← Conversa Geral

O bichinho da rádio

Lida 3467 vezes

Offline

genius 
Membro
Mensagens 410 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Olá a todos, por aqui existe muita gente com o bichinho da rádio, eu também já o tive e nunca desapareceu totalmente.
Existem imensas rádios com emissão on-line, mas e, transmissão real por rádio, é apenas uma mera ideia que me paira na cabeça. Sem contar com a parte técnica da transmissão que para mim até não devia ser muito difícil, alguém sabe dizer o que seria necessário legalmente para me fazer pensar mais a sério nisso.
Offline

João Simões 
Membro
Mensagens 1177 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

A nível de licenças para rádios FM pelo que sei são necessárias licenças da parte a ERC e da SPA, mas nada melhor que o fórum Ondas da Rádio para descobir mais sobre este assunto que mexe com a curiosidade e paixão de muita gente :)
Offline

genius 
Membro
Mensagens 410 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A nível de licenças para rádios FM pelo que sei são necessárias licenças da parte a ERC e da SPA, mas nada melhor que o fórum Ondas da Rádio para descobir mais sobre este assunto que mexe com a curiosidade e paixão de muita gente :)


Obrigado, já é uma ajuda.
Offline

Nuno Freitas 
Membro
Mensagens 1040 Gostos 4
Feedback +3

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

A nível de licenças para rádios FM pelo que sei são necessárias licenças da parte a ERC e da SPA, mas nada melhor que o fórum Ondas da Rádio para descobir mais sobre este assunto que mexe com a curiosidade e paixão de muita gente :)
Não só, meu amigo Simões.
É preciso a licença da Anacom. ;) Entre outras licenças não é muito fácil para abrir uma Rádio em FM. Ainda para mais agora não há concursos, caso alguém queira ter uma rádio em FM tem que comprar um estação ou pedir aluguer da mesma, isto de uma forma simples, é claro... ;)
Mas é assim, meu caro "genius", se tiveres uma boa voz, uma voz que se perceba, clara, uma boa dicção certamente que poderás ter lugar numa Rádio Local ou mesmo Nacional. ;) Quem sabe...
Offline

Zompixau 
Membro
Mensagens 511 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu já tive e tenho esse 'bichinho'. Já tive uma rádio e tal, mas amadora. O grande problema é: os direitos de autor.

Ainda não tenho informação acerca dos direitos de autor, quando tiver tempo talvez leia. Vou dar uma vista de olhos nesse fórum.
Offline

genius 
Membro
Mensagens 410 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Bem eu também supus que fosse algo muito complicado, razão qual frisei acima que apenas pairava a ideia na cabeça.
Offline

Zompixau 
Membro
Mensagens 511 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Rádio FM já é muito complexo e é necessário um bom investimento... Uma online é mais acessível. Se obtiveres alguma informação sobre os direitos de autor partilha, também gostava de saber.
Offline

Nuno Freitas 
Membro
Mensagens 1040 Gostos 4
Feedback +3

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Rádio FM já é muito complexo e é necessário um bom investimento... Uma online é mais acessível. Se obtiveres alguma informação sobre os direitos de autor partilha, também gostava de saber.
É mais acessível se não quiseres ter uma Rádio Amadora, caso queiras uma Web Rádio com mais qualidade, mais profissionalização, tens que investir e muito... Muitas pessoas têm essa ideia, uma web rádio não tem custos nenhuns é verdade se quiserem um projecto amador. Nem todas as Web Rádios pagam direitos de autor, se pagassem provavelmente não haveria tantas... ;) 
Offline

João Simões 
Membro
Mensagens 1177 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Não só, meu amigo Simões.
É preciso a licença da Anacom. ;) Entre outras licenças não é muito fácil para abrir uma Rádio em FM. Ainda para mais agora não há concursos, caso alguém queira ter uma rádio em FM tem que comprar um estação ou pedir aluguer da mesma, isto de uma forma simples, é claro... ;)
Mas é assim, meu caro "genius", se tiveres uma boa voz, uma voz que se perceba, clara, uma boa dicção certamente que poderás ter lugar numa Rádio Local ou mesmo Nacional. ;) Quem sabe...

