← Hosting

Uptime

Lida 12159 vezes

Offline

BlackouT 
Membro
Mensagens 237 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Boas noites,

Bem gostava de saber o que para voçes é um bom uptime de serviço, ou seja qual a percentagem que acham boa, se a percentagem vai de encontro aos clientes, se é possivel ter mais uptime que ja se tem nas maquinas, etc.

Gostava de saber a vossa opiniao sobre este tema, sendo que cada vez mais ter um uptime alto é mais importante e gostava de saber o que os SP's pensam disto visto que cada vez mais existe clientes ( pelo que vejo aqui no forum ) descontentes com o uptime dos seus serviços contratados.

Isto, espero que nao seja para que voçes levem a mal ou que atirem a cara que "eu tenho mais uptime que ti" porque é apenas para expressar uma opiniao e nao para arranjar guerras aqui dentro.

Cumps

Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Qual é a percentagem? 100 % :D

Agora a sério, existem problemas que temos que compreender. Agora quando durante uma semana, por exemplo, os sites ficam umas 4 vezes offline... isso já ninguém gosta.
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas Noites,

A Trignosfera nessa matéria, reserva sempre 99% por Servidor de uptime Anual.

O que quer dizer que temos sempre 1% reservado para qualquer intervenção ou emergência que surja.

No entanto e na verdade o nosso uptime está muito próximo dos 100%, no entanto e não sendo servidores blade com redundância, nunca poderemos garantir os 100%, correndo o risco de depois faltarmos ao que prometemos.

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citar
Year   Outages / Checks   Uptime
2009   4 / 68489   99.994%
:superlol:

Uptime, quanto mais melhor, mas pode ser muito enganador, e podes ver uma empresa secalhar muito mais criticada que outra no que toca nos downtimes quando o uptime é superior, pois a percentagem de uptime não diz tudo, ser numa hora critica é muito mais problemático do que mais do dobro do tempo numa hora sem ninguém, e é isso que também deve ser analisado, mais do que o paleio que uma empresa dá ao cliente (e há algumas que dão imenso, mas faz parte), o cliente também deve ser inteligente a analisar, ver o feedback dos clientes, ver a veracidade e valor do feedback (feedback de contas vazias existem e nem cabimento têm, como é óbvio, vai ter muito mais valor de um site grande do que de um pequeno, e quase valor nenhum tem se for de patrocínio).

Se existe um valor bom? Menos de 99% é mau, até 99.5% é razoável, a partir daí começa a ser bom, mas não se deve ver só a percentagem, pode ser mentirosa...
Offline

Julio Araujo 
Membro
Mensagens 34 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Com certeza os melhores uptime's são os de 99,99%. Eu já vi serviços de hospedagens (1) garantir 100% de uptime, a minha garante 99,98%.

Mas números são uma coisa... problemas de hds, ataques, ou falta de empenho mesmo são outras coisas.

A minha hospedagem anterior garantia 99,99% de uptime, mas "saia do ar" o tempo todo, todos os dias (isto quando eu estava na frente do computador... imagina quando eu não estava), quando eu enviava uma mensagem para os atendentes, depois de um ou dois dias respondiam que tiveram problemas em um HD, um usuário invadiu o sistema e outras desculpas mais.

A que eu estou agora (99,98%) é difícil mas as vezes tem downtime's, quando eu acabo de compor a mensagem e clico no botão... eles já resolveram o problema (é suporte ao cliente e técnico 24/7 mesmo, e normalmente não levam 20min para me responderem, sendo que downtime's até agora não passaram de 10min - 3 em um ano que eu presenciei).

A minha hospedagem é compartilhada, mas esta empresa em que eu estou tem dezenas de servidores espalhados por vários países, o que já é um conforto.

Do meu ponto de vista, só números não importa, mas sim se é uma empresa responsável e que planejou toda a carga (e segurança) de seus servidores para o número de usuários que têm.

Também, na troca de serviços de hospedagens é sempre bom escolher aquelas que dão garantia de 30 dias (isto já me salvou algumas dezenas de dólares).
Offline

João Silva 
Membro
Mensagens 1185 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Problemas nas máquinas qualquer empresa tem assim como ataques.

Acho que vai de empresa para empresa sim, como já referiram acima o empenho, tanto pelos clientes como pelo bom serviço prestado.

Mas não me chateio com nenhuma empresa por 2ou3 downtime's por ano... eu e a maioria das pessoas (ithink)
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

a) Conseguir 100% é extremamente dificil e exige certamente presença em vários pontos de conectividade, todo o hardware em redundancia, as aplicações também desenvolvidas para o suportar.
b) Entre 99,5% e 99,95% é o que geralmente é garantido nos SLA´s pelos datacenters.

