← Sugestões

Sugestão: fórum / sub-fórum sobre legalidade / boas práticas / TCUs

Lida 7453 vezes

Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Acho que já se justifica criar fórum ou sub-fórum "Legislação" onde a malta pode partilhar e discutir informação sobre

  • Lei nacional e internacional aplicável aos sites
  • Termos de uso dos sites, serviços, motores de busca
  • Como construir sites "Legais"
  • As ténues fronteiras do (i)lícito, (des)leal, (más)boas práticas, etc.

Vejo sistematicamente aqui no +T conversas e discussões sobre estes temas, mas dispersas e normalmente como reação a dúvidas e apresentações de sites.

Os webmasters não são juristas (e mesmo os juristas têm dificuldade em perceber a extensão de certos Termos de Uso), e por isso precisam de orientações sobre como enquadrar legal e lícitamente os seus sites.

Penso que tal fórum / sub-fórum seria extremamente útil.
Offline

euluism 
Membro
Mensagens 975 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Acho uma boa ideia. Para por um . neste assunto que é importante para as directrizes do google adsense por exemplo para se falar sobre as políticas de privacidade.

Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Também estou de acordo!
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Opinião pessoal:
A sugestão é boa mas:

1. Existe conteúdo suficiente para tal?
2. Como tu dizes e muito bem, "webmasters não são juristas", qual seria o objectivo de um subforum apenas com duvidas não respondidas por quem percebe do assunto? Isso tinha era muito mas muito interesse alguem conhecer um jurista disposto a responder à duvidas dos nossos utilizadores...
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Peço desculpa voltar a "acordar" este tópico antigo, mas só venho aqui de 6 em 6 meses, ou algo assim...

A ideia é excelente. É que vejo aqui tanta falta de simples bom senso...

Antes de precisarmos de "juristas" para responder a dúvidas, chega a opinião webmasters experientes e informados (coisa que parece ser rara por aqui).

Por exemplo, a área de "Mercado" mais parece ser "Mais Tráfico" que "Mais Trafego", assim como são frequentes as apresentações de sites que violam à descarada os mais elementares princípios das boas práticas, respeito por termos de uso (do Google, Facebook, etc.), privacidade dos utilizadores, direitos de autor, etc. - e não é preciso ser jurista para ver isso...

É que basta abrir os olhos... e choca-me a passividade e permissividade dos administradores do +T  :-(
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Este tópico também me passou ao lado quando foi criado, mas concordo ali com o DiabinhoMor, parece fazer sentido.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Em relação ao resto será analisado.

Quanto a:
É que basta abrir os olhos... e choca-me a passividade e permissividade dos administradores do +T  :-(


Para alguma coisa serve o botão "Denunciar ao Moderador" :)
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

DiabinhoMor, existe uma diferença entre a falta de ética e a ilegalidade. A primeira, que de facto se vê muito por aqui, é reprovável mas não viola lei nenhuma. No máximo as pessoas ficam com má reputação perante a comunidade.

A ilegalidade é outro assunto, é delicado, a própria lei é vaga em muitos assuntos. Convém ter alguém que saiba exactamente o que está a dizer, um webmaster experiente não é jurista - só por coincidência.

Agradecemos as vossas sugestões e claro que estão em análise ;)
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

DiabinhoMor, existe uma diferença entre a falta de ética e a ilegalidade. A primeira, que de facto se vê muito por aqui, é reprovável mas não viola lei nenhuma. No máximo as pessoas ficam com má reputação perante a comunidade.

A ilegalidade é outro assunto, é delicado, a própria lei é vaga em muitos assuntos. Convém ter alguém que saiba exactamente o que está a dizer, um webmaster experiente não é jurista - só por coincidência.

Agradecemos as vossas sugestões e claro que estão em análise ;)


"No máximo as pessoas ficam com má reputação perante a comunidade. " - não é para levar a sério, é?

Para usar exemplos concretos (uso exemplos XXX, pois é aquela onde trabalho):

Famosas nuas (autor reputação 32): http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=28964.0, alimentado por fotografias retiradas de outros sites ou digitalizadas de revistas...É preciso ser-se jurista para perceber que há violação de direitos de autor?
Cum raio! Até tem lá um moderador do +T a dar-lhe dicas como melhorar o site??? Diz ele "Eu sei que ainda estás a aprender algumas coisas"... e que tal aproveitar para lhe ensinar que aquelas revistas têm direitos de autor???
Da mesma forma que vos vi bloquear malta que tenta vender bases de dados de emails (porque não demonstram ter autorização de cada um dos elementos para o fazer), porque não exigem a estes sites "mostra lá as cartas das revistas que te autorizam a reproduzi-las aqui?".

Badoo Porcas (autor reputação 27): http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=25045.0, alimentado por fotografias e perfis de mulheres e raparigas que são carimbadas como "porcas" só porque estão na rede social badoo. O que é que vos falta para ver que isto é uma grosseira violação ética e atentado ao bom nome das pessoas que lá aparecem? Só quando a vossa irmã, prima, namorada, mãe, tia, lá aparecer?


