Mensagens - BlackouT

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Hosting / Skill2Design.com - Need some Skill?
« em: 11/Dez/2009 00:10 »
Boa noite,

O nosso site não esta actualizado como pretendia-mos derivado as imensas mudanças internas que a S2D esta a sofrer. No entanto podem contactar atraves de qualquer um dos contactos disponiveis para esclarecimentos ou compras.
Os preços no site não correspondem aos correctos, nem os serviços descritos são esses, visto que por exemplo os planos de alojamento ja nao se encontram em uso, pois neste momento estamos a fazer cada plano consoante as caracteristicas que o cliente deseja.

Desde ja as minhas sinceras desculpas. Neste momento esta a ser finalizada uma pagina para substituir a actual ate as mudanças estarem concluídas.

Contamos que em Janeiro de 2010 fique tudo pronto, pois queremos com calma lançar os nossos novos produtos de comemoração dos 4 anos de existência da mesma.

Cumprimentos, Hugo Garcia - Skill2Design.com

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Conversa Geral / Re: [Ajuda] O PC Para...
« em: 31/Ago/2009 23:21 »
Memorias deram o berro ou temperatura.

Memtest para ver se as memorias estao boas

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Hosting / Re: Uptime
« em: 24/Ago/2009 01:48 »
Eu nunca disse que os 100% de uptime não são possíveis de atingir. São possíveis de atingir, mas apenas recorrendo ao balanceamento global (ou seja asturmas, esse teu problema deixa de fazer sentido se tiveres a balancear entre o Japão, Portugal e África do Sul por exemplo).

blackout, estamos a ver de um ponto de engenharia, se e como os 100% são possíveis de atingir... não de um ponto de vista comercial, pelo que a questão das indeminizações em nada interfere neste caso. A questão não é tão simples como ter um IBM como servidor ou ter um "mirror" de dois servidores. É bastante, mas bastante mesmo mais complexa que isso, daí duvidar que encontres em Portugal alguma empresa que o disponibilize.

Agora se me falas de alta disponibilidade com balanceamento local... sim, isso existem bastantes ... mas não com 100%.



marsu, eu sei que ninguem em portugal nenhuma empresa de simples alojamento web tem 100% de uptime porque o valor do mesmo é elevadissimo. Porem cada vez mais se ve as empresas obrigarem os fornecedores a terem 100% de disponibilidade. Penso que dentro de anos isso em portugal vai acontecer, a ai so vao triunfar os grandes.


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Hosting / Re: Uptime
« em: 23/Ago/2009 03:51 »
Esse de NUNCA podes garantir 100% de uptime é totalmente errado. Por exemplo isso da ligação, podes ter uma ligação portuguesa e outra por exemplo espanhola. Muitos datacenter tem alem das ups redudantes e dos geradores a diesel, dois fornecedores de energia, um portugues e outro espanhol.

Agora caso nao saibas a AMAZON.COM tem um uptime de 100%. Como? Redudancia.

Simples.

Claro que para alojamento web é complicado garantir isso com os preços praticados, mas dentro de 10 a 15 anos é inevitavel a meu ver.

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Hosting / Re: Uptime
« em: 22/Ago/2009 14:52 »
Não é assim tão simples, e prova disso foi o que aconteceu recentemente na Telvent, onde metade esteve em baixo devido a um simples update de firmware à UPS (ponto de falha). Requer ATS / STS para se conseguir mais alguma redundancia, e requer uma manutenção MUITO boa em todo o material de energia (gerador por exemplo).

Exacto, problemas acontencem, agora tudo depende mais uma vez do profissionalismo das empresas. Como isso pode ser combatido? Incluindo no contrato elevadas indemnizações caso o serviço falhe. So assim é possivel garantir um excelente uptime.

Citar
Quanto a isto não tenho a certeza, mas alguma provedora de rede garante 100% de conectividade para o mesmo bastidor ou datacenter? Se sim, como o consegue garantir? Se um trolha cá fora der cabo das fibras? (sim, isto também aconteceu prai há 1 ou 2 anos atrás)

Novamente com clausulas de indemnização avultadas. É a unica maneira. Isso fara com que a provedora faça tudo com profissionalismo para nao perder milhares de euros, e sim a unica maneira sao por nos contratos milhares de euros de indemnização.


Citar
Esse conceito de mirroring é muito vago, especialmente se as aplicações lá alojadas trabalharem com bases de dados, com sessões, etc... Como é que o teu professor lidaria com isso?
Não podemos confundir o acaso de conseguir 100% (e aqui estamos a falar apenas da máquina), com a garantia de conseguir 100%.

