É um negócio das américas que rendeu aos fundadores do YouTube, Steve Chen e Chad Hurley, mais de 1300 milhões de euros. Trata-se da maior aquisição de sempre do Google, que, assim, vai potenciar uma das plataformas publicitárias mais importantes e com mais futuro na rede, o vídeo.
O YouTube nasceu de uma conversa entre os estado-unidenses Steve Chen (27 anos) e Chad Hurley (29 anos) durante um jantar de amigos. Pouco tempo depois de se lançarem no mercado acabam de fazer um negócio chorudo. Os novos multimilionários tinham, na época, a vontade de criar uma plataforma que pudesse alojar alguns vídeos feitos por eles próprios. Trabalhavam, na altura, na PayPal, empresa de transferência de dinheiro via e-mail. Decidiram-se, então, pela criação do ‘site’ que permite aos seus utilizadores carregar, assistir e compartilhar vídeos em formato digital. De Fevereiro de 2005 até agora foi uma corrida de sucesso e, claro, muito e muito dinheiro.
O negócio significa, na óptica de José Magalhães, amante das novas tecnologias e secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, uma capacidade “considerável de atracção de patrocinadores a nível mundial”. Para o governante, esta operação está “um patamar acima”, pelo que só depois se verá se o preço foi justo ou excessivo. “Eu acho que é excessivo”, sublinha o socialista ao CM.
NÚMEROS
1,3 mil milhões de euros é quanto terá de desembolsar o Google pela a aquisição do YouTube. Tal montante será pago em acções.
100 millhões de vídeos são vistos diariamente, em todo o Mundo, no YouTube, segundo números da empresa, que, assim, é um dos líderes na publicação de vídeos ‘on-line’.
65 trabalhadores integram os quadros do YouTube, aos quais se juntam os dois fundadores. Todos eles passarão a integrar a equipa do Google.
47 por cento de quota de mercado de busca de vídeos ‘on-line’ era detida, em Setembro, pelo YouTube. A Google Vídeos tinha, então, onze por cento.
Autores: Ana Lúcia Sousa / Ana Luzia
Fonte: CM