A nfsi fez o favor de limitar a ligação a 100Mbps devido a alguns picos na ligação, no entanto fez sem avisar (e às 5h da manhã) e sem pedirem qualquer autorização, 2 horas depois (7h da manhã) deu-se o problema ficando o bastidor sem ligação (curioso dar problemas logo a seguir a terem mudado algo, mas dizem que não tem nada a ver), pouco depois das 8h telefono para a nfsi e dizem-me que está tudo bem com a ligação (não estava) e que iam mandar um técnico ver se existia algum problema com a energia (entretanto fui-me preparando para ir ao datacenter verificar, infelizmente estava em Tomar e não em Lisboa), às 10h20 telefonam-me a dizer que está tudo bem com a energia, os servidores estavam todos ligados, às 10h40 chego ao datacenter e verifico que não há ligação, switch reiniciado e tudo na mesma, ligo directamente o cabo de rede que vem do core da nfsi e tudo na mesma, sem rede, a partir daí o trabalho a realizar (verificações) tinha que ser a partir da nfsi.
As 12h arranjei uma pen da vodafone para poder dar algumas explicações aos clientes (por msn), às 14h40m afirmaram que o problema era do switch da Weblusa e que já tinha avariado 2 portas do core e não o iam aceitar mais na nfsi, para o substituir, foi aí que fui comprar outro switch.
Com o novo switch (temporário enquanto o HP Procurve vai para RMA), a ligação continuou limitada a 100Mbps, o que devido a alguns picos de ligação houve mais algumas falhas, rejeitam-se a retirar a limitação enquanto não explicarmos os picos de tráfego... Estamos a analisar o tráfego (que até agora parece normal).
Ainda falei com o Santo e o Marsupillami, a pedir a opinião deles sobre o caso, é um tanto insólito e anormal, depois do tempo que teve offline, acho que devia uma explicação aos clientes (que também já foi enviado um mail) e até aos novos possíveis clientes e a quem visita os sites por nós alojados.