← Conversa Geral

Compre o que é nosso. (ou não)

Lida 5950 vezes

Offline

Gonçalo Martins 
Membro
Mensagens 229 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

sabes porque é que me "enervo" (lol), é porque só lês as duas primeiras linhas.

Naquele comentário, comecei por generalizar, e depois disse:

Citar
Alias, posso ter um produto montado fora da Europa que seja "Made in EU".

Existe tambem ainda o exemplo das laranjas do algarve e alentejo que vão para espanha e voltam com o marca made in spain...

http://europa.eu/index_pt.htm procurem por ai que a info está lá toda... é uma questão de Direito Comunitário.

Para ver se entendes: Não podes entender "montado em" como algo montado especificamente no local descrito! Existem Leis e normas que permitem coisas dessas e de outro genero... É a lei.

No entanto como não sou jurista não te posso precisar, o que sei é que se existe mais que uma a fazer o mesmo é porque provavelmente (sem certezas) não estão a cometer ilegalidade nenhuma!

Se está mal? Não sei...  Mas tenho sempre a opção de escrever a deputados a pedir uma revisão da Lei (expondo os meus problemas). Que é para isso que eles servem.
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Gonçalo tudo bem, mas onde leste a dizer que era ilegal? Ninguem está a dizer se é ou não ilegal, ou se está ou não na lei. A lei não é certa e tem buracos, estando ou não ilegais, estando ou não na lei, o facto é que o produto não é feito em Portugal. Logo, não deveria poder conter "MADE IN PORTUGAL". No maximo escreviam: "Bought in Spain,  Sold in Portugal".  :ideia:
Offline

Gonçalo Martins 
Membro
Mensagens 229 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

pois... mas não é isso que está definido na lei, não é esse o significado dado a "made in" (pelo menos em termos simplistas e directos). E tu vives num estado de direito, e tens de acatar a lei.

e foi por ai que acabei o ultimo comentário
Citar
Se está mal? Não sei...  Mas tenho sempre a opção de escrever a deputados a pedir uma revisão da Lei (expondo os meus problemas). Que é para isso que eles servem.

mas eu entendo-te só te estou a dar outra perspectiva para pensares... e uma melhor forma de te queixares ;)
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sim, o objectivo de comprar o Portugues está certo claro, mas a grande maioria das pessoas pensa estar a comprar um produto que foi fabricado em Portugal, onde a empresa está a dar trabalho a quem fabrica, está a dar valor a Portugal etc etc, quando na realidade está "apenas" a pagar a uma marca Portuguesa que compra tudo já feito lá fora.

E o exemplo que dei é muito bom nos tempos que correr dos chineses, eles é que ainda não se lembraram. Imagina agora que um chines lê isto e vai criar uma empresa, o gajo até tem uma loja de chines em cada canto de uma cidade e vende os seus produtos como fazendo parte daquela marca Portuguesa. Depois como a marca é Portuguesa, coloca Made in Portugal em todos os artigos que vende na loja chinesa. Pelo que percebi, isto é bem possivel ;)