O Mirroring seria feito juntamente com syncs, fazendo assim que o serviço nao falhe. Quando se quer fazer algo numa das duas maquinas, desliga-se o mirroring e o sync, e quando se liga ela vai sincronizar como antes. Parecido ao RAID. Agora ninguem disse que era facil, sao coisas que custam muito dinheiro e nao são nada fáceis, e nao é qualquer pessoa que faz isso.

Citar
Já reparei nessa garantia, mas também abrange software? Julgo que não.

Conseguir fornecer um serviço com disponibilidade de 100% significa que, durante 100% do tempo contratado, a informação está disponível ao visitante. Isto conjuga uma série de disponibilidades de 100% que, em caso de falha de uma, deita por terra todo o conceito:
- Disponibilidade a 100% da(s) máquinas
- Disponibilidade a 100% do equipamento de rede às quais estão ligadas (firewalls, switches, routers, balancers, etc...)
- Disponibilidade a 100% de rede dentro do datacenter e até ao ponto onde a rede do provedor termina.
- Disponibilidade a 100% das infraestruturas do datacenter (ar condicionado, energia, estrutura do datacenter). Olha, lembrei-me agora que o ano passado se não estou em erro a Telvent esteve com temperaturas ambientes de 50ºC.
... e por fim, a que acho ainda mais dificil:
- Disponibilidade a 100% do software (todos os daemons up, sem quaisquer interrupções, etc...).
... se estamos a falar à priori de compensações, então já estamos a pensar que os 100% não vão ser conseguidos. Claro que é algo que é necessário acordar, mas o que está aqui em questão é conseguir esses uptimes.
A IBM da suporte a software. A garantia da IBM é que tem software proprio de monitorização, e tem uma linha dedicada directa para as centrais da IBM para que se for detectado um problema de hardware, por exemplo, que podera danificar a maquina e causar problemas, e como as peças da IBM sao caras e normalmente nao estao junto do tecnico logo disponivel, esse software da esse alarme, a peça é pedida a sede ( america ) e no dia seguinte esta um tecnico junto da maquina para mudar a peça. Software a IBM tambem da, mas penso que nao ser a todo o tipo de software.
Agora isso da disponibilidade a 100% de rede, equipamentos activos e passivos, AC, etc..., a unica maneira é atraves dos contratos, com clausulas de indemnização caso o serviço falhe. So assim é possivel garantir que nada falha, e claro a redundancia é muito importante, e so com essas clausulas consegue-se obrigar o DC, por exemplo, a ter essas tecnologias, porque se o contrato for bem feito, normalmente e ha muitos casos destes ( nao nesta area de alojamento web ) de empresas que faliram porque nao tinham dinheiro para pagar as clausulas de indemnização, porque nao cumpriram prazos ou nao tiveram o serviço como estava no SLA.

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Hosting / Re: Uptime
« em: 22/Ago/2009 01:46 »
Se o cliente factura 5000 diariamente, então porque compra um alojamento de 50€?

Se o cliente factura 5000 diariamente, não vejo porque não pagar por exemplo 1500€ mensalmente pelo alojamento da sua solução em algo redundante que lhe garanta bastante disponibilidade. Cabe também ao cliente compreender que obtém aquilo pelo que paga... milagres não existem.

De que adianta ter dois "servidores em mirroring" (dizendo desta forma até parece simples), se a conectividade pode falhar? Ou a energia? Ou algum dos sistemas do datacenter? Isto vai muito além de redundancia de hardware.

Conseguir 100% é possível sim, mas muito... muito longe de ser simples. Quem os quer, tem de ter orçamento para pagar por eles. Custa-me também a crer que exista em Portugal, alguma empresa capaz de providenciar níveis de SLA de 100%... mas quem sabe...

Exacto dei um exemplo, porque se eu tive-se um negocio desses investia em servidores de elevada redudancia. Agora é possivel esses 100% mas claro tem custos avultados. A nivel de energia é facilmente combatido com geradores e ups redudantes. Agora a nivel de conexão ja é mais dificil mas para isso tem de existir um contrato com a provedora com clausulas de indeminização(altas claro) caso o uptime nao seja 100% porque alguem tem de ser responsavel pelo downtime. Ja a nivel de actualizações isso pode ser minimizado tendo dois servidores em mirroring, sendo que quando um ta a fazer actualizações o outro disponibiliza o serviço e vice-versa.
Sao coisas que custam muito dinheiro mas pelo andar das coisas que cada vez o cliente quer redundância e disponibilidade de serviço num prazo de 10-15 anos é inevitavel as empresas nao terem isto ( meu ponto de vista ).