No +T chama-se "webmaster" a qualquer pessoa que pegue num WordPress e em 30 minutos monte sites como os exemplos que usei acima!

Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Agradeço que a minha reputação não seja posta em causa. Apresentei o site, mas nunca o actualizei. E o site não se encontra na minha posse.
Offline

Luís Marquês 
Membro
Mensagens 1430 Gostos 19
Feedback +27

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não entendo porque é que associas os projectos de cada um a sua reputação, a reputação nada tem a ver se o utilizador A ou B possui um site XXX ou um site que viole direitos de autor ou privacidade.
A reputação é dada muitas vezes por negócios concluídos, ajuda a outros membros, respostas adequadas num tópico entre outras.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

"No máximo as pessoas ficam com má reputação perante a comunidade. " - não é para levar a sério, é?

É.

Quando falo em reputação, não estou a falar dos números resultantes de um script que está no perfil e onde uma das métricas é o nº de posts e de tópicos. É um indicador, é mais útil que o nº de posts, mas continua a ser um script.

Para mim reputação é conhecer o historial de intervenções, de projectos, de feedback, de negócios, etc, do utilizador X e isso me inspirar confiança, ou não. Faria qualquer negócio ou parceria aqui com o Jóni independentemente de ter reputação 32 ou 320 porque "sei quem ele é". E pronto.

Quanto ao resto, o +tráfego não é composto por fiscais ou polícias que andam atrás dos sites. Se os sites apresentados possuem ou não autorização das fontes para reproduzir conteúdos, se passam ou não factura para vender publicidade, não é algo que nos possa dizer respeito. O nosso papel é alertar e se estiveres atento aos artigos no nosso blog bem como a muitos posts aqui, vês que damos constantemente dicas e sugestões para ter uma melhor reputação e não estragar a imagem como grandes webmasters já estragaram. Agora o que cada um faz na sua casa, é da responsabilidade do próprio.

Há regras para determinados tipos de sites e produtos que aqui não são permitidos. Regras que qualquer utilizador tem de aceitar se aqui quiser participar. Estamos sempre receptivos a novas sugestões, seja nas regras ou no modo de actuação, por isso se tiveres mais sugestões dentro daquilo que é razoável fazermos no papel que o +t representa, são sempre bem-vindas ;)
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Peço desculpa por sequer responder a este tópico com offtopic, mas não poderia deixar de responder ao DiabinhoMor: eu quando respondi ao colega Jóni, avaliei o seu website, não andei à procura de ilegalidades, coisa que me passou ao lado porque nem me interesso por esse mercado. No entanto, esqueceste-te de dizer que eu adverti para o facto de ele violar as políticas do adsense ;)

Citar
No +T chama-se "webmaster" a qualquer pessoa que pegue num WordPress e em 30 minutos monte sites como os exemplos que usei acima!

Noto nesta frase alguma frustração, não percebo porquê. Aqui temos de tudo. Existem bons e maus profissionais, mas também existem aqueles que estão a aprender. E se em vez de vires para aqui descarregar a tua frustração e colocar a reputação de outros em questão, acho que te devias dirigir aos tópicos e deixar lá a tua opinião :) Ou não achas?
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

É necessário ter em conta que nós não andamos aqui à "pesca" de ilegalidades, pois a nossa ideia não é ser uma polícia do +T, mas sim um staff disposto a ajudar e a tentar tornar a comunidade saudável.

É óbvio que isto tem de partir de todos, e se todos começarem a usar o sistema de denúncias e a falarem e queixarem-se directamente, as coisas melhoram.

Pessoalmente, não me importo nada que me mandem PMs com denúncias ou sugestões, e respondo a todas sem problemas e tento resolver.

Melhor do que criticar, seria sugerir o que podemos melhorar. Isto é cliché, mas não deixa de ser verdade.
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Peço desculpa por sequer responder a este tópico com offtopic, mas não poderia deixar de responder ao DiabinhoMor: eu quando respondi ao colega Jóni, avaliei o seu website, não andei à procura de ilegalidades, coisa que me passou ao lado porque nem me interesso por esse mercado. No entanto, esqueceste-te de dizer que eu adverti para o facto de ele violar as políticas do adsense ;)

Noto nesta frase alguma frustração, não percebo porquê. Aqui temos de tudo. Existem bons e maus profissionais, mas também existem aqueles que estão a aprender. E se em vez de vires para aqui descarregar a tua frustração e colocar a reputação de outros em questão, acho que te devias dirigir aos tópicos e deixar lá a tua opinião :) Ou não achas?

Tens razão... deixei a minha frustração tomar um bocado conta do diálogo.
Venho pouco ao +T (e cada vez menos - talvez seja esta a última) à procura de oportunidades, conhecimento, seriedade... e é, para mim, cada vez mais evidente que essas três coisas são a excepção e não a regra. E isso frustra-me, sim!