← Marketing

12 horas depois...

Lida 2095 vezes

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Ontem à meia noite comecei a programar uma automatização (atenção que o meu português está a falhar depois destas horas todas :D).

Basicamente programei um script no macro express para aceder a uma categoria das p.agina.s ama.relas e recolher os vcards de cada negócio presente nessa categoria.

O objectivo, em primeiro lugar, foi praticar "isto" da automatização, e quem sabe oferecer mais um serviço às empresas ofuscadas por trabalhos repetitivos. Estes programas permitem automatizar praticamente tudo que fazemos no computador!

Por outro lado, tenho um modelo de negócio que quero testar e conseguir contactos com esta segmentação é excelente.

Recolher todos os dados um a um é cansativo, chato e fica sempre para outro dia (se eu tivesse uma empresa para admitir os estágios profissionais, que os nossos queridos políticos andam a promover, já sabia a quem dar este trabalho :D).

Com esta automatização consigo recolher 20 contactos em cerca de 5 minutos (e é praticamente mãos livres - excepto quando para por causa de um bug!). A maioria dos contactos inclui o nome da empresa, telefone, fax, email e url.

ATENÇÃO: Não pensem que vou "sacar" as amar.elas todas para fazer spam massivo! ;)

Devo criar listas de contactos muito segmentados para o envio de UMA proposta de serviços relacionada com o sector - não irá certamente "magoar" nenhuma caixa de correio, telefone ou endereço de email.

Testei já em algumas categorias e, mais bug, menos bug, resulta. Não tarda nada tenho o outlook amarelo :D

Fica aí um video (que está uma m#$%&/ - ficou muito distorcido...)

Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Já há uns scripts em open source bastante bons para fazer isso.
Se pesquisares no codeplex ou sourceforge por scraper, data scraper, web scraper, etc, encontras muita coisa.
Alguns é só parametrizar, outros precisam de umas afinações, mas 95% do trabalho já está feito.
Offline

João Simões 
Membro
Mensagens 1177 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Por acaso é uma coisa que ás vezes dá um jeitão, como tu disseste para enviar propostas de serviços
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Já há uns scripts em open source bastante bons para fazer isso.
Se pesquisares no codeplex ou sourceforge por scraper, data scraper, web scraper, etc, encontras muita coisa.
Alguns é só parametrizar, outros precisam de umas afinações, mas 95% do trabalho já está feito.

Uma coisa é scrapar, outra coisa é automatizar um processo. Duvido que qualquer software pre feito consiga fazer aquilo que estou a fazer através da criação de uma macro:

- navegar até uma série de paginas automaticamente (todas as paginas com os resultados de uma categoria)
- clicar em cada link (empresa) e abrir a página respectiva
- clicar no link que faz o download do vCard
- fechar a página da empresa
- repetir o processo até concluir todos os resultados programados.

Por outro lado, a automatização permite muito mais do que "scrapar". Criei uma macro há dias que faz:

- abre o WHM e cria uma conta de alojamento
- preenche um folha do excell com os dados do plano e responsável
- regista o domínio (insere dados de registo, nameservers, password)
- adicionar link aos favoritos
- cria pasta no outlook (para receber mensagens relativas a este plano)
- envia email ao cliente com os dados de acesso

Este era o processo manual que tinha de fazer. Não é que demorasse muito tempo mas era chato por ser repetitivo. :D

Tb sei que o software pro WHMCS e outros automatizam tudo, mas não me compensa monetariamente. ;)
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Uma coisa é scrapar, outra coisa é automatizar um processo. Duvido que qualquer software pre feito consiga fazer aquilo que estou a fazer através da criação de uma macro:

- navegar até uma série de paginas automaticamente (todas as paginas com os resultados de uma categoria)
- clicar em cada link (empresa) e abrir a página respectiva
- clicar no link que faz o download do vCard
- fechar a página da empresa
- repetir o processo até concluir todos os resultados programados.

Há bons programas de scraping, mesmo de uso livre,  que permitem fazer isto tudo. Penso que até com ganhos consideráveis de rapidez.
Mas só servem para navegar e recolher dados de páginas web.
Citar
Por outro lado, a automatização permite muito mais do que "scrapar".
Quanto a automatização de processos que tem a ver com operações no computador local, aí claro, já ter que ser outra solução. Aliás essa que referes, apesar de conhecê-la mal, parece-me bem conseguida.