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Como é que as marcas pode lidar com o e-feedback?

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asturmas 
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Sim asturmas, julgo que tenha sido eu. Nessa caso, o utilizador teve o objectivo de difamar uma empresa, neste caso é diferente.

Imaginem um artigo para feedback do serviço de apoio da XPTO. Vai haver pessoas a falar bem e outras a falar mal (certamente)...se eu tiver que apagar os que falam mal por ordem da empresa XPTO o artigo de feedback deixa de fazer sentido :/
Na minha opinião a menos que hajam provas de que o feedback é falso (quer para o bem quer para o mal) é um feedback legitimo.

Chama-se liberdade de expressão, quando chega a mentira chama-se difamação.
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Jerson 
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Por exemplo quando se remove um feedback, mesmo que com razão, os efeitos podem ser negativos para a empresa e o acto ser compreendido como um género de censura por outros utilizadores/clientes que não sabem o que se passa.

A liberdade de expressão é um dos princípios basilares da Internet, qualquer empresa deve considerar isso antes de andar a tentar remover ou atacar um feedback negativo.

A empresa deve agir sempre de forma profissional e com serenidade, por exemplo uma resposta curta, simples e educada chega. Às vezes nem é necessário a própria empresa responder porque outros clientes satisfeitos tratam disso.

No final a resposta vai depender também do tipo de companhia que estamos a falar, por exemplo a UFC (empresa de desportos de combate dos Estados Unidos) tem para lá o presidente a mandar à merda seguidores do twitter ou a chamar-lhes cromos e algo semelhante. Mas neste caso o perfil pessoal dele e da própria companhia permite isso, mas é sempre um risco e as coisas podem correr mal, como até já correram.

Talvez o mais importante seja estar-se preparado e não reagir de forma intempestiva. Já os trolls e os grandes idiotas, esses vão sempre andar na web e nenhuma empresa deve perder o seu tempo com eles.
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diogoosorio 
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O consumidor tem cada vez mais poder e é essa a (verdadeira) magia da Internet, dar voz e visibilidade a quem antes não tinha nenhuma (por mais incorrectas que as argumentações possam ser). É um equilíbrio muito delicado e julgo que é uma das grandes razões que lá fora (e cá dentro a uma menor escala) se vêm cada vez mais pessoas que lidam apenas com a imagem no Mundo digital das marcas (gestão de Social Media) é exactamente essa .

Pessoalmente sou da opinião que a censura tem muito potencial para correr mal. Casos da Ensitel, da EDP foram exemplo disso a larga escala (hello Streisand). A verdade é que se tens o azar de apanhar uma pessoa que até se saiba "mexer" na Internet, ao censurares tens uma hipótese muito grande da coisa correr mal e em vez de um comentário mau, passas a ter dezenas (aos quais não conseguirás obviamente dar resposta).

Por outro lado também não sou apologista de que se deva "baixar as calças", sempre que alguém vem argumentar qualquer coisa negativa. É um equilíbrio delicado e consome tempo, mas sou apologista de que nessas situações contra argumentar com a análise da situação de quem está "do outro lado" (a Marca) de forma educada e objectiva ainda é a melhor política.

Num segundo momento, convidar quem te está a "atacar" para uma conversa pessoal (na Internet a malta esquece-se que quem está por detrás das empresas também são pessoas) - a maioria das pessoas tornam-se muito mais razoáveis quando falas pessoalmente com elas por telefone.

Se tudo falhar e se de facto julgas que a razão está do teu lado, apresentas os factos da maneiras que os vês e tentas minimizar os danos. Os tempos dos "DMCA" aos comentários que não são do agrado de quem é visado neles estão no seu fim...
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raugusto 
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Miguel a tua pergunta é bastante abrangente. Referes-te mais a casos que alguem da um feedback negativo sobre uma terceira empresa num site teu? ou quando uma empresa presente offline lida com feedbacks negativos existentes em outros sites da web?
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Miguel Lucas 
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Miguel a tua pergunta é bastante abrangente. Referes-te mais a casos que alguem da um feedback negativo sobre uma terceira empresa num site teu? ou quando uma empresa presente offline lida com feedbacks negativos existentes em outros sites da web?

A primeira hipotese rui
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raugusto 
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já aconteceu muitas vezes eu ter que lidar com estas situações. Há muitas delas em que a marca ou empresa afectada não chega a dizer nada e há váios contributos a favor ou contra a empresa que eu deixo ficar online. No entanto, quando há uma situação dessas e a empresa solita a remoção de conteudos eu tento que se esclareça primeiro a situação e só depois removo o conteudo. Se as coisas não foram claras e se tratar de um contributo válido, não deve ser removido.
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Miguel Lucas 
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Obrigado a todos pelo contributo..
Vou repensar então a minha ideia :)
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raugusto 
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mas se tiveres um caso concreto podemos tentar ver isso melhor.