← Desenvolvimento

Iniciante ajuda em site

Lida 5123 vezes

Offline

Splash 
Membro
Mensagens 11 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary

Boa Tarde sou iniciante nesta área e gostava de aprender a criar sites deste género.

www.helderpinto.com
www.portugalfunmaps.org

Quais os programas que devo utilizar? qual a linguagem?
E a pergunta Clássica por onde começar? não tenho muitas noções a não ser códigos simples em HTML, VB10 e C++ por isso seria bom ler alguns tutoriais.

cumps. Splash
Offline

rickylife 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Feedback +26

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Boas

Isto é apenas um template wordpress

Basta saber pesquisar bem online por templates e editar os mesmos

Procura por criar Templates em wordpress

Tens de aprender css ,php, etc
Offline

BatRTiago 
Membro
Mensagens 59 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Boas,

Não assustes o rapaz ;)

Apenas precisas de um template, e se for com o Wordpress, utilizar aquilo não é muito diferente de fazer a gestão de um Blog.. Só precisas de saber algumas linguagens de programação se quiseres fazer algum pormenor mais avançado ;)

Offline

Tiago Carneiro 
Membro
Mensagens 38 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

O primeiro site é em wordpress e como foi dito:
Apenas precisas de um template, e se for com o Wordpress, utilizar aquilo não é muito diferente de fazer a gestão de um Blog.. Só precisas de saber algumas linguagens de programação se quiseres fazer algum pormenor mais avançado ;)

O segundo foi feito com uma tecnologia para fóruns, o que simplifica muito a sua criação e edição. É quase só escolher o que queres implementar no fórum e criar o conteúdo :)

Para quem está a começar a criar sites eu aconselho Wordpress, é simples de se utilizar e está muito documentado na net, ou seja qualquer coisa que precises encontras rápido solução. À medida que quiseres aumentar a qualidade dos sites e fazer coisas mais especificas é muito natural e que precises de bases em PHP/MySql. ;) 
Offline

Splash 
Membro
Mensagens 11 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary

Obrigado malta, eu já tinha aprendido a mexer no Dreamweaver, mas acho que é muito fraco.. Entretanto penso que um professor meu nos vai ensinar a mexer no joomla..


Na PAP que vou realizar em breve, estava a pensar em criar um site com a personagem, de um jogo que vou criar (atenção que vai ser algo muito simples) como fundo e com um separador como tem este site, com acesso ao download do jogo e um forum..

O que acham de devo de utilizar como ferramentas? (já incluindo o XAMPP que será a melhor solução no meu caso) sou empenhado e não me importo de aprender PHP do 0..

E já agora se poderem postar aqui links de sites vossos a dizer:

Programas instalados:
Tempo de Realização:

Seria bom para ficar com um conhecimento mas abrangente do que poderei fazer..

PS: No futuro pondero criar um site com o meu portefólio e com uma área do género de blog..

Mais uma vez obrigado.
Offline

malaquias_ 
Membro
Mensagens 278 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Dreamweaver fraco? Em que te baseias para dizer tal coisa?

Tens de aprender é algumas linguagens de programação, tal como já foi dito aqui.  A partir dai, tudo se torna mais fácil.
Offline

Tiago Carneiro 
Membro
Mensagens 38 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Deixa me dizer te que a PAP é um projecto que deves começar desde cedo a realizar para depois poderes crescer para além daquilo que pensavas fazer :)

Não sei em que linguagem vais fazer o jogo, mas para fazer o site (se vai ter fórum) o melhor é usares uma plataforma para fóruns, existem muitas e como não estou muito dentro do assunto não te posso recomendar uma.

Obrigado malta, eu já tinha aprendido a mexer no Dreamweaver, mas acho que é muito fraco.. Entretanto penso que um professor meu nos vai ensinar a mexer no joomla..

Não percebi o que queres dizer com 'fraco', porque fui no Dreamweaver que eu desenvolvi o projecto.

Eu na minha PAP fiz uma aplicação Web para gestão de Testes/Notas da escola, onde o professor criava testes e gerava as pautas das turmas. Tinha ainda uma pequena agenda pessoal e profissional do professor. O projecto ficou +80% concluído porque quando perdi a preguiça e comecei a trabalhar já fui tarde.
Desenvolvi o projecto em PHP com base de dados Mysql, em cerca de mês e meio.
Offline

Luís Marquês 
Membro
Mensagens 1430 Gostos 19
Feedback +27

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu diria que a tua PAP so ficou 80% concluída porque trabalhas te mais na PAP dos outros do que na tua  :superlol:

Offline

zegomes 
Membro
Mensagens 724 Gostos 0
Feedback +9

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Desenvolvi o projecto em PHP com base de dados Mysql, em cerca de mês e meio.

