← Conversa Geral

Máquinas Fotográficas

Lida 4098 vezes

Offline

Vitor Teixeira 
Membro
Mensagens 1527 Gostos 9
Feedback +21

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Eu sempre gostei de fotografia, e nos jantares aqui de Natal e Aniversários de família era sempre eu o fotografo de serviço, e até que saia algo em condições, mas agora quero levar isto um pouco mais a sério e quero comprar uma boa máquina fotográfica.

Alguém mais dentro do assunto poderá me indicar uma boa máquina, tenho 250 euros que posso gastar. Ou seja o preço não pode ultrapassar muito esse dinheiro.

Obrigado.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Se queres uma boa máquina sugiro que poupes pelo menos 500€. Comprei uma g11 e estou super satisfeito. Tira fotos muito boas.

Mas espera aí... Tu não querias um portátil? Não querias um macbook? Queres uma máquina agora? :P Decide-te rapaz...
Offline

João Pacheco 
Membro
Mensagens 226 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

250€? Uma boa máquina  :-k uma digital talvez...

Tenho uma Sony A380 de 14.2 mp e foram 600€. Se for para levar isto mais a sério tens que investir dentro deste preço.
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

250€ para poderes evoluir na fotografia não é possível, não que não se arranje uma boa máquina por esse valor, simplesmente não evoluis porque é uma point-in-shoot..

Junta mais, talvez uns 500/600€ e compras uma SLR de entrada de gama e já podes começar a brincar, e a levar mais a sério..

Agora, se as coisas que levas a sério são passageiras, não te vires para a fotografia.. é um hobbie extremamente caro!
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

€250 é curto mas para te iniciares pode ser suficiente... não sejas muito exigente no inicio, não tens dinheiro para uma máquina profissional e provavelmente não precisas. Para entrar neste mundo procura algo que seja competente e com algumas caracteristicas especiais para aprenderes o básico e evoluíres.


A FNAC ainda à pouco tempo tinha a Nikon D40 + uma lente qualquer a menos de €250, a Sony DSLR-A100W já está à alguns anos no mercado e é uma máquina desenrascada, deve rondar o €250.

Não são máquinas profissionais nem recentes mas também não és profissional, estas podem servir para o que tu queres...



Quando tiveres dinheiro e experiência vais para uma micro 4/3, como um Olympus PEN E-PL1 (é lindíssima) ou para uma EVIL como a NEX-5 da Sony.

Quando fores milionário viras-te para uma Leica M9 “Titanium” Edition (uma verdadeira peça de arte).


 :cool:


Cumps
Offline

Vitor Teixeira 
Membro
Mensagens 1527 Gostos 9
Feedback +21

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Se queres uma boa máquina sugiro que poupes pelo menos 500€. Comprei uma g11 e estou super satisfeito. Tira fotos muito boas.

Mas espera aí... Tu não querias um portátil? Não querias um macbook? Queres uma máquina agora? :P Decide-te rapaz...

Por isso não querer gastar os tais 600 euros numa máquina. O macbook já está definido ao tempo.

Mas para iniciar no ramo o preço que disse não serve? Queria levar mais avante isto. Mas queria iniciar-me e não comprar logo alta máquina.
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Por isso não querer gastar os tais 600 euros numa máquina. O macbook já está definido ao tempo.

Mas para iniciar no ramo o preço que disse não serve? Queria levar mais avante isto. Mas queria iniciar-me e não comprar logo alta máquina.

Procura por negócios em segunda mão.

Uma Canon 300D + 18-55 + 70-300 deve rondar esses valores.. Ou a tal Nikon d40 + uma ou duas lentes já ajuda..

Aposta na parte técnica.. saberes o mínimo e saberes mexer na máquina de olhos FECHADOS!
Se tiveres a vontade de levar isto à vante, quando tiveres um trabalho, não podes pedir aos noivos para esperar para eles darem o beijo e tu acertares com a máquina (era só um exagero para perceberes a importância que é conheceres as funções básicas de uma máquina).

Se precisares de uns toques do que comprar apita.. ou contactos de fóruns/blogs/sites na área também se arranja...
Offline

Vitor Teixeira 
Membro
Mensagens 1527 Gostos 9
Feedback +21

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Obrigado Ana, se precisar de mais alguma ajuda entro em contacto contigo.
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu vou contra ao que todos disseram e dizer que para quem quer iniciar, 250€ (talvez uns 300€) chega perfeitamente. Não para uma SLR como é óbvio, mas para uma point-and-shoot como a Ana falou e "criticou" (com razão, só para ficar claro).

Obviamente que o ideal é uma SLR, nem que seja o mais básico que existe. Isto é ponto aceite sem dúvida. Mas o ideal não é o minimo necessário na minha opinião.

