← UI & UX Design

Designer vs Pseudo-Designer

Lida 31816 vezes

Offline

carpin 
Membro
Mensagens 96 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Nesta conversa o profissional é designer profissional. Eu só escrevi profissional mas sim, é isso, sou designer profissional ou pseudo-designer?

É que achei piada aí aos critérios de atribuição do "título"...

Vê se entendes que ser profissional seja do que for não se resume apenas a ter um curso, a cobrar isto ou aquilo,... é todo um conjunto de atributos. Reflecte sobre isso e concerteza chegarás a uma conclusão. Não serei eu a dar-te essa resposta!
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Nem tava a falar de ti, nem li os teus comentários sequer... Li apenas a frase do Diogo: "Se não têm curso que comprove o contrário, vocês são apenas "pseudo-designers"." e quis comentá-la...

Posso?

Sei bem qual é a minha posição entre o pseudo-designer e o designer profissional. Não preciso que ma digas : )
Offline

carpin 
Membro
Mensagens 96 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Nem tava a falar de ti, nem li os teus comentários sequer... Li apenas a frase do Diogo: "Se não têm curso que comprove o contrário, vocês são apenas "pseudo-designers"." e quis comentá-la...

Posso?

Sei bem qual é a minha posição entre o pseudo-designer e o designer profissional. Não preciso que ma digas : )

Caro Luís Salvador,
Escusas de ser "grosseiro" como o estás a ser. Se fazes uma pergunta em geral é normal que as pessoas tentem responder certo? Acho que posso. Tu usaste este tópico para ironizar e até seres "grosseiro", mas existem pessoas que o usam para dar as suas visões, ajudar os outros e com isso até "crescer". Se calhar é o que falta a muitos: crescer!
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Uauuu!
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Ordem dos designers! E acabava-se com isto. :D
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Além das questões de design e imagens de marca aqui referidas, às quais tenho a minha opinião mas não sou a pessoa mais apta para responder, existe também a questão económica, e aí já posso expressar melhor a minha opinião devido à longa experiência de mercado.

Em primeiro lugar temos o posicionamento: é obvio que o proprietário de um pequeno blog não quer pagar muito além dos 10 euros por um logo; mas uma pequena empresa poderá pagar perfeitamente os 350 a 600 euros por logo ou imagem corporativa; já a grandes empresas pagam largos milhares pela sua identidade.

Mas pensem no seguinte: se fizerem uns logos para ganharem uns «trocos por fora» tudo bem, mas se mais tarde quiserem profissionalizar, encontram o mercado do design a 10 euros, e aí quantos logos terão que fazer para ter um salário? E mais quantos para pagar os custos de operacionais?

Estamos num país em que as actividades económicas não têm valor acrescentado (lucro), porque toda a gente baixa constantemente os preços, para poder competir com o vizinho (em termos económicos o preço não pode ser o único argumento para a competitividade).

Dou-vos um exemplo real:
» Na minha cidade existem (ou melhor existiam) várias empresas de serviços domésticos que competiam entre si, baixando constantemente os preços - como resultado diminuiram a qualidade dos materiais, depois despediram funcionarios competentes e contratam mão de obra barata, passaram a ter equipas reduzidas, a maioria delas teve que fechar portas, e as que restam estão perto da falência.
» Na cidade vizinha: todos os prestadores têm taxas horários similares (variam poucos euros entre si), têm excelentes materiais e equipamentos, equipas especializadas, óptimos serviços e muitas vezes ainda cedem serviços aos vizinhos porque não têm capacidade de resposta.
Offline

carpin 
Membro
Mensagens 96 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Além das questões de design e imagens de marca aqui referidas, às quais tenho a minha opinião mas não sou a pessoa mais apta para responder, existe também a questão económica, e aí já posso expressar melhor a minha opinião devido à longa experiência de mercado.

Em primeiro lugar temos o posicionamento: é obvio que o proprietário de um pequeno blog não quer pagar muito além dos 10 euros por um logo; mas uma pequena empresa poderá pagar perfeitamente os 350 a 600 euros por logo ou imagem corporativa; já a grandes empresas pagam largos milhares pela sua identidade.

Mas pensem no seguinte: se fizerem uns logos para ganharem uns «trocos por fora» tudo bem, mas se mais tarde quiserem profissionalizar, encontram o mercado do design a 10 euros, e aí quantos logos terão que fazer para ter um salário? E mais quantos para pagar os custos de operacionais?

Estamos num país em que as actividades económicas não têm valor acrescentado (lucro), porque toda a gente baixa constantemente os preços, para poder competir com o vizinho (em termos económicos o preço não pode ser o único argumento para a competitividade).

