← Domínios

Configurar DNS para domínio .pt

Lida 14832 vezes

Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Eu à pouco tempo comprei um domínio .pt à amen mas tenho o alojamento na proalojamento e ando a tentar configurar o DNS, mas tenho tido alguns problemas. Primeiro configurei os nameservers atraves do painel de controlo da amen mas ao que parece o ns1 tem o mesmo ip do ns2 logo deu problemas na FCCN.

Depois falei com eles e deram-me dois novos NameServers o ns1 e o ns2 e ainda um ip primário que segundo me disseram é o ip da minha conta de alojamento, o problema é que utilizando o painel de controlo da amen não tenho nenhum campo para introduzir este ip. Já telefonei e eles dizem que esse ip não é utilizado.

Será que alguém aqui percebe um pouco de configurações de DNS para dominios .pt que me possa explicar como isto funciona para quando eu tenter me explicar saber do que estou a falar
Offline

Tiago 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Se o teu alojamento não sabe de DNS, não deves estar no bom serviço.

A FCCN pede o servidor e IP primário apenas isso. Se pingares o primeiro ns1 é esse IP que deves usar.

E dois nameservers nunca podem ter o mesmo IP.

Offline

Bruno Mota 
Membro
Mensagens 1733 Gostos 3
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Tiago poder podem não devem
Offline

Tiago 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Sim, não devem. para domínios .pt não vai funcionar.
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Bem eu agora vou ter que esperar até amanha para ver se as alterações que foram feitas hoje a tarde funcionam. Mas segundo o que percebi apenas é necessário configurar o ns1 e ns2 e aquele ip que o meu host diz ser o ip da conta de alojamento (que é o ip dos sites que estão lá alojados) não interessa para nada certo?

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Na DNS.PT apenas tens de introduzir o ns1 e o IP que depois o robot vai automaticamente "buscar" os restantes NS... no entanto se não existirem pelo menos 2 com IPs diferentes e bem configurados irá sempre dar erro.
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Na DNS.PT apenas tens de introduzir o ns1 e o IP que depois o robot vai automaticamente "buscar" os restantes NS... no entanto se não existirem pelo menos 2 com IPs diferentes e bem configurados irá sempre dar erro.

Mas é o IP do ns1 certo? ou o ip da conta de alojamento?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O IP do NS1...
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Pois parece-me que ainda não foi desta que fiquei com isto bem configurado.   :-x

Não há por ai ninguém que queira ser bonzinho e postar um print do painel de configuração do dns da FCCN só para eu ver as opções e puder argumentar melhor com o meu host

Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Caso nao tenhas grandes experiência com linha de comandos, podes utilizar o Avaliador Tecnico da FCCN para verificar se o domínio está configurado correctamente nos nameservers.
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Se
Caso nao tenhas grandes experiência com linha de comandos, podes utilizar o Avaliador Tecnico da FCCN para verificar se o domínio está configurado correctamente nos nameservers.

Se eu utilizar o avaliador tecnico e meter o ip do site diz que está tudo bem. Ou seja está bem configurado.

Mas a questão agora é que configurações meter na parte de configuração do DNS. Porque o IP do servidor primário que uso no avaliador tecnico é diferente do ip no ns1, mas deve ser esse que tenho que utilizar não é?

É que sempre me disseram que o ip que utilizava era o mesmo do ns1 mas isso deu sempre problemas

Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Porque é que tu como Entidade Titular do domínio não assumes a Gestão Técnica do domínio na http://dns.pt e fazes essas alterações?
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Porque é que tu como Entidade Titular do domínio não assumes a Gestão Técnica do domínio na http://dns.pt e fazes essas alterações?

porque senão perco a anuidade que paguei à amen, o que me parece um bocado parvo mas é mesmo assim.
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

porque senão perco a anuidade que paguei à amen, o que me parece um bocado parvo mas é mesmo assim.

Oi? Tu podes mudar a Entidade Gestora a qualquer momento sem ter que justificar nada a ninguém. O domínio é teu.