Eu diria que algo na ordem dos 99,5% para servidores de alojamento com centenas de sites / CPanel´s / backups e afins, e 99,8% para servidores dedicados com as devidas redundancias que albergam um a dois sites e configurados especificamente para esses sites serão os valores realistas.

Quanto aos 99,9%, 99,99% grande parte das empresas o garante e, quando analisadas, facilmente se repara que não têm sequer um plano de recuperação rápida em caso de falha (Hot-Spares e afins). São os chamados 99,9% ... quando tudo corre bem :P

Contadores como SiteUptimes e afins são bastante enganadores para fins estatísticos como este, pois a medição é realizada em períodos, por vezes de 5, 10 ou 15 minutos, o que não permite averiguar se entre estes períodos existiu alguma falha.
Offline

BlackouT 
Membro
Mensagens 237 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Boas

Bem vou explicar o porque desta minha questão.
O Curso que estou a tirar estou a falar agora destes temas, sendo que a pessoa que esta a dar formação é um engenheiro informático que tem larga experiência em redes e servidores e trabalha diariamente com isto.

As pessoas veem o uptime como a percentagem, nao como o tempo que para. Se disser que tenho 99% de uptime é quase 100% mas fazendo as contas da algum tempo com o serviço parado no fim do ano.

Agora aqui no topico dizem que 99,5% é bom, a realidade é que nao é! Bom é apenas 99,9% para cima, sendo que o melhor é os 100% que existe!

Como podem ver, uma empresa dizer que da 99% de uptime significa que num dia tem 15 minutos que nao disponibiliza serviço, e para uma empresa que usa um site para fazer negocio pode ser critico.

Agora como ter um uptime de 100%?
Bem existe sistemas actualmente que tem 100% de uptime, sistemas criticos que nao podem falhar 1 ms num dia. E com uptime de 100% a mais de 10 anos!!

Existe muitas maneiras, mas sendo a principal é usar maquinas em mirroring. Se falhar uma existe logo a outra. E depois outra maneira é celebrar contractos com os provedores de serviço ( nomeadamente datacenters e ISP ) de modo a garantirem tudo a 100%. Claro que tem mais encargos, garantir tudo a 100% mas deve de ter uma clausula de indemnização caso o serviço prestado pelo DC ou ISP falhe. E indemnizações avultadas.

Depois investir em segurança, e gastar uns bons milhares para garantir que a estrutura nao esta fragil a ataques ou problemas.

Resultado, so algumas grandes empresas tem uptime de 100% ( a nivel de internet ) e maior parte das empresas com serviços criticos tambem porque tem dinheiro para fazer investimentos deste tipo. Ou seja ter um servidor em mirroring, pode custar 20k € ano ( incluindo tecnicos, despesas, etc... ) enquanto que um servidor normal pode custar somente 5k€ ano. ( Preços exemplificativos)

Uma dica dada por um engenheiro de informática. Quando comprar um servidor para um serviço, instalem logo todo o hardware mesmo que em excesso ( todas as rams, todos os cpus, todos os discos, etc... ) e nunca desligar a maquina para manutençao. Grande parte das avarias do material são provocadas pelo ligar/desligar que danifica os condensadores e provoca as avarias e consequente downtime.

[[]]
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas

Bem vou explicar o porque desta minha questão.
O Curso que estou a tirar estou a falar agora destes temas, sendo que a pessoa que esta a dar formação é um engenheiro informático que tem larga experiência em redes e servidores e trabalha diariamente com isto.

As pessoas veem o uptime como a percentagem, nao como o tempo que para. Se disser que tenho 99% de uptime é quase 100% mas fazendo as contas da algum tempo com o serviço parado no fim do ano.

Agora aqui no topico dizem que 99,5% é bom, a realidade é que nao é! Bom é apenas 99,9% para cima, sendo que o melhor é os 100% que existe!

Como podem ver, uma empresa dizer que da 99% de uptime significa que num dia tem 15 minutos que nao disponibiliza serviço, e para uma empresa que usa um site para fazer negocio pode ser critico.

Agora como ter um uptime de 100%?
Bem existe sistemas actualmente que tem 100% de uptime, sistemas criticos que nao podem falhar 1 ms num dia. E com uptime de 100% a mais de 10 anos!!