Dou-vos um exemplo real:
» Na minha cidade existem (ou melhor existiam) várias empresas de serviços domésticos que competiam entre si, baixando constantemente os preços - como resultado diminuiram a qualidade dos materiais, depois despediram funcionarios competentes e contratam mão de obra barata, passaram a ter equipas reduzidas, a maioria delas teve que fechar portas, e as que restam estão perto da falência.
» Na cidade vizinha: todos os prestadores têm taxas horários similares (variam poucos euros entre si), têm excelentes materiais e equipamentos, equipas especializadas, óptimos serviços e muitas vezes ainda cedem serviços aos vizinhos porque não têm capacidade de resposta.

Concordo plenamente!
Offline

kaydara 
Membro
Mensagens 616 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

muito sinceramente não queiram fazer logos a 5 euros e depois não levar com o troco, quem se põe nessa posição são vocês, quando quero algo mais normal recorre aos vossos serviços, quando quero algo mais a sério recorro a outro tipo de serviços.

Muito sinceramente espero que não pensem que por fazer serviços a cinco euros alguém vos vai contratar para serviço de milhares de euros.

Pensava que tinham noção da liga em que estavam, mas afinal estão a disputar um regional e a pensar que podem ser campeões da primeira liga.

Dá-me a sensação que todos que fazem os preços baixos são bastante novos ainda, o que explica um pouco a coisa... mesmo assim... deviam de saber a vossa posição.

Posso estar a ser duro mas estou a honesto convosco e se não querem entender assim o problema é realmente vosso.
Offline

alopes 
Membro
Mensagens 373 Gostos 8
Feedback -1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

É indiferente o designer ter um curso de 100h, curso superior na área de design ou apenas experiência, porque no momento da escolha o que conta é a qualidade do trabalho. Por isso alguns designers fazem a preços baixos e outros a preços normais.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

- Confundir "mercado do design" com o "mercado de logos a 10 euros" faz pouco sentido.

- Há espaço para todos e não é são os que fazem logos a 10 euros que estragam o "mercado" - se é que alguém estraga...

- E também não é a ordem dos designers que vai resolver este "problema". No máximo irá "chular" uma contribuição anual a todos os que desejarem ser Drs. Designers, tal como acontece com os economistas, engenheiros, etc.

- Ter curso não significa nada. Não faltam por aí canudos que não percebem patavina do que estudaram e outros, autodidatas, que surpreendem tudo e todos com a sua criatividade e desempenho.

- Pessoalmente defendo que cada um deve preocupar-se com o seu trabalho, com os seus objectivos e com os seus alvos. Quem procura logos a 10 euros não está interessado em imagens corporativas a 5000 euros e vice-versa, assim como quem procura um restaurante para comer o prato do dia, não está interessado em caviar a 150 euros o prato, e vice-versa.

- "Valor acrescentado" não significa / não é igual a "lucro". É verdade que muitas empresas competem pelo preço (basta olhar para o webhosting) mas muitas também competem pela diferenciação, e aqui sim, pode-se dizer, adicionam valor aos seus produtos e serviços.

- Compreendo que quem estudou para ser designer (ou outra actividade diplomada) deseje "proteger-se". Contudo, digo-vos com toda a sinceridade: Essa perspectiva / ponto de vista é "chover no molhado" e não nos leva a lado nenhum em termos pessoais ou como sociedade, aka adiciona mais dinheiro ao nosso bolso ou prestigio às profissões. Para obtermos isso basta sermos bons / muito bons no que fazemos e ninguém  nos confundirá / colocará no mesmo saco dos maus prestadores do mesmo tipo de serviços.
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

kaydara, ninguém está a dizer o que estás a dizer que estão a dizer. :)

por ser uma pessoa com 20 e poucos anos como é o caso do Luis, não é tão ou mais criativo que alguém do atelier do cayatte ? se calhar até recorrem a pessoas de 20 anos lá, já pensaste nisso ? e pelo meio se calhar tás a pagar isso tudo ?

são clientes que procuram coisas diferentes, é isso que têm de entender. fui eu que iniciei aqui esta história dos logotipos a 5€ e pretendo aperfeiçoar e continuar a servir as pessoas que lançam se calhar 1 site por semana e não estão para pagar 300€ por 3 propostas ( que se calhar são 10x piores mas isso já é outra discussão ), mas apenas 10 ou 15€ e ficarem igualmente bem servidas.

quem faz logos a 10€ não tem o trabalho que quem faz logos a 300€, mas engane-se quem compara e desvaloriza. adaptem-se isto é um mercado como tantos outros. há milhares de exemplos que podiam ser dados ( ikea's, ryanair's, etc... ).

e engane-se quem pensa que quem está por trás de logótipos de 10€ é alguém sem o minímo de experiência, por vezes até pode ser alguém com bem mais experiência que os que practicam preços elevadissimos.

cada macaco no seu galho, há espaço para todo o tipo de designers e clientes. :)

Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

- Confundir "mercado do design" com o "mercado de logos a 10 euros" faz pouco sentido.

