← Hosting

Como ter um servidor dedicado na minha casa? O que é? É um computador

Lida 6816 vezes

Offline

Fernando Balbuena 
Membro
Mensagens 96 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Signature

Olá Pessoal!

Eu sou meio leigo neste assunto, e quero um servidor dedicado. Tem lugares que cobram 1700 por mês em um plano máximo.
Vejo que as configurações são parecidas com as de um computador. Aí vi no site da Dell e etc.
Se eu pudesse montar um próprio meu na minha empresa, onde tenho vários negócios seria muito bom. Queria saber os procedimentos e etc.
Também pudessem me explicar o que significa os 1tb e as configurações que servem para que.

http://es.iweb.com/dedicado/servidores-classic/como-elegir?gclid=CMnU7ZqD_KsCFQ8q7AoddxhokQ

este site mostra os plano e me interessei,

para que é a memória RAM?
O espaço em disco? (Quanto em média um blogue pega de espaço?)
Tráfego - Se não me engano é assim: Eu tenho um site onde cada visitante consome um MB, tendo 1 GB poderia ter 1000 visitantes, tendo 1 TB poderia ter então (1000x1000) = 1.000.000 visitantes. Então 10 TB (Máximo que já achei) teria capacidade para armazenar 10.000.000 de visitantes, correto?

Se hospedasse muitos sites na Web que fossem crescendo ou criasse muitos sites e mais hospedagens que passasse de 10.000.000 de visitantes precisaria de outro servidor correto?

Aguardo
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Olá Fernando, espero que não me leve a mal, pois vou ser muito sincero consigo...

Se você não sabe o que é um disco rígido, o melhor mesmo é não se meter nisto.

Um servidor em casa fica mais caro que num Datacenter, já para não falar nas desvantagens.

Se quer realmente começar o seu negócio, procure alguém para trabalhar consigo, que perceba do assunto.

Abraço.
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Se tens um site pequeno/médio, o melhor é teres uma VPS ou se for um site que consuma imensos recursos o melhor é um servidor dedicado. Agora em casa, nunca é aconselhado por imensas razões. Se acontecer algum problema o site vai ficar off até o resolveres, energia gasta 24horas por dia a bufar, etc etc... Para quê se podes não ter problemas alguns? É o melhor comprares num alojamento decente.
Offline

mboot 
Membro
Mensagens 32 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Já para não falar que por muito rápida que seja a tua ligação à internet, nunca será suficiente para o que pretendes  :-(
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Resumindo as ideias de todos, compra um alojamento partilhado.
Não faças as contas com o hardware, faz só pela electricidade e vez logo que não compensa, fora o custo do hardware (para teres soluções redundantes o custo dispara) e configuração.
Offline

kalex2007 
Membro
Mensagens 326 Gostos 0
Feedback +13

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Pelo que li pareces estar interessado num blogue... se assim for, basta um plano de 250MB de disco que já te dá para muitos blogues, pelo menos para começares.

E já agora uma pequena correcção, disseste que 1000MB = 1GB isto está errado...é 1024  :grin:
Offline

Fernando Balbuena 
Membro
Mensagens 96 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Signature

Eu quero um DEDICADO,

já tenho muitos sites em meu alojamento (que cada vez mais caro fica) e vão ganhando mais tráfego. Não preciso de um alojamento pequeno. Minha dúvida é essa. Ok não vou mais fazer em casa, mas ninguém respondeu a minhas outras questões ainda :(
Offline

Bruno Gaspar 
Membro
Mensagens 242 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Entao se queres um dedicado, alugas um, simples.
Offline

zorreta 
Membro
Mensagens 850 Gostos 2
Feedback +10

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Signature Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter

na ovh uma vps + cpanel com 50 gb fica te a menos de 30 euros mes
Offline

JK Net 
Membro
Mensagens 35 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Acho que se procurares bem, vais encontrar empresas a disponibilizarem as condições que queres por preços bem acessíveis. E que podes ir aumentado as capacidades conforme as necessidades.
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Eu quero um DEDICADO,

já tenho muitos sites em meu alojamento (que cada vez mais caro fica) e vão ganhando mais tráfego. Não preciso de um alojamento pequeno. Minha dúvida é essa. Ok não vou mais fazer em casa, mas ninguém respondeu a minhas outras questões ainda :(

Podes fazer a experiência.. Basta instalares o CentOS na máquina com o Kloxo. No entanto, se um alojamento partilhado com ligações dedicadas não chega, não estou a ver como é que a tua internet caseira vai aguentar.

