← CMS - Gestores de Conteúdos

gestão de bilioteca

Lida 2799 vezes

Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3


Conhecem alguma aplicação para catalogação e gestão de bibliotecas? De preferência em OS?

Do que pesquisei encontrei a referência ao Koha, já alguém o instalou?
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Quando falas em em OS referes-te a uma aplicação local para desktop?

Se for o caso deves encontrar algumas na source forge.

A koha é uma aplicação "web based", com suporte a Marc/Unimarc, com catalogo de acesso publico, etc. É usada em bibliotecas já com média / grande dimensão.
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Sim, pretendia uma aplicação web based e não apenas local.

Algo que permitisse a consulta de registos a partir de outros locais.
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ok, obviamente, O. S. queira dizer open source. Na altura não associei a sigla, não ligues. :)
Quanto ao koha parece-me uma boa escolha, sobretudo se ja se trata de uma biblioteca de média dimensão.

Tens neste site algums demos, para poderes testar

http://www.liblime.com/demos
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Obrigado epsy!

Se conhecerem outras possibilidades digam...
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Já agora deixo mais algumas indicações sobre outros sistemas Open Source:

O koha, que já referi. Mas esta desenvolvido em perl.

Emilda: bom para pequenas bibliotecas, (nunca usei).

OpenBiblio: em PHp e MYsql. Simples, bom para pequenos projectos. Já usei numa pequena biblioteca.

Gnuteca: um projecto brasileiro em PHP e BD em Postgresql.

NewGenLib. Um projecto de que tenho boas referências, mas nunca usei. Foi desenvolvido em Java.
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

O emilda parece-me já antigo e sem actualizações.

O mesmo para o Openbilio cuja versão original já nem corre em php5, embora exista uma versão em pt_br que corrige esses erros. Pareceu-me simples, rápido e prático.

Por outro lado o facto de não existir uma comunidade de suporte já não é tão bom.

O koha continua a parecer-me uma boa opção, mas o facto de estar em perl com o qual não estou familiarizado deixa-me reticente. Tenho de pesquisar se existem boas práticas em português com o koha,...