Para começares, uma boa máquina compacta é suficiente. E quando digo boa máquina digo uma que tenha as típicas funções manuais porque é isso que interessa. Vais estar limitado na lente como é lógico e vais te deparar com muitas situações em que a lente simplesmente não vai dar para o que queres.

Eu penso que para começar, chega. Mas repito, o ideal seria uma SLR, claro.

Para complementar algo que a Ana disse, a fotografia é um hobbie caro e para além disso dá trabalho e vais precisar de muito tempo a fazer experiências e a brincar com a máquina. Com isto quero dizer que apesar de teres esse interesse todo em fotografia, podes vir a não gostar tanto depois. E se for esse o caso, andaste a gastar dinheiro para nada. Ou seja, o que quero concluir é que uma compacta com funções manuais talvez te sirva para já, pelo menos para começares.

Pessoalmente tenho uma compacta há bastantes anos, gosto de fotografia e foi com essa máquina que comecei. Estou muito limitado mas não tenho dinheiro para mais e tenho de fazer o que posso com o que tenho, infelizmente é assim. Para mim é somente um hobbie mesmo e tenho outras prioridades do que dar balúrdios por câmaras e lentes, para um simples hobbie. Mas claro, gostava de ter uma melhor, mas não tenho $$$ para isso.

A máquina que tenho é uma Canon A640 e custou-me 300€ na altura (à coisa de 3 ou 4 anos). Não sei como andam as coisas nos dias de hoje a nível de modelos/preços. Mas algo parecido com a minha, acho que chegava para começares. A não ser que não te importes de comprar algo em segunda mão, talvez arranjes melhor a preços semelhantes.

Para referência, podes ver as fotos que tenho feito com ela aqui:
http://nazgulled.gfxartist.com

Nota 1: A "Newborn Asleep" e "Gloaming Day" não foram tiradas com esta minha Canon mas sim um modelo mais antigo e uma Sony (respectivamente), ambas compactas.

Nota 2: Tirei umas na praia muito recentemente e considero as minhas melhores fotos, mas ainda não as disponibilizei na net para além de umas 3 delas que foram para um concurso no Facebook; submeti 3, se conseguirem ver, uma delas é esta (tem é demasiada compressão do próprio FB):
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=473213030984

PS: Peço desculpa pela publicidade gratuita lol, a intenção é mostrar ao Vitor que até se pode fazer fotos em engraçadas (acredito que alguns não achem nada de especial, mas também não são assim tão más quanto isso, algumas pelo menos) com uma compacta e que para começar, serve.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Começa com o telemóvel. ;)

Se tiveres jeito depois começas a gastar dinheiro. lol :P

Nokia 5800 + Photoshop = http://lturl.net/86565 ;)
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Antes de comprares uma máquina, devias começar por ler exaustivamente revistas (existem várias, como a "O mundo da fotografia online", mas não te sugiro nenhuma porque não sou leitor) e sites da especialidade. Para aplicares o que lês, podes usar uma máquina qualquer que já tenhas... Quando estiveres à vontade com os termos técnicos e tudo mais, aí deves comprar uma em segunda mão (como a Ana sugeriu), por ser muito mais barato. Depois deixas de ter limites e a evolução é imprescindível!

E este processo é aplicado em tudo aquilo que queiramos começar a fazer...
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Começa com o telemóvel. ;)

Se tiveres jeito depois começas a gastar dinheiro. lol :P

Nokia 5800 + Photoshop = http://lturl.net/86565 ;)
Também é uma ideia mas por mais jeito e olho que se possa ter para a coisa, a qualidade das fotos nunca são grande coisa.

A não ser que seja um telemóvel tipo bué de fixe com uma câmara XPTO, mas ao preço de telemóveis assim, mais vale comprar uma máquina mesmo.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Por telemóvel fica-se sempre limitado, mas se for apenas um hobbie para descontrair e fazer algumas fotografias interessantes não acho que seja preciso gastar uma "fortuna". Tenho aqui na gaveta uma Canon com macro de 1cm (A480) que só me custou 100€, já fiz fotos bem porreirinhas com ela, só peca na falta de zoom (3,3X, não dá para nada...).

Agora para fazer algo mais a sério, mais vale investir numa SLR sim, acaba por ficar mais barato do que comprar point-and-shoots umas atrás das outras ;)
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Sim, mas ele vai comprar uma maqui e se for preciso depois encosta-a para o lado.

Se gosta de fotografia que pegue numa maquina digital e que vá tirar fotos ao que gosta, não precisam de ser fotos boas, é só para ver se deve continuar ou se é apenas uma fase e depois encosta para o lado...