← Conversa Geral

Ajuda quando cai em exagero

Lida 9085 vezes

Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Vou para aqui fazer um post que acaba por ser um desabafo, onde muita gente se vai sentir vista.

Não sou nenhum "pro" em nenhuma matéria neste mundo das "internets", mas também não sou aquele nabo que pergunta tudo 20x ao dia, todos os dias e que acaba por ficar na mesma e voltar a perguntar...

Já ajudei alguns utilizadores do +t com coisas básicas, como pequenas alterações de temas WP, instalação de componentes no joomla, traduções de scripts, entre muitas outras coisas.

Mas uma coisa é ajudar de vez em quando, e tentar fazer com que a pessoa perceba para que se desenrasque e um dia também possa vir a ajudar outro...

Agora fiquei lixado (desculpem me o termo) por saber que ando a ajudar pessoas a fazer coisas que lhes vão dar a ganhar a elas, exemplo (para não referir exactamente o que estou a falar), andam me a pedir ajuda para fazer instalações de wordpress, instalar e configurar os  plugins essenciais...

Eu no inicio fazia isso com muito gosto, sem pedir nada em troca. Fazia contactos e amigos...
A parte má, é que eu faço isto como serviço pago para muita gente e calhou começar a ajudar uma pessoa nestas coisas sem pedir nada em troca, não é que venho a descobrir que essa pessoa se intitula de webdesigner ou webmaster e anda a vender serviços nos quais em ando a ajudar sem cobrar nada?

Mais um daqueles pseudo-profissionais, que vende algo do qual não percebe mesmo nada, mas o pior é quando anda alguém por de trás a fazer lhe o trabalho todo.

Também vos acontecem coisas destas regularmente, ou sou eu na minha pouca experiência de vida que devo começar a abrir os olhos?


Edit: quando digo ajudar, é fazer quase 80/90% do trabalho.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Bem isso é frustrante e acredito que te dê vontade de deixar de ajudar, embora também não se possa julgar os justos pelos pecadores.

O que podes fazer futuramente é em vez de dares o peixe, ensinares a pescar, nem que recolhas num notepad alguns links básicos da instalação do wordpress, configuração inicial, etc, e quanto te pedem ajuda forneces esses artigos. Estás a ajudar pois já tens a informação compilada, mas ao mesmo tempo obrigas a pessoa a estudar os artigos e a fazer as coisas por si própria ;)
Offline

euluism 
Membro
Mensagens 975 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

X2

A um cliente nosso tudo bem, mas que não venda o que nós fazemos como é óbvio...

Acontece, tens de conseguir moderar isso. Dizer que epah coiso e tal ajudo-te mas são 5 euritos... Assim ou pagam ou passam a pesquisar sozinhos.

É chato, já pensas-te no tempo que perdes a responder a pequenas questões que não tem nada a ver com o que vendes ? Vai somando faz um teste. Até colas.

Impõe a essa pessoa uma regra eu ajudo-te com as tuas questões, mas vão 10€ mensais por exemplo...

Não é cliente? Muita dúvidas? Explicas e pede que sejas tu a fazer porque tentou e não sabe? Torna-se chato? Bloqueia no messenger . final  não perdes nada só ganhas
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Só tens é que denunciar esses casos. A maioria das pessoas são simplesmente mal agradecidas, têm mentalidades infelizes.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

O meu problema é as vezes já estar tão chataedo que tenho medo de ser mal educado e ficar mal visto...

Por exemplo, eu quando pergunto alguma coisa até me custa. Exemplo, há dias disse algo ao Luis sobre o meu VPS e é chato porque o Luis vende os VPS dele e eu não era cliente dos serviços dele.
Acho que também não exagerei no que perguntei, mas são coisas que custam...
O mesmo com o Celso, e mesmo com o Cenourinha

Agora percebermos que estamos a fazer uma coisa de boa vontade, para alguém tirar partido dela descaradamente, deixa marcas muito fortes. Parece mesmo que estão a gozar connosco...
Offline

Tiago Martins 
Membro
Mensagens 932 Gostos 9
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O meu problema é as vezes já estar tão chataedo que tenho medo de ser mal educado e ficar mal visto...