Que medo... 1 mês e meio? Eu demorei 9 meses, mas a meio tive 3 meses de estágio que me fez trabalhar pouco nela. (Mas também eu tive de fazer um software de gestão de correspondência para uma empresa)

1 mês e meio para uma PAP acho bastante pouco, existem sempre coisas a inovar e a melhorar.
Offline

Tiago Carneiro 
Membro
Mensagens 38 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Que medo... 1 mês e meio? Eu demorei 9 meses, mas a meio tive 3 meses de estágio que me fez trabalhar pouco nela. (Mas também eu tive de fazer um software de gestão de correspondência para uma empresa)

1 mês e meio para uma PAP acho bastante pouco, existem sempre coisas a inovar e a melhorar.

A verdade é que a preguiça era muita :D e como disse o Luís também ajudei muitas PAP's e não liguei muito a minha. Mas sei que o projecto é uma excelente ideia, e tenho perdido algum tempo, para desenvolve-lo melhor. Tens toda a razão quando dizes que há sempre muito a melhorar!

E já agora o Luís fala-nos ai da tua PAP. Para o Splash ter um mau exemplo, não podem ser só bons.  :superlol:
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

A tua pergunta é clara e bem colocada: Como criar um site
Se é isso que pretendes, tens um primeiro caminho com 2 componentes

1. Criar sites de raiz
A) Aprende HTML e CSS para criares a estrutura do site site e formatares de forma adequada. Também podes aprender a trabalhar com software gráfico para recortares ou criares os designs
B) Aprende linguagens de programação
- Se já programas para Windows, tens alguma bagagem que podes aproveitar. Usar o C# ou VB.NET para desenvolveres em ASP.NET, ASP.NET MVC ou ASP.NET Web Pages
- Também existe o PHP que é relativamente fácil de aprender, mas mais complexo no debuging
- aprende base de dados SQL-Server, Access, SQL-CE para trabalhares junto com o ASP.NET, ou MySQL para trabalhares com o PHP
Com a vantagens que podes criar e expandir os teus projectos sem depender de ninguém.

2. Usar CMS
Se preferires usar frameworks já existentes, podes usar o Drupal, WordPress, Joomla. Se preferires o SO Windows tens o .Net Nuke, o Orchard ou o Umbraco.
Aqui estarás dependente de terceiros para poderes corrigir erros ou expandir funcionalidades.
Offline

Splash 
Membro
Mensagens 11 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary

Eu trabalhei com o Dreamweaver nas aulas, posso ter um fundamento errado já que o meu professor só nos ensinou a mexer no Background, meter imagens e meter texto..
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Não é o fundamento errado... Se trabalhaste em Dreamweaver já tens a base que indico na alinea A do ponto 1. Com isso podes fazer a base do site.

Se quiseres um site atrativo, aí entra a parte criativa. Se tiveres talento para o design usas um editor de gráficos como o Photoshop ou Fireworks para criares a parte visual do site. Caso contrário podes contratar alguém para te desenhar o layout - encontras alguns por aqui.

Por ultimos se não quiseres editar directamente o teu site em HTML, tens que converter o teu site deste formato estático para conteúdos dinâmicos. Os conteúdos ficam armazenados numa base de dados e são injectados no HTML das páginas quando o utilizador as visita. Para isso necessitas do que indico no ponto B para criares as páginas dinâmicas e o backoffice para ter permitir gerir os conteúdos da base de dados.

Os CMS como o Drupal, Jomla, Wordpress, .Net Nuke, Orchard e Umbraco fazem precisamente o que indico acima. Já estão feitos, são grátis. Mas nada vem fácil porque tens que os dominiar para instalar, configurar, personalizar e corrigir.
Offline

Luís Marquês 
Membro
Mensagens 1430 Gostos 19
Feedback +27

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A verdade é que a preguiça era muita :D e como disse o Luís também ajudei muitas PAP's e não liguei muito a minha. Mas sei que o projecto é uma excelente ideia, e tenho perdido algum tempo, para desenvolve-lo melhor. Tens toda a razão quando dizes que há sempre muito a melhorar!

E já agora o Luís fala-nos ai da tua PAP. Para o Splash ter um mau exemplo, não podem ser só bons.  :superlol:

Olha me o caramelo  :grin:

A minha PAP era um programa de gestão para o gabinete de psicologia da minha escola onde a nota final foi de 17.4. :D

O foco principal da aplicação era uma agenda virtual para a psicologa fazer a gestão das consultas com os alunos. Os alunos tinham também acesso a uma conta na plataforma para fazer pedido de consultas e para responder a questionários (lançados pela psicologa). Consoante os alunos respondiam aos questionários a psicologa tinha acesso as respostas em forma de gráficos estatísticos.