← Desenvolvimento

Os riscos de quem compra conteúdo

Lida 9681 vezes

Offline

Ivo Pereira 
Membro
Mensagens 661 Gostos 1
Feedback +7

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

No entanto, até podias pagar €30 por um simples artigo. Como vais garantir que não é plagiado?
Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Subscrevo: a 3 ou 4 euros por artigo de 200 caracteres como já tenho visto por aqui à venda, não há milagres.

Para ter conteúdo de qualidade, são necessários  30 a 60 min para escrever um texto de qualidade e original. Cobrar 3 ou 4 euros por isso é pouco mais que o salário mínimo nacional, o que me parece profundamente insuficiente.

200 caracteres (supondo que não seja uma tema com profunda dificuldade) = 4€ Achas pouco?

Vocês trabalham com produtores de "luxo"

Offline

unon 
Membro
Mensagens 175 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

200 caracteres (supondo que não seja uma tema com profunda dificuldade) = 4€ Achas pouco?

Vocês trabalham com produtores de "luxo"



Eu concordo com o Taribo nesse aspecto. Se o cliente pedisse 30 artigos desses por mês saia 120 euros por mês!

Aliás, se eu cobrasse esse preço por um artigo com esse tamanho completamente original sem quaisquer cópias, não tinha o nº de clientes que tenho actualmente.
Offline

njota 
Membro
Mensagens 241 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Eu como criador de conteúdo, deixo sempre claro a quem me contacta que existem determinados temas que me são pedidos sobre os quais não tenho capacidade para escrever. Nessas situações proponho a adaptação de outros artigos já existentes, basicamente pegando nas mesmas ideias e escrevendo um texto diferente. Mas o importante é dizer isto ao cliente e deixar ao critério dele se aceita ou não essa condição.

Em relação ao preço, sinceramente acho que quem produz conteúdo é mal pago, pelo menos vejo por mim, o tempo que perco em pesquisas e tratamento de texto não equivale aquilo que recebo. Infelizmente o dinheiro não abunda e um tipo acaba por se sujeitar às leis da oferta e procura. Não há nada a fazer.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

O que devem procurar é o feedback do produtor de conteúdo antes de fazer a encomenda ;)

Vocês trabalham com produtores de "luxo"

Não concordo contigo. Os freelancers produtores de conteúdo são no geral mal pagos, para não dizer muito mal pagos.

Se tiveres em conta o que é necessário para que um artigo seja de qualidade, percebes que os preços praticados pelos bons produtores é bastante simpático - algo a que infelizmente são obrigados se não quiserem ficar sem clientes.

Claro que o conceito de qualidade é muito relativo, assim como a exigência, e por isso, um bom produtor pode ser trocado por um medíocre que cobre metade do preço. O mesmo se passa com logótipos, design, etc etc. Mas os bons profissionais também comem, vestem e precisam de um tecto, por isso, ou baixam o preço ou arriscam-se a ficar para trás.

Não custa admitir que é esta a realidade de muitos freelancers ;)
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O que devem procurar é o feedback do produtor de conteúdo antes de fazer a encomenda ;)

Não concordo contigo. Os freelancers produtores de conteúdo são no geral mal pagos, para não dizer muito mal pagos.

Se tiveres em conta o que é necessário para que um artigo seja de qualidade, percebes que os preços praticados pelos bons produtores é bastante simpático - algo a que infelizmente são obrigados se não quiserem ficar sem clientes.

Claro que o conceito de qualidade é muito relativo, assim como a exigência, e por isso, um bom produtor pode ser trocado por um medíocre que cobre metade do preço. O mesmo se passa com logótipos, design, etc etc. Mas os bons profissionais também comem, vestem e precisam de um tecto, por isso, ou baixam o preço ou arriscam-se a ficar para trás.

Não custa admitir que é esta a realidade de muitos freelancers ;)

Haja alguém que pensa da mesma forma que eu..
Mas a realidade é que muitos users do +T já recorreram a serviços de qualidade duvidosa, ficaram sem o trabalho ou então foram mal servidos, depois ficam chateados.. Já aconteceu a todos, é a lei da vida e é o que acaba por mostrar a qualidade dos outros..
Offline

Roberto Francisco 
Membro
Mensagens 669 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Na minha opinião o que cria estas situações é o facto de se procurar sempre mais barato mesmo quando sabemos que o serviço já é mal pago.

Podem ser levantas várias questões sobre este assunto, passando por "sobrinhos", profissionais de qualidade que se vêm obrigados a baixar o preço e os que preferem enganar o cliente para fazer mais barato.

Esta realidade não é só de Portugal é também de outros países, só se combate com qualidade e o cliente enganado ou procura um bom profissional e paga mais ou então não contrata.

