Obviamente que depois o google vai "ver" o conteúdo, e a "meta description" e keywords e tal, e chega à conclusão (ou não) que quais as keywords que deve indexar.
Exactamente. E é aí que o algoritmo vai definir de que forma o domínio está relacionado com o conteúdo e contextualizar o site num determinado nicho.
Segundo o exemplo, se o domínio for maioria.com e os robots encontrarem no conteúdo referências ao mês de Maio e a uma Ria, provavelmente vão associá-lo a essas palavras, se encontrarem referências à palavra maioria, idem aspas aspas.
O algoritmo não vai interpretar o significado das palavras mas sim tentar contextualizar junto do conteúdo.
Mas o teu exemplo até é interessante. O algoritmo do G estará tão avançado que até corrige o utilizador. Como certamente o algoritmo não encontra contexto possível entre as palavras maio e ria, dá a mesma SERP para quer se procure por "maio ria" ou "maioria".
Mas se juntarmos a palavra Aveiro, ie "Maio Ria Aveiro", aí já obtemos umas SERPs mistas seja com referências ao mês de Maio, à Ria de Aveiro, a Aveiro e tb a Maioria.
Actualmente é igual ao litro ter hifen ou n ter hifen. Praticamente em todas as SERPs surgem resultados com a kewyord no domínio a negrito:
Procurem pela keyword "mais" por exemplo.
Temos que passar o +t para a 1ª página
Abraço,
cj
P.S. Esta é a miha opinião decorrente das minhas observações.