

O facto de as pessoas comentarem nos negócios apesar de ter pontos negativos acabava por ser positivo e ser mais seguro. Em que baseio essa afirmação? Os argumentos são fáceis de entender:
- Os usuários podiam escrever um comentário a esclarecer algum ponto acerca do negócio e esse ponto poderia ficar esclarecido para outras pessoas, sem ter que estarem mais pessoas a perguntar o mesmo.
- Era mais fácil denunciar um usuário fraudulento, bastava comentar a argumentar.
- Dava para evitar que muitas pessoas comprem banha de cobra, porque o que para pessoas menos experientes é uma pechincha, para quem é mais experiente pode não o ser e poderá alertar e argumentar o motivo pelo qual não é. Isso aconteceu algumas vezes que eu presenciei e até mesmo alertei.
- Permitia dar um feedback instantâneo diretamente no negócio, sendo mais fácil analisar o que correu mal.
- Permitia que nos casos que o usuário quisesse, ficar um registo ou constância de que foi feito um negócio entre usuários, tipo dizer "comprei este site e já paguei, estamos em fase de transferência" ou algo assim. Dessa forma os restantes usuários ficam a saber quem cumpre e quem não, além de saberem que já não está disponível o negócio.
- Permitia aportar ideias, há situações em que pessoas aportem um ponto de vista que nem vendedor nem comprador possam ter tomado atenção, isso pode ser positivo e incitar a um melhor negócio.
- Permitia que algum usuário que está a vender algo que seja de outro autor, protegido por direitos ou nulled seja publicamente alertado para que ninguém compre esse produto.

Poderia estar a alongar mais mas é hora de Jantar e tenho gente à minha espera. Os argumentos são claros e baseiam-se no que presenciei aqui no passado e noutros fórums do género. Outras ideias se poderiam aplicar ao marketplace para o destacar e tornar mais seguro, mas é preciso abrir a mente de quem gere esta casa.

Boa noite!
Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Ora bem, eu acho que estes problemas são transversais a todos os fóruns, e o +t, tratando-se de um direccionado para um nicho tão pequeno ainda sente mais este efeito.

O meu registo aqui no fórum foi há mais de 5 anos, na altura estava a me lançar nestas "andanças" (na verdade ainda hoje o estou. :D) e cheguei aqui através de uma qualquer pesquisa. O que é certo é que eu, que nunca tinha tido qualquer contacto com este mundo consegui criar o meu primeiro site criando posts com perguntas básicas que eram prontamente respondidas. Muito sinceramente tenho a certeza que hoje não tinha ficado por aqui. Acho que isso hoje não aconteceria, principalmente claro pela falta de pessoal.

Não sou um membro que participa muito, nem tenho um nível avançado, no entanto passo cá todos os dias. Fui cativado logo desde inicio, senti-me integrado quando me ajudavam a resolver as minhas questões básicas. A meu ver uma maneira de cativar sangue novo era criar uma série de conteúdos para "arrancar". Quem começa par aqui, irá ficar por aqui. Além disso irá evoluir e irá ajudar quem vier atrás.

Quanto ao aspecto, parece me agradável. Gosto mais de quanto está tudo organizado por categorias, mas isso não se justifica para o fluxo de posts novos aqui na nossa comunidade.

 
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Estou a ver que há opiniões divididas sobretudo sobre o marketplace vs forum. Interessante, é verdade que tira realmente muito conteúdo ao fórum, mas foi essa mesmo a idea de quando separamos os dois tipos de conteúdo. De outra forma o marketplace acaba por comprometer o fórum, pois é conteúdo mais agressivo, quer a nível do conteúdo como das respostas... Mas é algo que se pode sempre voltar atrás.

Em relação ao conteúdo e a atrair novos utilizadores. Bem comecei por dar o exemplo e partilhar algumas das minhas brincadeiras, era porreiro que mais pessoal partilhasse também ;)

Sobre a idea do chat, há opiniões... Mas a idea é mesma essa, um grupo muito restrito de pessoas, que sabemos que podemos contar diariamente para quem trabalha nestas áreas. Especialmente em empreendedorismo e marketing, falar de estratégia e tácticas, etc. Sai mais facilmente num chat que num tópico. Algo para experimentar.

Em relação ao formato do fórum, comecei a fazer umas brincadeiras... Feedback?

Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Não é que eu use muito o marketplace, a verdade é que poucas vezes o usei, mas via mais prático o sistema que estava antes,pelos motivos que já mencionei no post anterior.