EDIT: falei de forma generalizada porque eu não produzo conteúdo, mas imagino o que seja escrever 1 ou 2 páginas por meia dúzia de euros!
Offline

Kikip 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Enquanto houver quem cobre preços irrisórios pela criação de artigos, os criadores de conteúdo vão ser sempre mal pagos. Cabe também aos freelancers estabelecer limites, porque se estes fossem respeitados, os clientes eram "obrigados" a pagar para ter o que queriam.

Eu até sou bastante flexível, mas tenho um limite. Infelizmente a maioria continua a querer bons artigos por valores mínimos, alguns deles até anedóticos.
Offline

Luís Sardinha 
Membro
Mensagens 291 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Olá,

Não posso dizer que estou contra as opiniões expostas e não querendo desvalorizar os profissionais da área, julgo que escrever artigos não é propriamente um trabalho para o qual sejam necessárias competências especializadas, como as exigidas a um advogado ou médico, deste modo julgo que por vezes os preços dos artigos estão um pouco inflacionados. Não quero com isto dizer que por vezes o inverso não se passe, todavia neste casos a qualidade acaba sempre por ser muito negativa.

Cumprimentos
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

É a lei da concorrência.
Offline

Luís Sardinha 
Membro
Mensagens 291 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

É a lei da concorrência.

Ainda bem que existe, na generalidade dos casos, é o consumidor que sai beneficiado.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

não li nada do post, mas acredito que seja mais do mesmo

Enquanto houver quem cobre preços irrisórios pela criação de artigos, os criadores de conteúdo vão ser sempre mal pagos. Cabe também aos freelancers estabelecer limites, porque se estes fossem respeitados, os clientes eram "obrigados" a pagar para ter o que queriam.

Eu até sou bastante flexível, mas tenho um limite. Infelizmente a maioria continua a querer bons artigos por valores mínimos, alguns deles até anedóticos.

se achas que és mal paga porque não mudas de vida/emprego?

muita gente se queixa que recebe pouco, que pagam pouco que isto que aquilo.. mas se estão mal o que os impede de mudar? nada, portanto força...

ah ok estamos em portugal...
Offline

Kikip 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Ainda bem que sabes do que falas...
Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O que devem procurar é o feedback do produtor de conteúdo antes de fazer a encomenda ;)

Não concordo contigo. Os freelancers produtores de conteúdo são no geral mal pagos, para não dizer muito mal pagos.

Se tiveres em conta o que é necessário para que um artigo seja de qualidade, percebes que os preços praticados pelos bons produtores é bastante simpático - algo a que infelizmente são obrigados se não quiserem ficar sem clientes.

Claro que o conceito de qualidade é muito relativo, assim como a exigência, e por isso, um bom produtor pode ser trocado por um medíocre que cobre metade do preço. O mesmo se passa com logótipos, design, etc etc. Mas os bons profissionais também comem, vestem e precisam de um tecto, por isso, ou baixam o preço ou arriscam-se a ficar para trás.

Não custa admitir que é esta a realidade de muitos freelancers ;)

Sim, concordo contigo mas 200 caracteres = 4€ não é um preço baixo.

Também é necessário entender o verdadeiro valor de um texto, se fosse fácil rentabilizar o conteúdo de um site os produtores de conteúdo não trabalhavam para os outros.

Aproveito para deixar o meu feedback a 3 produtores de conteúdo aqui do forum:

-fmnj (óptimo tempo de entrega e uma organização fantástica)
-unonweb
-njota
-producaoconteudo.com/Ana Martelo (Nunca trabalhei com elas mas já vi alguns textos e são porreiros)
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ainda bem que sabes do que falas...

quem esta mal muda-se simples..

claro que o andar a pedinchar e a fazer-se de coitadinho é sempre mais fácil..

não importa se sou freelancer/ produtor de conteúdo ou não.. isto é algo que se aplica sempre e não directamente só a ti..

tu é que tens de avaliar o teu trabalho e pedir o preço que achas que ele vale, se arranjares clientes óptimo se não arranjares é porque ou é caro ou não presta o que fazes...
se trabalhares com clientes com noção das coisas arranjas compradores que sabem avaliar o teu trabalho, se trabalhares com canalha é normal que queiram tudo dado..

e depois o barato ou caro é relativo, é a lei da concorrência.. há em todo o lado quantas empresas fecham todos os dias? (empresas que são investidos milhares, não auto-intitulados de freelancers que não tem empresa, não descontam, não gastaram nada etc etc)

quando achas que ganhas pouco no emprego que estas e estas mal mudas-te..

a vida nem sempre é como queremos nem o "mundinho cor-de-rosa" que nos ensinam até ao 12ano...


P.s - isso não é directamente para ti, nem leves a peito.. mas começa a cansar ver toda a gente a fazer-se de coitadinho.. mas é a mentalidade do país..