← Conversa Geral

Mudar para Curso Profissional ...

Lida 13294 vezes

Offline

Web_Designer 
Membro
Mensagens 27 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Seventh year Anniversary

Boas,

Entrei este ano no 10º ano, na área de Ciências e Tecnologia e estou tentado a mudar para o Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

Estou a ter aulas à 3 semanas, ainda estou a tempo de mudar?

Eu gostava depois de tirar o curso de Engenharia Informática, sabem se depois me posso candidatar?

O que acham deste curso?
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Só sabes se podes mudar falando com os responsáveis da tua escola, acho que é o ideal.

Sim, podes candidatar-te posteriormente. E até já levas algumas competências técnicas.

Para além de ficares com o 12º ano ficas também com aptidão para começares a trabalhar na área (depende do método de ensino claro, que já vi que é diferente em alguns lados...), o que se torna uma mais valia se quiseres tentar arranjar um part time enquanto estudas.

Agora se é bom para ti, só tu podes decidir isso.
Fala com alguém que tenha tirado o curso no mesmo sítio, porque o que aprendes (apesar de existirem programas) depende de escola para escola.

Eu tenho curso de gestão de equipamentos informáticos (curso profissional, nível IV) e recomendo este curso a toda a gente que se interesse pela área e que queira começar a trabalhar mal acabe o 12º. Tirei na Escola Profissional de Ourém.
Offline

Gonzalez 
Membro
Mensagens 396 Gostos 0
Feedback +9

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Sim ainda podes, mas quanto mais depressa melhor.. porque os testes estão quase a vir ;D
Offline

oscarino 
Membro
Mensagens 618 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Eu na primeira semana de aulas (estou no 10º, como tu), também fiquei na dúvida se devia mudar para um curso profissional, mas acabei por decidir ficar em CT.
O melhor é mesmo falares com a direcção da escola, e directora de turma.

Se deves ou não mudar, só tu é que deves decidir isso, tendo em conta o que queres para o futuro.
Offline

João Simões 
Membro
Mensagens 1177 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Ainda te podes candidatar, desde que haja vaga na escola desejada, uma coisa que não aconselho são cursos profissionais em escolas secundárias, cada coisa se deve fazer no seu sitio e as escolas profissionais são o local ideal já que possuem todos os meios técnicos e profissionais para a formação em determinada área.

Podes entrar para a universidade e como o Jóni disse estás mais preparado a nível técnico.

Eu pessoalmente sou adepto dos cursos profissionais. Já tirei 1 de um ano (9º) e agora estou no 2º ano, equivalente ao 11º, de Design Gráfico e até agora estou satisfeito e não se julge que os cursos profissionais é algo para alguém que não tinha sucesso no ensino regular, pois é totalmente o contrário, se uma pessoa mostra que é capaz de trabalhar em determinada área é sinal que tem capacidades, alias o tempo em que se atribuia o ensino profissional a alguém com insucesso escolar e que só começava o 10º ano com 20 anos, já lá vai.

A componente prática de cada curso motiva-te e a motivação leva-te a obteres bons resultados. Como eu existem milhares de pessoas satisfeitas com este tipo de ensino
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Ainda te podes candidatar, desde que haja vaga na escola desejada, uma coisa que não aconselho são cursos profissionais em escolas secundárias, cada coisa se deve fazer no seu sitio e as escolas profissionais são o local ideal já que possuem todos os meios técnicos e profissionais para a formação em determinada área.

Podes entrar para a universidade e como o Jóni disse estás mais preparado a nível técnico.

Eu pessoalmente sou adepto dos cursos profissionais. Já tirei 1 de um ano (9º) e agora estou no 2º ano, equivalente ao 11º, de Design Gráfico e até agora estou satisfeito e não se julge que os cursos profissionais é algo para alguém que não tinha sucesso no ensino regular, pois é totalmente o contrário, se uma pessoa mostra que é capaz de trabalhar em determinada área é sinal que tem capacidades, alias o tempo em que se atribuia o ensino profissional a alguém com insucesso escolar e que só começava o 10º ano com 20 anos, já lá vai.

