← Hosting

File System Check and Repair (FSCK)

Lida 1928 vezes

Offline

zorreta 
Membro
Mensagens 850 Gostos 2
Feedback +10

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Signature Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Citar
I apologize for the trouble you're experiencing. This server is currently undergoing a File System Check and Repair (FSCK). Essentially, this is a procedure in which disks with corruption are repaired, to maintain disk integrity and prevent data loss, or to prevent total disk failure. This isn't typical maintenance, and is done in response to extraordinary circumstances.

Tenho a maior parte dos sites em baixo, pedi suporte e foi o que me disseram. Isto significa que os meus dados podem estar em risco?

Obrigado
Offline

Ivo Pereira 
Membro
Mensagens 661 Gostos 1
Feedback +7

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Sim.

Nunca em casos normais os discos poderiam estar em perigo de estarem corrompidos, caso não existisse uma anomalia no servidor deles ou algum script que te tivesse puxado demasiado por algum recurso do servidor.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Os dados estão sempre em risco, mesmo em raid 1 a controladora pode falhar, por isso é recomendado backups noutro disco ou mesmo noutro servidor para garantir os dados, a necessidade de fsck não quer dizer que haja algum problema com os dados.

Num disco existe 2 partes fundamentais, os blocos escritos e a tabela de ficheiros que indica em que bloco está o ficheiro, nome, entre outros pormenores, o que muitas vezes acontece é que essa tabela fica corrompida com alguns dados mal apagados e por isso o fsck vai corrigir a tabela sem que haja qualquer dano. A necessidade de um FSCK pode ter muitas razões e é complicado dizer o problema só por aí, tens que esperar pelo fim do fsck para te darem uma resposta mais completa.

Não sei que serviço tens, no caso do aluguer de servidores, e principalmente nas grandes empresas, reutilizam os discos de cliente para cliente e por vezes os clientes apanham com discos que já não estão muito bons e depois dá problemas.
Offline

Ivo Pereira 
Membro
Mensagens 661 Gostos 1
Feedback +7

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Os dados estão sempre em risco, mesmo em raid 1 a controladora pode falhar, por isso é recomendado backups noutro disco ou mesmo noutro servidor para garantir os dados, a necessidade de fsck não quer dizer que haja algum problema com os dados.

Num disco existe 2 partes fundamentais, os blocos escritos e a tabela de ficheiros que indica em que bloco está o ficheiro, nome, entre outros pormenores, o que muitas vezes acontece é que essa tabela fica corrompida com alguns dados mal apagados e por isso o fsck vai corrigir a tabela sem que haja qualquer dano. A necessidade de um FSCK pode ter muitas razões e é complicado dizer o problema só por aí, tens que esperar pelo fim do fsck para te darem uma resposta mais completa.

Não sei que serviço tens, no caso do aluguer de servidores, e principalmente nas grandes empresas, reutilizam os discos de cliente para cliente e por vezes os clientes apanham com discos que já não estão muito bons e depois dá problemas.
Já aprendi alguma coisa hoje. :)