Claro André, tinha-me esquecido da Anacom. E pelo que sei actualmente esta mesma entidade está algumas frequencias para rádios digitais
Offline

STronic 
Elite
Mensagens 546 Gostos 8
Feedback +5

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Search Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Já agora, em relação aos direitos de autor, também estaria interessado em ler sobre isso...

Estou a desenvolver um projecto para uma rádio online interna (numa empresa) mas para audição pública, já temos licenças de reprodução da SPA. Não deverei precisar de mais nada a não ser uma cópia original da música no local de emissão, correcto ?

Poderei ter a biblioteca musical em MP3, dispondo dos originais ?
Offline

tomassantos 
Membro
Mensagens 1061 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Aproveito o tópico para fazer uma questão relacionado com a emissão de música. Um loja, um café, ou outro sitio qualquer também é preciso de pagar a licença da SPA?
Offline

genius 
Membro
Mensagens 410 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

João, não conhecia esse fórum, vai passar a estar na minha lista de visitas regulares.

Quanto às webrádios acredito que se queremos algo mais a sério seja preciso muito mais investimento. Noto isso na On Move FM, que está muito bem estruturada, ao contrário de muitas outras que por aí andam.
Offline

Nuno Freitas 
Membro
Mensagens 1040 Gostos 4
Feedback +3

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Aproveito o tópico para fazer uma questão relacionado com a emissão de música. Um loja, um café, ou outro sitio qualquer também é preciso de pagar a licença da SPA?
Sim, vai a www.passmusica.pt/passmusicaD/?q=node/2. Prefiro a PassMúsica do que a SPA, embora sejam a mesma coisa.

Todos os locais ou serviços radiofónicos deverão estar legalizados. ;) Embora ache o valor um pouco exagerado para os tempos que vivemos. Basicamente gostam de viver muito à custa de quem reproduz e produz as músicas, mas enfim...  :-?

João, não conhecia esse fórum, vai passar a estar na minha lista de visitas regulares.

Quanto às webrádios acredito que se queremos algo mais a sério seja preciso muito mais investimento. Noto isso na On Move FM, que está muito bem estruturada, ao contrário de muitas outras que por aí andam.
Obrigado "genius" pelo teu comentário em relação ao meu projecto, mas ainda está numa fase incial, onde temos um longo período a percorrer. Não é fácil agradar ao nosso público ou a qualquer público que seja. É preciso muito trabalho, dedicação e amor "à camisola".
Muitas das pessoas ou os adolescentes não têm noção como é o Mundo de hoje, pensam assim "ah, vou abrir uma web rádio..." e pronto e muitas delas não pensam no público alvo. Não vão aos desejos desse público, passam uma playlist que em vez dos ouvintes gostarem, não, colocam uma playlist das músicas que gostam. Nós gostamos que os ouvintes dêem sugestões para que possamos melhorar e ir ao encontro do ouvinte. ;) Esse é um dos nossos objectivos. :)
Offline

Zompixau 
Membro
Mensagens 511 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

É mais acessível se não quiseres ter uma Rádio Amadora, caso queiras uma Web Rádio com mais qualidade, mais profissionalização, tens que investir e muito... Muitas pessoas têm essa ideia, uma web rádio não tem custos nenhuns é verdade se quiserem um projecto amador. Nem todas as Web Rádios pagam direitos de autor, se pagassem provavelmente não haveria tantas... ;)  

Mas tens de investir menos do que uma rádio FM.

Foi por isso que quando começei a ler coisas sobre os direitos de autor passava só música do Jamendo. Mas claro que só com música do Jamendo não dá nada.
Offline

Nuno Freitas 
Membro
Mensagens 1040 Gostos 4
Feedback +3

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Mas tens de investir menos do que uma rádio FM.

Foi por isso que quando começei a ler coisas sobre os direitos de autor passava só música do Jamendo. Mas claro que só com música do Jamendo não dá nada.
Sim, por um lado é verdade, mas sendo uma Rádio On-line tens que ser até melhor que uma Rádio Local, mas para isso há que investir e não é de um dia para o outro que se fazem grandes projectos. ;)