Quanto ao uptime de 100%, sei de servidores criticos a correr com osx 1.2 em 386 que estao a mais de 15 anos sem qualquer tipo de downtime, sempre a correr.
E claro sei tambem que a IBM, claro que custa muito, garante 99.999% de uptime aos servidores monitorizados e configurados por eles( contratos de assistencia, etc ) que sao um espectaculo e muitos com 100% de uptime. A IBM usa tecnologias muito boas para isso, mas claro muito caras. 

Claro que para um alojamento basico por 15€ ano nao se pode garantir isso, alias hoje em dia um alojamento desse tipo penso que a margem de lucro é pouco ou quase nada e mesmo assim o cliente queixa-se porque nao esta informado minimamente das coisas.

Outro aspecto é que o tempo de resolução apos falhas é critico. Por exemplo uma simples empresa nao tem um tecnico no DC ou na empresa para fazer assistencia a maquina no momento porque em muitos casos nao é rentavel. E muitas vezes se for hardware a peça nao esta em stock na empresa e o que aumenta o tempo de resposta.

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Hosting / Re: Uptime
« em: 21/Ago/2009 16:16 »
Boas!

Sim o que dizes é verdade, vendo nessa perspectiva. No entanto e tendo em conta que serviços que te garantam 100%, não te custam o que te custa actualmente o mercado, vejo essa situação apenas e quase sempre reservada a sistemas críticos que não podem mesmo falhar.

E nesses sistemas gasta-se o bom e o belo, quer pelo material, quer pelo serviço, que normalmente tem técnicos dedicados apenas e só para aquele serviço.

Falar de hosting e de empresas de 100% de uptime, com preços muito baratos é uma utopia, pois não existe forma de fazer retornar os valores investidos com tão baixas margens...

Falamos de servidores redundantes blade, com fontes, discos e conectividades redundantes... Falamos em milhares de euros, que terão que ser recuperados...
Algo apenas ao alcance de grandes grupos empresariais.

Portanto e falando de forma honesta, todas as empresas que pelo menos garantam realmente os 99 a 99.5% são boas empresas, pois garantem num ano 99% de disponibilidade.
Azares acontecem, problemas também, e actualizações nas maquinas também... Logo não vejo que seja assim tão importante se tem 99.5, 99.6,7,8,9, etc...

Para mim é 99% para cima.
Mais do que a disponibilidade, conta a qualidade do serviço no geral, o suporte e a redundância na protecção de dados.

Em relação á situação das avarias, estás correcto, desligar e ligar servidores, causa danos nos capacitadores e condensadores, logo convém que sejam feitos os menores possíveis.

Cumprimentos,

LPC

Vou-te dar um exemplo pratico que com certeza, alguma empresa tem um cliente assim.

Tens um cliente que a area de negocio dele é o e-commerce e o seu unico meio de subsistência. Agora disponibilizas 99% de uptime.
Esse cliente tem uma facturação diaria de 5 mil euros.
Ao fim de uma ano tives-te cerca de 4 dias de downtime ( soma dos downtimes de um ano ) e esse teu cliente teve menos 20 mil euros de facturação num ano.
Agora claro tudo depende dos SLA acordados, e ate acho bem tu dares no SLA 99%, mas cada vez mais os clientes iram querer mais tempo de uptime, principalmente os que dependem da internet para viver. O Problema é que maior parte dos clientes nao tem meios judiciais para agir, e outros nem sabem, e algumas empresas enganam. Nos SLA na parte de uptime se o mesmo nao for cumprido deve de existir multas para a empresa, mas claro para isso os preços iriam disparar. Mas acredito que a curto/medio prazo isso va acontecer.

Isto sao meros exemplos, mas acredito que neste mundo ha muitos casos parecidos com este que eu disse.

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Hosting / Re: Uptime
« em: 21/Ago/2009 14:54 »
Boas

Bem vou explicar o porque desta minha questão.
O Curso que estou a tirar estou a falar agora destes temas, sendo que a pessoa que esta a dar formação é um engenheiro informático que tem larga experiência em redes e servidores e trabalha diariamente com isto.

As pessoas veem o uptime como a percentagem, nao como o tempo que para. Se disser que tenho 99% de uptime é quase 100% mas fazendo as contas da algum tempo com o serviço parado no fim do ano.

Agora aqui no topico dizem que 99,5% é bom, a realidade é que nao é! Bom é apenas 99,9% para cima, sendo que o melhor é os 100% que existe!

Como podem ver, uma empresa dizer que da 99% de uptime significa que num dia tem 15 minutos que nao disponibiliza serviço, e para uma empresa que usa um site para fazer negocio pode ser critico.