Existe muitas maneiras, mas sendo a principal é usar maquinas em mirroring. Se falhar uma existe logo a outra. E depois outra maneira é celebrar contractos com os provedores de serviço ( nomeadamente datacenters e ISP ) de modo a garantirem tudo a 100%. Claro que tem mais encargos, garantir tudo a 100% mas deve de ter uma clausula de indemnização caso o serviço prestado pelo DC ou ISP falhe. E indemnizações avultadas.

Depois investir em segurança, e gastar uns bons milhares para garantir que a estrutura nao esta fragil a ataques ou problemas.

Resultado, so algumas grandes empresas tem uptime de 100% ( a nivel de internet ) e maior parte das empresas com serviços criticos tambem porque tem dinheiro para fazer investimentos deste tipo. Ou seja ter um servidor em mirroring, pode custar 20k € ano ( incluindo tecnicos, despesas, etc... ) enquanto que um servidor normal pode custar somente 5k€ ano. ( Preços exemplificativos)

Uma dica dada por um engenheiro de informática. Quando comprar um servidor para um serviço, instalem logo todo o hardware mesmo que em excesso ( todas as rams, todos os cpus, todos os discos, etc... ) e nunca desligar a maquina para manutençao. Grande parte das avarias do material são provocadas pelo ligar/desligar que danifica os condensadores e provoca as avarias e consequente downtime.

[[]]

Boas!

Sim o que dizes é verdade, vendo nessa perspectiva. No entanto e tendo em conta que serviços que te garantam 100%, não te custam o que te custa actualmente o mercado, vejo essa situação apenas e quase sempre reservada a sistemas críticos que não podem mesmo falhar.

E nesses sistemas gasta-se o bom e o belo, quer pelo material, quer pelo serviço, que normalmente tem técnicos dedicados apenas e só para aquele serviço.

Falar de hosting e de empresas de 100% de uptime, com preços muito baratos é uma utopia, pois não existe forma de fazer retornar os valores investidos com tão baixas margens...

Falamos de servidores redundantes blade, com fontes, discos e conectividades redundantes... Falamos em milhares de euros, que terão que ser recuperados...
Algo apenas ao alcance de grandes grupos empresariais.

Portanto e falando de forma honesta, todas as empresas que pelo menos garantam realmente os 99 a 99.5% são boas empresas, pois garantem num ano 99% de disponibilidade.
Azares acontecem, problemas também, e actualizações nas maquinas também... Logo não vejo que seja assim tão importante se tem 99.5, 99.6,7,8,9, etc...

Para mim é 99% para cima.
Mais do que a disponibilidade, conta a qualidade do serviço no geral, o suporte e a redundância na protecção de dados.

Em relação á situação das avarias, estás correcto, desligar e ligar servidores, causa danos nos capacitadores e condensadores, logo convém que sejam feitos os menores possíveis.

Cumprimentos,

LPC
Offline

BlackouT 
Membro
Mensagens 237 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Boas!

Sim o que dizes é verdade, vendo nessa perspectiva. No entanto e tendo em conta que serviços que te garantam 100%, não te custam o que te custa actualmente o mercado, vejo essa situação apenas e quase sempre reservada a sistemas críticos que não podem mesmo falhar.

E nesses sistemas gasta-se o bom e o belo, quer pelo material, quer pelo serviço, que normalmente tem técnicos dedicados apenas e só para aquele serviço.

Falar de hosting e de empresas de 100% de uptime, com preços muito baratos é uma utopia, pois não existe forma de fazer retornar os valores investidos com tão baixas margens...

Falamos de servidores redundantes blade, com fontes, discos e conectividades redundantes... Falamos em milhares de euros, que terão que ser recuperados...
Algo apenas ao alcance de grandes grupos empresariais.

Portanto e falando de forma honesta, todas as empresas que pelo menos garantam realmente os 99 a 99.5% são boas empresas, pois garantem num ano 99% de disponibilidade.
Azares acontecem, problemas também, e actualizações nas maquinas também... Logo não vejo que seja assim tão importante se tem 99.5, 99.6,7,8,9, etc...

Para mim é 99% para cima.
Mais do que a disponibilidade, conta a qualidade do serviço no geral, o suporte e a redundância na protecção de dados.

Em relação á situação das avarias, estás correcto, desligar e ligar servidores, causa danos nos capacitadores e condensadores, logo convém que sejam feitos os menores possíveis.

Cumprimentos,

LPC

Vou-te dar um exemplo pratico que com certeza, alguma empresa tem um cliente assim.

