← Conversa Geral

Como resolver estas situações?

Lida 3201 vezes

Offline

Octávio Alves 
Membro
Mensagens 963 Gostos 36
Feedback +25

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pessoal,

Já não é a primeira pessoa que "vem" ter comigo a pedir um logotipo.
Apresento o meu método de trabalho, onde explico como faço a apresentação dos logotipos ou outros serviços de design gráfico.

O que sucede é que apresento o primeiro exemplo, a pessoa diz que não, apresento o segundo exemplo... e a pessoa diz que já arranjou outro logotipo.

O que eu pretendo aqui é trabalhar e ser pago pelo meu trabalho.
No entanto, pretendo trabalhar sabendo que vou ser pago, mesmo que tenha de fazer 100 exemplos até chegar ao que o cliente gosta.

Se eu soubesse que estava a "concorrer" com outros, nunca iria aceitar o trabalho.

Sem ser o "pré-pagamento" existe alguma forma de prevenir isto e o cliente informar logo da situação do trabalho?

Faço feedback negativo? Deixo estar? Reclamo para pagar na mesma pelo trabalho realizado?

É que se eu quisesse trabalhar sem ter garantias que vou ser pago e concorrer com outros designers, ia para o Choosa. Certo?
Offline

Tiago Carneiro 
Membro
Mensagens 38 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Boas,

Essa é sempre uma situação complicada a que qualquer profissional está muitas vezes sujeito. Pessoas pedirem um trabalho e depois arranjarem noutro lado, desistirem depois de começarmos a trabalhar... A única solução de precaver isso é mesmo pré-pagamento, não estou a ver outra forma.

Quanto a reclamar, arranjar confusões e chatices, acho que não vai resolver nada e vai ser uma perda de tempo.
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

E que tal "pré-pagamento parcial"? Pagam-te por exemplo 50% ao início e 50% na entrega final.
Offline

myStoned 
Membro
Mensagens 663 Gostos 8
Feedback +2

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

E que tal "pré-pagamento parcial"? Pagam-te por exemplo 50% ao início e 50% na entrega final.
Era exactamente isto que te ia aconselhar, pede por exemplo 40% antes e o restante na entrega do trabalho.

Cumprimentos.
Offline

ant0nio 
Membro
Mensagens 262 Gostos 3
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

Boa tarde ,

Posso dar o meu exemplo como cliente ...

Visto ter disponibilidade para arrancar com o projecto decidi começar a procurar alguns serviços  de design, assim sendo solicitei algumas propostas em termos de logótipos.

Durante essa semana fui recebendo algumas propostas do que foi solicitado, como e óbvio acabei por optar pela imagem que me pareceu mais correcta e mais apelativa.. Quanto as outras propostas que recebi posso dizer que foram muito baixas para o que eu pretendia ..

Acabei por proceder desta maneira porque já tive algumas situações que acabei por sair a perder em termos de profissionalismo e dedicação ao trabalho solicitado.



Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Nunca trabalhar sem receber uma % do serviço.
Offline

ant0nio 
Membro
Mensagens 262 Gostos 3
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

Eu acho injusto e pedirem vários orçamentos e depois estarem a criar as pessoas com trabalho a refazerem as coisas, acho que logo quando recebem a 1º proposta devem optar pela mais interessante.
Após escolherem só terão que avisar as restantes pessoas que solicitaram ..
Offline

BootSector 
Membro
Mensagens 155 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

Trabalho sempre com 50% a pronto e o restante em cheque a 30 dias!

quanto muito 50%+30%+20%

Se o cliente quiser enrolar estas eternamente a trabalhar para receber os restantes 50%, o cheque a 30 dias já te defende disso.

O teu portfólio mais a garantia que fazes nem que seja 100 esboços tem que servir para a confiança do cliente de que vai ficar bem servido.

Cliente que não quer trabalhar dentro destes parâmetros vai-te dar problemas de certeza! foge disso.
Offline

Nuno77 
Membro
Mensagens 210 Gostos 3
Feedback +4

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3


O que sucede é que apresento o primeiro exemplo, a pessoa diz que não, apresento o segundo exemplo... e a pessoa diz que já arranjou outro logotipo.


Tens de receber antecipadamente, mesmo que seja parcialmente. Caso contrário até podem ficar e utilizar uma das tuas propostas.


Offline

Jose Augusto 
Membro
Mensagens 434 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Melhor solução: diz que fazes sim senhor, mas usando isto: http://www.freelancer.com/contest/welcome/
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Melhor solução: diz que fazes sim senhor, mas usando isto: http://www.freelancer.com/contest/welcome/
Spec work? Nunca. OAlves, nunca te metas no que o José te sugeriu. É estar a ridicularizar a tua profissão.
Offline

Jose Augusto 
Membro
Mensagens 434 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Spec work? Nunca. OAlves, nunca te metas no que o José te sugeriu. É estar a ridicularizar a tua profissão.

Ok, típico. Meter a cabeça na areia. Por essas e por outras é que estamos como estamos. Apaguem o meu post para que ninguém saiba que existe!