É normal que isso te aconteça, ajudar é muito bonito, mas nunca deixes que abusem de ti, o que não falta por ai são pessoas com falta de ética.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Vou começar a ajudar mais superficialmente, e meter aqui de lado uns links "para oferecer" como sugeriu o ac99.

Na pior das hipóteses faço um preçário de ajudas (joking)  :lol:
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O pior mesmo é quando as pessoas pensam que as coisas se fazem facilmente ou às "3 pancadas" e por as ensinarmos a fazer assim elas já conseguem fazer assado...

Eu compreendo o que estás a dizer. A maioria de nós já anda nisto à meses e anos e foram precisos esses meses e anos para sabermos fazer o que sabemos hoje fazer, e é complicado ver malta que em minutos quer aprender TUDO o que sabemos.
Offline

João Pacheco 
Membro
Mensagens 226 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Nem mais Luís. Não é só uns desenhos , mudar umas linhas de código... O que desenhar? O que mudar no código? Inicialmente (o que muitos detestam e ficam-se por ai) é preciso ler, ouvir e aplicar, não é já saber algo e avançar logo a matar para ganhar uns trocos...
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Bem ajudar não faz mal a ninguém e de certa maneira até ficamos felizes com isso.

Eu não tenho sido muito participativo no fórum porque sinceramente não acho que o balanço entre aquilo que perguntei e aquilo que ajudei fosse positivo.

De qualquer forma, ajudamos porque queremos e sinceramente o que quero agora é trabalhar nos meus projectos.


Penso que quem procura ajuda não a deve ter com garantida como nós não a tivemos e para mim as ajudas podem ser encaradas com as licenças Open Source, eu partilho tudo mas acho bem que a pessoa que recebeu essa ajuda a partilhe também.

Continuação de bom trabalho
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

mestreamateur falaste muito bem, e o espírito é esse.
Citar
eu partilho tudo mas acho bem que a pessoa que recebeu essa ajuda a partilhe também.

És um bom exemplo duma pessoa que ajuda bastante, no meu tópico do LIXADO vê-se as dicas todas que me deste, até me mandaste uma vez uma lista de directórios para submeter o blog. E eu agora sou capaz de ajudar alguém da mesma forma.
Agora imagina que tu me deste e eu agora vou vender a lista, que por acaso são os favoritos do teu browser.

Foi isto que me tocou...
Eu vou continuar a ajudar, vou ter é mais cuidado com aquilo que "dou" e a quem dou.
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu normalmente olho para a dúvida e tento perceber se de facto é uma dúvida ou se é algo que o Google nos responde em 10 segundos...
Offline

HawK 
Membro
Mensagens 1698 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

É chato estares a ajudar as pessoas de boa vontade e elas receberem por isso, sem dúvida que quem faz isso (pede e recebe a ajuda) tem uma falta de respeito enorme.
Mas isso não é razão para deixar de ajudar os outros, eu já varias vezes precisei de ajuda, e recorri ao Mais-Tráfego, tal como já ajudei o máximo que pude. Mas esses casos não se podem evitar, infelizmente.
Offline

fantas 
Membro
Mensagens 303 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

Aconteceu algo semelhante comigo, adicionaram-me a pedir ajuda não me lembro do membro so me lembro do domínio e aos poucos deixava-me iludir quando dava por mim, tinha-lhe feito a papinha toda.
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Não és obrigado a fazer nada Jóni. Simplesmente diz... não! Por outro lado, como disse o ac99, ensina a pescar e não andes tú sempre com a cana na mão. O pessoal costuma abusar da boa vontade das pessoas. Tens de ser firme e dizer NÃO!