← Hosting

Dicas para manutenção de uma conta de alojamento

Lida 2295 vezes

Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Gostaria, que incluíssem neste topico, dicas, tutorials e outras informações que devam ser seguidas periodicamente para manutenção e limpeza de uma conta de alojamento. Alguns ex, são por ex a verificação do espaço em disco, limpeza de logs, analise de error logs, gestão de base de dados, etc...

Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

- Backup semanal, independentemente do que faz o fornecedor, para o PC ou uma conta de FTP externa
Offline

HeM 
Membro
Mensagens 95 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts

Eu vou dar uma dica, depois pagas-me em links. :)

No meu caso, um dos recursos mais importantes e valiosos que tenho é a base de dados. É lá que tenho virtualmente tudo e é de lá que faço dinheiro. Os ficheiros, no meu caso, são sempre recuperáveis, melhor ou pior - basta-me instalar a última versão do software que uso e ter os backups da base de dados para estar a funcionar novamente em 5 minutos (talvez um pouco mais, para recuperar do choque).

O problema é que a base de dados é actualizada todos os dias a toda a hora e como é lógico não posso fazer backups a toda a hora.

Para tal utilizo o cron, um comando linux que corre scripts às horas e dias que tu quiseres - está acessível a partir do cPanel.

Encontrei um script porreiro que faz:
-> backup de todas as bases de dados para um (ou mais) ficheiros
-> liga por FTP a outro servidor e transfere esses ficheiros para um directorio desse servidor
-> apaga os backups nesse servidor que tenham mais de X dias
-> envia-me os mesmos ficheiros de backup para uma conta do Gmail que criei só dedicada a isto
-> envia-me um email a dizer tudo o que fez e se correu tudo bem

Tenho uma conta barata de muitos GB num servidor nos EUA com backups garantidos, que é onde guardo os backups das contas de alojamento *importantes*. Estes backups ficam guardados durante 5 dias no meu caso. Isto é bom porque se houver um problema e eu não souber quando aconteceu, tenho diversos pontos temporais de recuperação.

Logo, tenho, em princípio, 5 backups diários da mesma informação:
-> um ficheiro guardado na mesma conta de alojamento (caso alguém apague a base de dados)
-> um backup feito pela empresa de alojamento (normalmente diário)
-> um backup feito por FTP pelo script para outra empresa de alojamento que nada tem a ver com a original (diferentes países, datacenters, etc.)
-> diversos backups feitos por esta empresa de alojamento externa (mensal, semanal e diário)
-> vários backups sequenciais e duplicados numa conta de email com muitos GB com a confiança do Google

Atrevo-me a dizer que, a não ser que o mundo acabe, muito dificilmente ficarei sem estes dados a não ser que o script dê barraca. Mas mesmo assim, de vez em quando, vou buscar os ficheiros, vejo a integridade dos mesmos e testo a ver se é possível recuperar toda a informação.

Podem encontrar o script aqui:
http://www.ameir.net/blog/index.php?/archives/18-MySQL-Backup-to-FTP-and-Email-Shell-Script-for-Cron-v2.1.html

Desvantagens:
-> tenho dados importantes espalhados por dezenas de sítios... se alguém os apanha...
-> coloca algum stress no servidor e gasta algum tráfego, mas se o serviço está lá é para ser utilizado...

Por outro lado, o meu computador pode pifar, a minha casa pode arder, o meu país pode-se afundar, mas tenho sempre acesso aos meus backups! :D
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Esse script é bom ... mas é necessário criar um utilizador e password universal para todos as base de dados com acesso de leitura apenas. Nunca usar um user apenas para todas as base de dados com acesso de escrita..

É pena não funcionar com ficheiros também.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Depende da password que se colocar no user mas também sou da opinião que uma bd um user..