E tem ainda em atenção que vai contra o TOS de algumas ISPs ter vários sites alojados.
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

para que é a memória RAM?

De uma forma genérica e corriqueira, a memória RAM aloja todo o código de todos os programas que estão "a correr" no teu computador.

Num ambiente Web é importante porque geralmente as aplicações responsáveis por acolher os pedidos dos clientes e disponibilizar as páginas, geram um grande número de threads ou forks para dar resposta ao problema.

Cada thread ou nova cópia da aplicação que o servidor faz, tem de ficar alojada em memória.

Isto e mais todos os outros serviços que o teu servidor corre.


O espaço em disco? (Quanto em média um blogue pega de espaço?)

Depende. O core do WordPress tem sensivelmente 3MB. O schema da base de dados (sem conteúdo) deve ocupar poucos KB.

Para cada artigo, um caractere codificado em UTF-8 ocupa entre 1 e 4 bytes. Se um artigo teu tiver em média 400 palavras e cada palavra tiver em média 6 letras, faz as contas... Depois imagens, ficheiros temporários, ficheiros cache, logs.

Tráfego - Se não me engano é assim: Eu tenho um site onde cada visitante consome um MB, tendo 1 GB poderia ter 1000 visitantes, tendo 1 TB poderia ter então (1000x1000) = 1.000.000 visitantes. Então 10 TB (Máximo que já achei) teria capacidade para armazenar 10.000.000 de visitantes, correto?
Se tens um visitante e a tua homepage tem 1MB. Contando que cada visitante só visita uma página, sim é esse o raciocínio.

Tem atenção que tráfego não é igual a largura de banda. Imaginando uma ligação de 10Mbps\s de upstream da tua ligação, num cenário óptimo, conseguirias um débito de ~1.25MB\s.

Neste cenário ideal, se tivesses 10 pessoas a tentar aceder ao teu site, com uma página de 1MB levarias cerca 7 segundos a enviar a informação para os 10 clientes...


Se hospedasse muitos sites na Web que fossem crescendo ou criasse muitos sites e mais hospedagens que passasse de 10.000.000 de visitantes precisaria de outro servidor correto?

Depende do site. Mas para esse valor de visitas, um site com base de dados e alguma lógica por trás, parece-me que ias precisar de pelo menos uma rack cheia de hardware.

Moral da história, não te metas nisso. Primeiro porque ninguém aloja sites "em casa", segundo porque claramente estás-te a meter em algo que não dominas.

Se queres mesmo ter "o teu servidor", adquire-o e aluga um espaço num datacenter para o colocares - onde existam condições de rede, redundância energética, ... adequados. O meu conselho é o mesmo que te deram aqui, aluga um servidor dedicado.

Vai à secção de empresas de alojamento. Há algumas que têm soluções lease-to-buy, onde assinas um contrato com a empresa, eles entram com o capital para o servidor e tu pagas uma mensalidade. No final do período contratual dão-te a opção de ficares com a máquina (por mais um x).
Offline

JK Net 
Membro
Mensagens 35 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Alem disso, ter um servidor em casa, tens que contar com o gasto da energia, tempo para a sua manutenção, ter POS's para quando a falhas de energia o servidor não ir abaixo, a tua ligação a Internet não ir abaixo.

Depois, certamente a net normal não é suficiente para os sites funcionarem correctamente, terás mesmo de ter um circuito dedicado (como já foi referido)... Algo que tinhas de contratar a PT e conforme as características, iria custar certamente mais de 2000€/3000€ por mês.

Resumindo:
- Comprar o servidor e os respectivos componentes, uns 2500€ (e já estou a fazer um valor baixo)
- Comprar POS's/geradores, uns 1000€/2000€
- Aluguer do circuito dedicado, uns 2000€/mês

O que preferes?
Pagar o aluguer dum servidor, por uns 100€/200€ por mês, o gastar mais de 10000€ só para montar um servidor, fora a respectiva manutenção!?