No que respeita a zonas restritas eu sou a favor, isto porque eu pessoalmente retraio-me de partilhar certas experiências ou conhecimentos porque ao tornar públicas certas informações pode acaba por ser um desperdício. Certamente mais pessoas se retraem por saberem o que acontece quando se publica, há muita gente que não sabe ser moderado.
Algo que pode ajudar a participação no fórum por parte de quem usa muito o marketplace seria a utilização de um sistema de pontos, pontos esses que serviriam posteriomente para destacar anúncios ou de existir uma secção no marketplace que se destaque do restante mas que fosse necessário usar esses pontos para publicar lá.
Também ter o acesso a áreas restritas do fórum baseadas nesses sistemas de pontuação pela participação nas restantes áreas abertas do fórum pode ser uma opção. Este tipo de sistema já é usado em algumas comunidades.
Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Gostei bastante do layout.

Em relação aos sistemas de pontuação, há 12 anos vi um fórum bastante modesto na altura se transformar em algo que é agora um projecto internacional muito basicamente às custas disso. Premiar a partilha, para que esses conteúdos atraiam pessoas.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

E em relação ao layout, feedback?

Basicamente a idea é a seguite:
- Categorias principais ou que se queiram promover no lado esquerdo, para o pessoal chegar e perceber logo sobre o que é a comunidade. Opção para ver todas claro;
- Ao mesmo tempo os menus de atalho para ver os tópicos não lidos ou respostas ficam nesta secão também;
- Depois existe uma área principal que é mostrada aleatoriamente, aqui mostra os anúncios em destaque, mais a ideia é rodar por este opção, últimos anúncios inseridos, tópicos em destaque, tópicos sem resposta, tópicos populares, etc...
- Depois em baixo uma secção maior como a que existe actualmente, mas com mais tópicos, tipo 30 ou 50...
- Do lado direito, o que for interessante mostrar dependendo da necessidade. Eventos, promoções, users, etc...
- Há, e a barra de topo em branco para voltarmos às origens ;)


Offline

KnowTheGuy 
Beta tester
Mensagens 455 Gostos 91
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Quick Poster Level 5 Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary Level 4 Avatar

E em relação ao layout, feedback?

Basicamente a idea é a seguite:
- Categorias principais ou que se queiram promover no lado esquerdo, para o pessoal chegar e perceber logo sobre o que é a comunidade. Opção para ver todas claro;
- Ao mesmo tempo os menus de atalho para ver os tópicos não lidos ou respostas ficam nesta secão também;
- Depois existe uma área principal que é mostrada aleatoriamente, aqui mostra os anúncios em destaque, mais a ideia é rodar por este opção, últimos anúncios inseridos, tópicos em destaque, tópicos sem resposta, tópicos populares, etc...
- Depois em baixo uma secção maior como a que existe actualmente, mas com mais tópicos, tipo 30 ou 50...
- Do lado direito, o que for interessante mostrar dependendo da necessidade. Eventos, promoções, users, etc...
- Há, e a barra de topo em branco para voltarmos às origens ;)


Aqui vai a minha sugestão



E em relação ao layout, feedback?

Basicamente a idea é a seguite:
- Categorias principais ou que se queiram promover no lado esquerdo, para o pessoal chegar e perceber logo sobre o que é a comunidade. Opção para ver todas claro;
- Ao mesmo tempo os menus de atalho para ver os tópicos não lidos ou respostas ficam nesta secão também;
- Depois existe uma área principal que é mostrada aleatoriamente, aqui mostra os anúncios em destaque, mais a ideia é rodar por este opção, últimos anúncios inseridos, tópicos em destaque, tópicos sem resposta, tópicos populares, etc...
- Depois em baixo uma secção maior como a que existe actualmente, mas com mais tópicos, tipo 30 ou 50...
- Do lado direito, o que for interessante mostrar dependendo da necessidade. Eventos, promoções, users, etc...
- Há, e a barra de topo em branco para voltarmos às origens ;)


Pessoalmente acho que as categorias misturado com as "respostas" "novos topicos" e "recentes" não deveriam ficar no menu ao lado isto claro se as do lado forem as categorias do forum.

Acho que fica confuso nessa parte, neste caso sugeria adicionarem esses 3 elementos no menu do topo.

