← Domínios

Acabei de "desfalcar" a DNS.PT... novamente

Lida 7299 vezes

Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Várias horas de trabalho. Investigação de lucros. Muito lulz.

Tudo isto, para fazer um dos melhores artigos desde 2011!


Curtam isto:





Fui um dos primeiros webmasters que em 2008 obteve um domínio. pt. Hoje, devo ser um dos poucos. Mas existem também várias marcas e instituições que optam por ter um sistema Top Level Domain do seu país. Embora eu opte e veja as vantagens, sinto por vezes vergonha de ter um domínio .pt.

A vergonha mas também a consciência de ver uma empresa de utilidade pública com a minha idade (fundada em 1987) que é mais uma para gastar muito dinheiro para poucos resultados. Duvidam? Fiquem para ler os 7 pontos vergonhosos que esta empresa tem em pleno ano de 2011 e em plena evolução tecnológica:

 
Transferência de domínios

Imagina que queres transferir um domínio que compraste para outro titular. Tudo isto entre os registars internacionais decorre sem qualquer problema. Mas não na FCCN. Na FCCN tens que solicitar por e-mail, e se não fores tu o gestor do teu próprio domínio (exemplo: tens um registar para poupares o dinheiro absurdo que te pedem no dns.pt por um domínio) ainda tens que fazer uma carta e enviar por e-mail cópias de documentação.

No estrangeiro… tens um auth code.

 
Confidencialidade do domínio

Em alguns casos pagas o chamado Privacy Whois, algo que te permite esconder a informação do teu domínio. Em Portugal, tens de graça, mas tens mal.
Neste momento, tens apenas duas opções nos domínios .pt: ou escondes a informação por conta, ou seja, se registares 20 domínios tens que ter os domínios todos confidenciais ou ficam todos com os dados visíveis. Ambas as opções são más para o marketing, dependendo do objetivo que pretendes.

No estrangeiro… tens uso de privacidade por domínio apenas.

 
Renovações só quando a FCCN quer

Mesmo para receber dinheiro, a FCCN é a empresa que mais dificulta a sua própria vida comercial. Imagina que queres renovar o teu domínio num determinado mês porque recebes um subsídio de férias ou de natal… no entanto, se queres renovar o teu domínio apenas podes faze-lo nos últimos 180 dias da renovação, porque na FCCN não se renova quando TU pretendes… é quando ELES querem!
Nota: se te enganares nos anos de renovação, também tens que esperar vários meses para renovar…
No estrangeiro: renovas a qualquer altura com vários métodos de pagamento, incluindo PayPal e outros mais “atualizados” ao nível tecnológico.

 
Atualização do DNS

Quando compras um domínio em empresas como a Godaddy ou a NameCheap o teu domínio funciona logo “out of the box”. Na FCCN tens apenas duas (ou três) atualizações de DNS diárias, e tens que esperar pela sua propagação. Algo como cerca de meio-dia à espera.

 
Se precisar de falar com eles… pago

O contacto para os consumidores é um 707 á bela moda portuguesa. Como a FCCN pagou bastante á Novabase (ver mais abaixo) deve ser por isso. Na maioria dos registars do estrangeiro… ou tens um número grátis ou um numero fixo. Nunca um serviço em que obrigatoriamente pagas (porque o 707 não é “número fixo” e não tem chamadas grátis por parte de qualquer operador telefónico em Portugal) para obteres apoio!

 
Sempre disponível… ou talvez não

São inúmeras as vezes em que uma query aos serviços da FCCN retorna timeout, ou seja, isto trocado por miúdos significa que o site deles está várias vezes offline o que impossibilita acesso às funções de pesquisa e alteração de domínios. Isto juntado ao facto das atualizações de DNS podemos demorar um dia para fazermos uma alteração no nosso domínio

 
E finalmente… o preço

Um .pt custa atualmente ao público 27.06€ com IVA. É mais 17.06 do que um .com, .net e .org. Com estas desvantagens todas, valerá mesmo a pena ter um domínio .pt com esta empresa tão fora de moda?
Na PTServidor custa 20.30€ com IVA ou ainda mais barato para revendedores como eu.