Tens um cliente que a area de negocio dele é o e-commerce e o seu unico meio de subsistência. Agora disponibilizas 99% de uptime.
Esse cliente tem uma facturação diaria de 5 mil euros.
Ao fim de uma ano tives-te cerca de 4 dias de downtime ( soma dos downtimes de um ano ) e esse teu cliente teve menos 20 mil euros de facturação num ano.
Agora claro tudo depende dos SLA acordados, e ate acho bem tu dares no SLA 99%, mas cada vez mais os clientes iram querer mais tempo de uptime, principalmente os que dependem da internet para viver. O Problema é que maior parte dos clientes nao tem meios judiciais para agir, e outros nem sabem, e algumas empresas enganam. Nos SLA na parte de uptime se o mesmo nao for cumprido deve de existir multas para a empresa, mas claro para isso os preços iriam disparar. Mas acredito que a curto/medio prazo isso va acontecer.

Isto sao meros exemplos, mas acredito que neste mundo ha muitos casos parecidos com este que eu disse.
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Vou-te dar um exemplo pratico que com certeza, alguma empresa tem um cliente assim.

Tens um cliente que a area de negocio dele é o e-commerce e o seu unico meio de subsistência. Agora disponibilizas 99% de uptime.
Esse cliente tem uma facturação diaria de 5 mil euros.
Ao fim de uma ano tives-te cerca de 4 dias de downtime ( soma dos downtimes de um ano ) e esse teu cliente teve menos 20 mil euros de facturação num ano.
Agora claro tudo depende dos SLA acordados, e ate acho bem tu dares no SLA 99%, mas cada vez mais os clientes iram querer mais tempo de uptime, principalmente os que dependem da internet para viver. O Problema é que maior parte dos clientes nao tem meios judiciais para agir, e outros nem sabem, e algumas empresas enganam. Nos SLA na parte de uptime se o mesmo nao for cumprido deve de existir multas para a empresa, mas claro para isso os preços iriam disparar. Mas acredito que a curto/medio prazo isso va acontecer.

Isto sao meros exemplos, mas acredito que neste mundo ha muitos casos parecidos com este que eu disse.

Compreendo perfeitamente o teu ponto de vista...
No entanto qualquer que seja a empresa que te diga que tem: 99% até 99.99999999999999%, não te garante que não aja downtime, seja por actualizações, ou mesmo manutenções programadas.

Só pode oferecer 100% quem tiver redundancia de tudo, boards, cpus, rams, discos, fontes e conectividades. E esses serviços estão para lá do que custam os normais serviços de alojamento...

Talvez recomendasse a um cliente desses uma VPS ou um servidor dedicado, para garantir uma maior fiabilidade.
Eu no meu caso "defendo-me" dando 99% garantidos, no entanto ando perto dos 100% anuais. No entanto pode acontecer sempre algum imprevisto de uma maquina avariar ou algo inesperado. Como tal as regras estão indicadas para isso, o cliente é obrigado no meu caso a concordar com as mesmas, se quiser ser cliente da Trignosfera.

No entanto e ao contrário do que dizes não esperes ver massificar tão cedo os serviços reais de 100% garantidos... como disse, pertencem a outra liga... e a outros preços...

Cumprimentos,

LPC
Offline

Tiago 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Os 100% existem, não existe é ao preço que o cliente quer.

Oferecer 100% de uptime custa dinheiro, como foi dito é preciso trabalhar na redundância de todos os componentes e pelo menos o dobro do preço no serviço deve ser esperado.

Para o caso que foi sugirdo talvez a melhor opção seja cloud hosting, por exemplo em: http://www.rackspacecloud.com

SLA de 99,9% http://www.rackspacecloud.com/legal/cloudfilessla
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

SLA de 99,9% http://www.rackspacecloud.com/legal/cloudfilessla

Se entendi o que aqui foi escrito, eles (quase) garantem 99,9% de uptime e se falharem isso dão um crédito aos utilizadores? Se esse método fosse aplicado em Portugal algumas empresas de alojamento viviam sem rendimentos...
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Os 100% existem, não existe é ao preço que o cliente quer.

Oferecer 100% de uptime custa dinheiro, como foi dito é preciso trabalhar na redundância de todos os componentes e pelo menos o dobro do preço no serviço deve ser esperado.

Para o caso que foi sugirdo talvez a melhor opção seja cloud hosting, por exemplo em: http://www.rackspacecloud.com

SLA de 99,9% http://www.rackspacecloud.com/legal/cloudfilessla

Nesse caso eles referem-se ao Cloud Files, para alojamento de ficheiros... se fores a ver o Cloud Sites já não e a mesma coisa.