← Conversa Geral

Dúvidas em criação de Blog

Lida 4390 vezes

Offline

Trainer 
Membro
Mensagens 6 Gostos 1
Troféus totais: 4
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Level 1 First Post One year Anniversary

Olá a todos,

Tenho 1 projecto pessoal que consiste em criar 1 blog sobre saúde e desporto. O problema neste momento estáno tema e do alojamento a escolher. Pesquisei em vários blogs sobre o assunto e muitos artigos que li recomendam de tudo. Vou dar alguns dados para ver se alguém me consegue dar umas dicas actuais.

- Tema: Wordpress. Talvez algo do estilo "Blog/Magazine". Deverão ser lançados artigos regularmente, cada 1/2 dias, pelo que o tema deverá ajudar a ter tudo bem organizado.

- Alojamento: partilhado ou partilhado wordpress ou VPS?
Sei que os partilhados são os mais economicos mas podem tornar o blog mais lento e não aguentar caso haja 1 pico de acessos. Em termos de VPS nunca trabalhei com nenhum, se escolher VPS gerida seria como 1 alojamento partilhado em termos de gestão geral? Ou seria muito diferente?

 Se alguém me conseguisse ajudar era bastante importante pois estou estagnado e quanto mais pesquiso mais dúvidas aparecem e acabo por não saber se a informação que recebo é actual.
Offline

Trainer 
Membro
Mensagens 6 Gostos 1
Troféus totais: 4
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Level 1 First Post One year Anniversary

Alguém pode dar uma ajuda?
Offline

epilifalerav 
Membro
Mensagens 362 Gostos 81
Feedback +6

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Em relação ao theme sim pode ser um da categoria  "Blog/Magazine" é conforme o teu gosto mas que seja responsivo.
Quanto ao alojamento deves ir por um partilhado é muitíssimo mais barato e para já serve, porque até teres acessos suficientes para deixar de servir vai ter um caminho a percorrer.
Offline

kalaio 
Beta tester
Mensagens 52 Gostos 7
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary 50 Posts Level 5 Linux User Windows User

Em relação ao theme sim pode ser um da categoria  "Blog/Magazine" é conforme o teu gosto mas que seja responsivo.
Quanto ao alojamento deves ir por um partilhado é muitíssimo mais barato e para já serve, porque até teres acessos suficientes para deixar de servir vai ter um caminho a percorrer.

Digo o mesmo, o partilhado é mais que suficiente. Recomendo um tema "light" sem grandes carregamentos de javascript e imagens e instalação de plugins que optimizem a velocidade do website.
Offline

Trainer 
Membro
Mensagens 6 Gostos 1
Troféus totais: 4
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Level 1 First Post One year Anniversary

Desde já agradeço aos dois as respostas!
Em relação ao alojamento poderei escolher 1 básico (partilhado) e mais tarde quando começar a ter algum tráfego passar para vps, recomendam alguma empresa que tenha 1 serviço de alojamento partilhado razoável e vps gerido e que ajude depois nesse upgrade?

Quanto ao tema tenho andado a ver características como seo, responsivo, design profissional... O Problema é que há demasiados para escolher.
Offline

epilifalerav 
Membro
Mensagens 362 Gostos 81
Feedback +6

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Em relação ao alojamento tens vários aqui no forum anunciados e com feedback, podes ver aqui: http://forum.maistrafego.pt/index.php?board=5.0

O theme é algo que tens de decidir tu. Podes ver aqui: https://themeforest.net/
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Desde já agradeço aos dois as respostas!
Em relação ao alojamento poderei escolher 1 básico (partilhado) e mais tarde quando começar a ter algum tráfego passar para vps, recomendam alguma empresa que tenha 1 serviço de alojamento partilhado razoável e vps gerido e que ajude depois nesse upgrade?

Quanto ao tema tenho andado a ver características como seo, responsivo, design profissional... O Problema é que há demasiados para escolher.
O alojamento na fase inicial sem muitas visitas não é vital. Quanto ao theme escolhe pela usabilidade, navegabilidade e velocidade, esquece isso do SEO no theme porque é uma treta, se não fizeres o trabalho de SEOpor ti bem que estás tramado. Agora um theme responsive é importante porque cada vez mais o trafego está a ser mobile e para a google é importante que o site tenha versão mobile ou seja responsivo.
Offline

Trainer 
Membro
Mensagens 6 Gostos 1
Troféus totais: 4
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Level 1 First Post One year Anniversary

O alojamento na fase inicial sem muitas visitas não é vital. Quanto ao theme escolhe pela usabilidade, navegabilidade e velocidade, esquece isso do SEO no theme porque é uma treta, se não fizeres o trabalho de SEOpor ti bem que estás tramado. Agora um theme responsive é importante porque cada vez mais o trafego está a ser mobile e para a google é importante que o site tenha versão mobile ou seja responsivo.

Ando a ver estes baseados no estilo Magazine disponíveis na EnvatoMarket na ThemeForest :
- Newspaper: https://themeforest.net/item/newspaper/5489609
- Sahifa: https://themeforest.net/item/sahifa-responsive-wordpress-news-magazine-newspaper-theme/2819356
- Maddux: https://themeforest.net/item/maddux-responsive-news-magazine-blog-theme/10190825
- Voice: https://themeforest.net/item/voice-clean-newsmagazine-wordpress-theme/9646105

Ou da elegantthemes:
- Extra: https://www.elegantthemes.com/gallery/extra/

Não conheço nenhum deles, apenas sei o que leio em reviews. Alguma dica sobre eles ou até outros que me possam ter escapado?

Offline

Lucas Web 
Membro
Mensagens 54 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Na minha opinião, uma vez que uso num projeto, o Newspaper é muito bom. É versátil, uma vez que se adapta a vários tipos de blogs, tem uma versão responsiva e é atualizado com regularidade. E, como já deves ter constatado, tem ótimas críticas também. O painel de controlo do tema é bastante intuitivo, pelo que podes configurar facilmente o mesmo também.
Offline

pmra 
Membro
Mensagens 155 Gostos 1
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Na mythemeshop.com tens bons temas, responsivos, rápidos e para quase todos os gostos,
Offline

Trainer 
Membro
Mensagens 6 Gostos 1
Troféus totais: 4
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Level 1 First Post One year Anniversary

Na mythemeshop.com tens bons temas, responsivos, rápidos e para quase todos os gostos,

Sim há, podes indicar algum em específico? É que há por aí muitos bons temas, o problema é que muitos são parecidos e fica dificil escolher apenas 1.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Sim há, podes indicar algum em específico? É que há por aí muitos bons temas, o problema é que muitos são parecidos e fica dificil escolher apenas 1.

Sinceramente, na minha opinião, estás a preocupar-te demasiado com isso.
Eu preocupava-me em por o site de pé (com uma tema free mesmo), encher de conteúdo, começar a ter visitas, e a ter utilizadores que voltam ao site.

Ai depois de começares a ver esse crescimento, podes começar a procurar um tema fodastico que deixe o teu site como queres.
É a minha opinião e é o que eu faço.

Acho que outros podem dizer o mesmo.
Offline

epilifalerav 
Membro
Mensagens 362 Gostos 81
Feedback +6

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

pois o tema para mim é das coisas com que menos me preocupo é free e ajusto o que achar necessário.