 
E agora o oitavo ponto, o “ponto extra”

A conhecida empresa Novabase cobrou à FCCN uma “pequena” quantia de 129.448,50 € para “Aquisição de novo sistema de informação e site de registo de nomes de domínio de .PT para a Fundação para a Computação Cientifica Nacional, FCCN”. E com isto, temos um serviço frágil, tecnologicamente avançado, e fora do contexto internacional.

E deixo ainda dois link interessante: em 2009 escrevi que o dns.pt estva offline e em 2007 desaconselhei o seu uso. Isto já vem de longa data!

 

Bem vindo ao ruicruz.pt, o domínio comprado nem sei como nem sei até quando. Registado na DNS.PT, da responsabilidade da FCCN, que gastou o dinheiro dos contribuintes em serviços que não prestam função pública, mas sim dificuldade tecnológica.

Enfim, bem vindo a Portugal. E viva à Novabase, a única que ganhou no meio disto tudo, e não foi pouco.

 

Rui


Original, com links: http://www.ruicruz.pt/dnspt.html
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Tenho de concordar contigo em alguns pontos.

Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Só a apontar:

Fui um dos primeiros webmasters que em 2008 obteve um domínio. pt. Hoje, devo ser um dos poucos. Mas existem também várias marcar e instituições que optam por ter um sistema Top Level Domain do seu país. Embora eu opte e veja as vantagens, sinto por vezes vergonha de ter um domínio .pt.

Não tenho experiência em domínio .pt. E pelo que li, ainda bem. Que dor de cabeça.  #-o
Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Corrigido.


Rui
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

E se foste um dos primeiros webmasters com .pt, então também fui. hehe
Offline

Glazz 
Membro
Mensagens 74 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Rui o erro continua la xP
Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Rui o erro continua la xP
Ele corrigiu no site dele. Esqueceu-se de editar aqui. É para obrigar-nos a ir ao site dele. eheh ;)
Offline

Glazz 
Membro
Mensagens 74 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

pois talvez heheh
Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Nada disso.

Corrigido nos dois.


Rui
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

É pena isto ser assim, a malta ainda não percebeu bem o conceito da Internet (o chamado second life). Admito que seja um conceito um bocado abstracto mas também não é assim tão difícil de se perceber.

É que é tudo ao contrário do que se faz lá fora... Enviar documentos para mudar o domínio  :shock: :shock: Ligar para assistência  :shock: :shock: Bem renovar só quando o prazo está a acabar mata-me completamente  :superlol: :superlol: :superlol:

Sinceramente começo a desconfiar que cá em Portugal querem transformar a Web numa coisa que ela não é... Um espaço físico só como Portugueses...

Obrigado pela partilha e já agora, escreves muito bem  :obrigado:


Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

É pena isto ser assim, a malta ainda não percebeu bem o conceito da Internet (o chamado second life). Admito que seja um conceito um bocado abstracto mas também não é assim tão difícil de se perceber.

É que é tudo ao contrário do que se faz lá fora... Enviar documentos para mudar o domínio  :shock: :shock: Ligar para assistência  :shock: :shock: Bem renovar só quando o prazo está a acabar mata-me completamente  :superlol: :superlol: :superlol:

Sinceramente começo a desconfiar que cá em Portugal querem transformar a Web numa coisa que ela não é... Um espaço físico só como Portugueses...

Obrigado pela partilha e já agora, escreves muito bem  :obrigado:




Concordo plenamente.
Ainda há muita gente, muita mesma, que isto é second life e para alguns isto já passou a ser first life, caso daqueles que trabalham exclusivamente na internet.
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Existem imensos ccTLDs onde tens que enviar documentação à posteriori se pedirem.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Existem imensos ccTLDs onde tens que enviar documentação à posteriori se pedirem.

Pois tens, principalmente se usares o MBnet. Mas não te andam sempre a pedir e não é condição para... Podem pedir
Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Concordo na maioria dos pontos mas os domínios .pt estão semi-liberalizados, não pode ser registado por qualquer um mas já foram sacados os melhores...

Existem alguns dominios.pt com uma keyword muito valiosa parqueados, foram registados para fazer projectos? Não me parece...
Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Existem imensos ccTLDs onde tens que enviar documentação à posteriori se pedirem.

Aqui tens que enviar antes. Lol

Na altura em 2008 tive que enviar inicio  de atividade, BI e NIF.


Rui