← Conversa Geral

IRS

Lida 1623 vezes

Offline

Wordpressfan 
Membro
Mensagens 381 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Tenho uma dúvida, vivo em união de facto com a minha namorada. Quantos IRS´s tenho de fazer 1 ou 2?


E quem for casado?
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Terás de confirmar junto de um contabilista ou nas próprias finanças, acho que cada um pode declarar os seus rendimentos separadamente ou então podem declarar juntos.

Vocês têm a mesma morada fiscal?
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

http://pt.wikipedia.org/wiki/União_de_facto

Citar
Aplicação do regime do imposto de rendimento das pessoas singulares nas mesmas condições dos sujeitos casados.

Toma nota que ela pode ficar com a casa, mesmo sendo tua, segundo o código civil.
Offline

Rui Quintas 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Só podem entregar a declaração de IRS em conjunto se tiverem a mesma morada fiscal há, pelo menos, 2 anos. O tempo começa a contar a partir da data em que a morada é alterada nas finanças ou no portal das finanças. Se casarem, é automático.  Importa salientar que antes de optar pela declaração conjunta, verificar se esta  compensa, ou não...
Offline

dblue_one 
Membro
Mensagens 263 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Só podem entregar a declaração de IRS em conjunto se tiverem a mesma morada fiscal há, pelo menos, 2 anos. O tempo começa a contar a partir da data em que a morada é alterada nas finanças ou no portal das finanças. Se casarem, é automático.  Importa salientar que antes de optar pela declaração conjunta, verificar se esta  compensa, ou não...

É isto mesmo, se não tiverem a morada fiscal à 2 anos nessa morada NÃO metam o irs em conjunto!!
Conselho de quem já teve de pagar 5mil euros às finanças por causa desta brincadeira.
Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Acho que tens que viver à mais de 4 ou 5 anos com ela e terem a mesma morada.