Boas!
Para mim, e tal como já foi assinalado implicitamente, 100% de uptime não pode NUNCA ser garantido. Aliás, ninguém pode garantir 100% de nada a ninguém.
Ponto final parágrafo!
Podes ter o melhor servidor, a melhor rede, os melhores técnicos, etc. Basta uma catástrofe natural para deitar tudo por terra. E aí não entram as clausulas de indeminização (a não ser que seja um contrato milionário!). No máximo entram os seguros contra essa intempéries.
Uma empresa que factura 5000 euros por dia não sofrerá muito se tiver um uptime de 99,5% ao ano. No fundo são, apenas, 43.8 horas ao ano que não factura.
Mesmo que o valor da facturação seja proporcional (se o downtime for controlado em horas de pouco movimento pode nem afectar a facturação), representa uma perda de 9.125 euros num volume total de facturação de 1.825.000 euros.
Não me parece mesmo nada significativo.
Não chega sequer para pagar o custo de oportunidade de ter 1 engenheiro informático para tentar garantir os 100% - a não ser que seja um recém licenciado em estágio profissional...
Compreendo perfeitamente o sentido de alerta do formador mas há que colocar em perspectiva tudo o que aprendemos ou ouvimos. Essa ultra preocupação com os 100% de uptime serve apenas para serviços ultra críticos (serviços de saúde, militar, energéticos, etc). Não são preocupações graves, na minha opinião, para um site de comércio electrónico que gera 5000 euros de vendas por dia, ou até mais.
Uma empresa com este volume de facturação terá com certeza muitas outras preocupações em termos de perdas e, consequentemente, de eficiência, nomeadamente ao nível de stocks, imobilizado e recursos humanos que certamente poderão ser bem superiores aos 9.000.
Mas claro, se temos uma loja online, queremos que ela esteja sempre online. E que não falhe, principalmente em épocas cruciais para as vendas. Contudo, se nos comunicarem que devido a um upgrade de software os serviços ficarão indisponíveis 2/3 horas por mês num horário morto, e ainda durante esse ano, acontecer um ataque DDOS que coloque o site fora do ar mais umas 10 horas mas cuja problema foi resolvido, não vejo a situação como preocupante.
Acho até que existem outros pontos de foco para empresas com esse volume de negócios ou mais:
Nem por acaso, deparei-me hoje com uma loja online bem conhecida (e com muitas lojas físicas também) que deve facturar bastante (online e offline). Têm um problema amador de fácil resolução e que poderá resultar em problemas de acesso ao site (logo, facturação):
O acesso só pode ser feito com
www.dominio.com. Se inserirmos apenas dominio.com, damos com uma página de erro do servidor! Se pensarmos que muitos potenciais clientes tentam aceder a esta loja para comprar, quando se deparam com um erro de servidor, podem muito simplesmente ir à loja concorrente e até gerar medo de comprar numa loja que dá erros de servidor!
Cumprimentos,
António Almeida