Na caixa de pesquisa poderia escrever por exemplo "Como criar uma pagina no facebook" na barra de pesquisa e essa pesquisa procurar automaticamente por posts criados, mostrando thumbnails dos topicos e os titulos

Algo deste genêro


Podem encontrar isto aqui: https://ajaxlivesearch.com/ (poderá existir outras, mas de momento só conheço essa)

EDIT (Encontrei mais)

https://www.devbridge.com/sourcery/components/jquery-autocomplete/
http://jqueryui.com/autocomplete/
https://goodies.pixabay.com/jquery/auto-complete/demo.html

Um autocomplete com thumbnail do topico ao fazer a pesquisa era muito bom!


---------------- ++++++ --------------------

https://i.imgur.com/5co968n.png (sugeria adicionar isto no homepage) basicamente seria ter 1 a 3 utilizadores destacados pela sua participação do forum, ou seja ao de forma automaticamente era elegido um utilizador com base nos posts criados ou feitos durante o mês era automaticamente selecionado como utilizador do mês, basicamente seria o seu avatar e uma pequena descrição por exemplo:

"Caro utilizador XXX obrigado por fazeres parte do forum maistrafego, parabens pela tua participação ativa no nosso forum! Contamos contigo!"

Que beneficios traz? Mais motivação na participação! Atenção, com isto não significa que possam fazer spam devem punir quem tenta fazer spam. O objetivo é trazer mais interação e motivação.

A motivação é importante para fazer com que participem mais.

Por ultimo, aconselho a destacarem as coisas mais importantes usando cores claras por exemplo um vermelho ou isso, o melhor é destacar os menus mais importantes, realçando-os e dando cores de destaque como (vermelho, verde, ou azul, amarelo, laranja, encarnado) depende do tipo de cor que se adaptar melhor ao forum. Ter um design limpo e fluido é bom, mas também convem destacar e reforçar a ideia de certas categorias etc.

---

Enquanto ao marketplace

Poderiam melhorar as categorias do mesmo

Bem e foi isto, acho que foi o suficiente e espero ter ajudado!  :grin:
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Pessoal vamos pensar sobre isto, para escravizarmos o Nuno por superbocks e telepizza.

Quem alinha num hangout para falarmos todos live uns com os outros a ver se as ideias surgem?
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Gostei bastante do layout e das sugestões do KnowTheGuy.

Também acho que o sistema de pontuação seria util para criar uma área restrita, mas mesmo assim continuaria a não influenciar o pessoal do knowhow a participar muito visto terem de participar publicamente para entrar na area restrita. Apesar que estou na duvida se esse pessoal se mantem aqui pelo forum.. mesmo que não tenham participado muito.
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Gostei das ideias do KnowTheGuy, na organização das coisas e no design.
Quanto à participação, temos que ser realistas, há cada vez menos tempo para o pessoal ir participando aqui, no facebook, em privado, networking.. alguma coisa tem que falhar e infelizmente tem sido o fórum..
Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

A exposição de projectos muito em público não é benéfica. :/ Eu mesmo que sou muito verde nisto já vi um projecto meu ser copiado precisamente no dia a seguir ao ter divulgado para opiniões. Por vezes gostava de partilhar para poderem opinar e ajudar a melhor, mas depois disso fico sempre de pé atrás. :X
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Small update, a experimentar o conceito...

Offline

telmototy 
Membro
Mensagens 51 Gostos 66
Feedback +3

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary Level 5 50 Posts Fourth year Anniversary Third year Anniversary Level 4 Level 3

Small update, a experimentar o conceito...


gosto!! muito de acordo com a moda do minimalismo. por mim, está aprovado!
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Está a ficar no sítio a coisa.  :cool:

- Menu lateral sticky com scroll a mostrar apenas as categorias que se quer promover;
- "Feed" com diferentes secções, mostra o marketplace, seguido dos tópicos recentes e com uma quebra ao quinto tópico para mostrar tópicos em destaque com um layout diferente.

Comentários, feedback?

Offline

KnowTheGuy 
Beta tester
Mensagens 455 Gostos 91
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Quick Poster Level 5 Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary Level 4 Avatar

Está a ficar no sítio a coisa.  :cool:

- Menu lateral sticky com scroll a mostrar apenas as categorias que se quer promover;
- "Feed" com diferentes secções, mostra o marketplace, seguido dos tópicos recentes e com uma quebra ao quinto tópico para mostrar tópicos em destaque com um layout diferente.

Comentários, feedback?



Nuno, não te esqueças da barra de pesquisa é algo que faz muito falta. Se isso gerar demasiados recursos na maquina, podes sempre aplicar um captcha ou limite de tempo entre cada pesquisa!

Deixei algumas ideias, se por ventura caiu no esquecimento e se as quiseres rever. Podes ver AQUI
De resto 5*