Agora como ter um uptime de 100%?
Bem existe sistemas actualmente que tem 100% de uptime, sistemas criticos que nao podem falhar 1 ms num dia. E com uptime de 100% a mais de 10 anos!!

Existe muitas maneiras, mas sendo a principal é usar maquinas em mirroring. Se falhar uma existe logo a outra. E depois outra maneira é celebrar contractos com os provedores de serviço ( nomeadamente datacenters e ISP ) de modo a garantirem tudo a 100%. Claro que tem mais encargos, garantir tudo a 100% mas deve de ter uma clausula de indemnização caso o serviço prestado pelo DC ou ISP falhe. E indemnizações avultadas.

Depois investir em segurança, e gastar uns bons milhares para garantir que a estrutura nao esta fragil a ataques ou problemas.

Resultado, so algumas grandes empresas tem uptime de 100% ( a nivel de internet ) e maior parte das empresas com serviços criticos tambem porque tem dinheiro para fazer investimentos deste tipo. Ou seja ter um servidor em mirroring, pode custar 20k € ano ( incluindo tecnicos, despesas, etc... ) enquanto que um servidor normal pode custar somente 5k€ ano. ( Preços exemplificativos)

Uma dica dada por um engenheiro de informática. Quando comprar um servidor para um serviço, instalem logo todo o hardware mesmo que em excesso ( todas as rams, todos os cpus, todos os discos, etc... ) e nunca desligar a maquina para manutençao. Grande parte das avarias do material são provocadas pelo ligar/desligar que danifica os condensadores e provoca as avarias e consequente downtime.

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Hosting / Uptime
« em: 21/Ago/2009 00:06 »
Boas noites,

Bem gostava de saber o que para voçes é um bom uptime de serviço, ou seja qual a percentagem que acham boa, se a percentagem vai de encontro aos clientes, se é possivel ter mais uptime que ja se tem nas maquinas, etc.

Gostava de saber a vossa opiniao sobre este tema, sendo que cada vez mais ter um uptime alto é mais importante e gostava de saber o que os SP's pensam disto visto que cada vez mais existe clientes ( pelo que vejo aqui no forum ) descontentes com o uptime dos seus serviços contratados.

Isto, espero que nao seja para que voçes levem a mal ou que atirem a cara que "eu tenho mais uptime que ti" porque é apenas para expressar uma opiniao e nao para arranjar guerras aqui dentro.

Cumps


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Boa noite,

Deixando aqui novidades, a S2D esta a preparar o novo serviço para ser lançado no final deste mes. O Serviço ira mudar a estratégia da S2D em relação aos servidores de jogo, onde acaba as vendas por slots e passa a existir a venda por servidor, sendo que o numero de slots será indiferente dependendo claro do plano contratado.

Mais informações brevemente, ou quem quiser saber mais sobre o serviço e "quiça" experimentar com um desconto de 25%, basta contactar atraves de PM ou via mail em:
 :arrow: geral "at" skill2design "dot" com

Cumprimentos

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Boa tarde outra vez!

A Skill2Design esta a passar por uma reestruturação interna, sendo que vão aparecer varias novidades brevemente.

Todos os nossos serviços, vão ser modificados, sendo que vamos apostar num novo serviço para substituir os gameservers. Uma solução unica em portugal para os clans.

Dentro dos proximos dias mais informações serão disponibilizadas.

Cumprimentos

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Reabertura seguida de encerramento!!!
Ja estou há mais de um mês, sem servidor, e depois de uns tickets e uns mails enviados, estes rapazes continuam sem dizerem nada...
Mas que belo serviço!!!! Isto sim, é consideração pelos clientes!!!

Boa tarde.

Situação ja resolvida e explicação do que se passou.

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Isso dos K1ck é fake!

Alias nao tou a ver a pessoa que ta por tras de tudo, ja com mais de 30 anos, a fazer tal coisa. Isso nao passa de uns putos que tentaram enganar-te. Simples.

Alias uma equipa como os k1ck nao procura patrocinadores, os patrocinadores é que procuram os k1ck.

E claro os k1ck so são a primeira equipa devidamente registada em portugal ( Para fins legais ) havendo depois outras que seguiram o mesmo dos k1ck.


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Hosting / Re: War-Fusion.com - GSP Nacional
« em: 11/Abr/2009 17:51 »
Marsu sempre a inovar.

Sem duvida que nestes tempos de apertos que este tipo de investimentos é que faz andar o pais.

Aquele abraço [[]]

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Domínios / Re: [Dúvida] Domínios PT
« em: 02/Abr/2009 15:36 »
Acho que se esquecem que muitos dominios sao registados por gente que nao tem a minima informação sobre os mesmos. Ou seja, basicamente o primeiro que vem é o que vai...


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