- Há espaço para todos e não é são os que fazem logos a 10 euros que estragam o "mercado" - se é que alguém estraga...

- E também não é a ordem dos designers que vai resolver este "problema". No máximo irá "chular" uma contribuição anual a todos os que desejarem ser Drs. Designers, tal como acontece com os economistas, engenheiros, etc.

- Ter curso não significa nada. Não faltam por aí canudos que não percebem patavina do que estudaram e outros, autodidatas, que surpreendem tudo e todos com a sua criatividade e desempenho.

- Pessoalmente defendo que cada um deve preocupar-se com o seu trabalho, com os seus objectivos e com os seus alvos. Quem procura logos a 10 euros não está interessado em imagens corporativas a 5000 euros e vice-versa, assim como quem procura um restaurante para comer o prato do dia, não está interessado em caviar a 150 euros o prato, e vice-versa.

- "Valor acrescentado" não significa / não é igual a "lucro". É verdade que muitas empresas competem pelo preço (basta olhar para o webhosting) mas muitas também competem pela diferenciação, e aqui sim, pode-se dizer, adicionam valor aos seus produtos e serviços.

- Compreendo que quem estudou para ser designer (ou outra actividade diplomada) deseje "proteger-se". Contudo, digo-vos com toda a sinceridade: Essa perspectiva / ponto de vista é "chover no molhado" e não nos leva a lado nenhum em termos pessoais ou como sociedade, aka adiciona mais dinheiro ao nosso bolso ou prestigio às profissões. Para obtermos isso basta sermos bons / muito bons no que fazemos e ninguém  nos confundirá / colocará no mesmo saco dos maus prestadores do mesmo tipo de serviços.
my point, exactly :)
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Qualquer dia o open source é mal visto porque é grátis e depois há programadores que recebem grandes salários... Se os designers quiserem podem fazer até grátis, já fiz imenso código grátis.

Toda a gente quer ganhar dinheiro, agora como é que um designer ganha dinheiro se não tem portfólio? 5/10€ não quer dizer que o valor do trabalho final seja esse, pode ser muito bom ou não, pode o cliente nem gostar e não ficar com o trabalho e o designer ter o trabalho sem receber nada, mas duvido que a intenção seja ganhar dinheiro, mas sim experiência e o preço é mais para não vir 1001 pedidos.
Offline

carpin 
Membro
Mensagens 96 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Como se costuma a dizer: "Ninguém agrada a gregos, nem a troianos!"
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

- Confundir "mercado do design" com o "mercado de logos a 10 euros" faz pouco sentido.

- Há espaço para todos e não é são os que fazem logos a 10 euros que estragam o "mercado" - se é que alguém estraga...

- E também não é a ordem dos designers que vai resolver este "problema". No máximo irá "chular" uma contribuição anual a todos os que desejarem ser Drs. Designers, tal como acontece com os economistas, engenheiros, etc.

- Ter curso não significa nada. Não faltam por aí canudos que não percebem patavina do que estudaram e outros, autodidatas, que surpreendem tudo e todos com a sua criatividade e desempenho.

- Pessoalmente defendo que cada um deve preocupar-se com o seu trabalho, com os seus objectivos e com os seus alvos. Quem procura logos a 10 euros não está interessado em imagens corporativas a 5000 euros e vice-versa, assim como quem procura um restaurante para comer o prato do dia, não está interessado em caviar a 150 euros o prato, e vice-versa.

- "Valor acrescentado" não significa / não é igual a "lucro". É verdade que muitas empresas competem pelo preço (basta olhar para o webhosting) mas muitas também competem pela diferenciação, e aqui sim, pode-se dizer, adicionam valor aos seus produtos e serviços.

- Compreendo que quem estudou para ser designer (ou outra actividade diplomada) deseje "proteger-se". Contudo, digo-vos com toda a sinceridade: Essa perspectiva / ponto de vista é "chover no molhado" e não nos leva a lado nenhum em termos pessoais ou como sociedade, aka adiciona mais dinheiro ao nosso bolso ou prestigio às profissões. Para obtermos isso basta sermos bons / muito bons no que fazemos e ninguém  nos confundirá / colocará no mesmo saco dos maus prestadores do mesmo tipo de serviços.

Se me permites cjseven faço das tuas palavras minhas.