A componente prática de cada curso motiva-te e a motivação leva-te a obteres bons resultados. Como eu existem milhares de pessoas satisfeitas com este tipo de ensino


Tocas-te num ponto muito bom, ensino profissional é na escola profissional. (Pelo menos em Ourém há uma boa distinção no ensino, a escola secundária deixa muito, mas mesmo muito a desejar)
Offline

Web_Designer 
Membro
Mensagens 27 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Seventh year Anniversary

Tocas-te num ponto muito bom, ensino profissional é na escola profissional. (Pelo menos em Ourém há uma boa distinção no ensino, a escola secundária deixa muito, mas mesmo muito a desejar)

Eu estava a pensar em ficar na minha escola :S Já estive a perguntar a alguns colegas que estão no curso e disseram-me que não estão a gostar (ainda só tiveram 3 semanas de aulas :p), mas acho que vou ter de pensar melhor nisto ...
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Eu estava a pensar em ficar na minha escola :S Já estive a perguntar a alguns colegas que estão no curso e disseram-me que não estão a gostar (ainda só tiveram 3 semanas de aulas :p), mas acho que vou ter de pensar melhor nisto ...

Eu perdi um ano em artes, fiquei lá até ao fim antes de mudar. Não te importes se só poderes mudar para o tal curso para o ano...
Lembra-te disto, vale mais perder um ano na escola a aprender sobre uma área diferente da que te interessa que perderes toda a tua vida a fazer uma coisa que não gostas.
Offline

Gonzalez 
Membro
Mensagens 396 Gostos 0
Feedback +9

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Sim vai para uma escola profissional e não para uma secundaria com profissional como eles disseram ;)
Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Já agora surgiu-me outra dúvida, é melhor o percurso "Curso Ciências Tecnologias-universidade (Engenharia Informática) ou Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informática-Universidade (Engenharia Informática)"?

Falem-me da vossa experiência...
Offline

PeSousa 
Membro
Mensagens 339 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Eu estou nesse curso profissional (11º) e é dá bases de programação, tal como montar pcs, noções de hardware, redes... muito bom até, tanto para pessoal que quer seguir para o ensino superior como sair para o mercado de trabalho...
Offline

johndays 
Membro
Mensagens 387 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Depende bastante, segundo o que me apercebo, o pessoal de Ciências normalmente vai para a Universidade com mais facilidades a Matemática, sendo que os do Profissional têm mais conhecimento de programação.

É relativo ... Apesar de depois ser mais fácil um aluno de Ciências adaptar-se à lógica de programação, do que um aluno de um Profissional lidar com integrais, matrizes e/ou derivadas.
Offline

Web_Designer 
Membro
Mensagens 27 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Seventh year Anniversary

Obrigado pelas opiniões :)

Acho que vou ficar em CT, por causa da matemática ...

É muito difícil esta área?
Offline

PeSousa 
Membro
Mensagens 339 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Obrigado pelas opiniões :)

Acho que vou ficar em CT, por causa da matemática ...

É muito difícil esta área?

Basta aplicares-te ...
Offline

HawK 
Membro
Mensagens 1698 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obrigado pelas opiniões :)

Acho que vou ficar em CT, por causa da matemática ...

É muito difícil esta área?
A Matemática do curso de gestão e programação de sistemas informáticos, ou muito me engano, ou é a mesma de CT.
Eu pessoalmente, entrei para o curso este ano, numa escola secundaria e até estou a gostar.
Claro que prefiro trabalhar com Photoshop do que com o Gimp (e bla bla bla) há algumas coisas que deixam a desejar, mas sem dúvida que fiz a escolha certo.
O pior de tudo é a carga horária, porque como deves imaginar é mais pesada que a do curso de CT (pelo menos na minha escola é), tenho 3 dias da semana que começo as 8.15 e saio as 6.30.
Mas não me arrependo da minha escolha (até agora)!