← Domínios

Dominios que infringem a lei

Lida 20346 vezes

Offline

muiomuio 
Membro
Mensagens 324 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Achei que esta seria a melhor categoria visto que os mais interessados neste tópico a usam.

Reparei que cada vez há mais domínios a usar o nome de marcas registadas como wordpress, hi5, coca-cola, nokia, LG, Adidas ou até mesmo chupa chops... O uso dessas marcas / palavras num domínio sem autorização expressa dos responsáveis é proibida pelos termos de copyright que normalmente citam algo como:

Citar
You may not post, distribute, or reproduce in any way any copyrighted material, trademarks, or other proprietary information without obtaining the prior written consent of the owner of such proprietary rights.

A infracção do copyright é punível por lei, pode ser apresentada em tribunal e visto que as marcas registadas têm protecção contra estas infracções és obrigado, 99% das vezes, a pagar uma indemnização aos "lesados" que te vai custar, sem dúvida, muito caro.

Agora quem quiser arriscar é consigo, não tenho nada a ver com a vida dos outros.
Só acho que se um dia as marcas caírem em cima de alguém não vai ser muito giro pagar ao advogado e a bela da indemnização á marca.
Offline

mix_93 
Membro
Mensagens 1630 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Mover o tópico...
Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eu devo ser dos poucos que nunca teve um site com um domínio baseado no nome de uma marca, prefiro dar nomes mais originais do que basear-me em algo que já existe (como uma marca), e claro, também pelas razões que dissestes.
Offline

muiomuio 
Membro
Mensagens 324 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Mover o tópico...

O meu problema foi que não encontrei secção melhor para colocar o tópico  :-?

O problema com os domínios que usam o nome de marcas é o seu valor comercial que é uma das razões que existem as leis de copyright senão alguém que não tem nada a ver com a marca usa o nome da marca para lucrar ou beneficiar disso em qualquer forma.
Offline

jotalike 
Membro
Mensagens 21 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Acham que pode haver problemas com o hi5pt.com?
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

eu tenho o Mazdapt.com e tenho apoio da Mazda...
Offline

Paulo Faustino 
Membro
Mensagens 735 Gostos 2
Feedback +2

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

eu tenho o Mazdapt.com e tenho apoio da Mazda...

Quando há acordo aquilo que o Mário referiu não se aplica, logicamente. :cool:
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Penso que são raras as empresas que implicam com isto..o que há mais para ai são dominios com nomes de marcas, e são raras as que apresentam queixa..

Lembro-me que aqui no +t já se falou de um caso do dominio pingo-doce em que o dono recebeu uma cartinha em casa do pingo doce para devolver o dominio..
Offline

CasaTuga 
Membro
Mensagens 397 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Devolver ? Sem mais nem menos ?

Não era mais rentável um acordo com o blogger/webmaster para "coiso" ?
Offline

gato_vadio 
Membro
Mensagens 27 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Se o HI5 não está registado em portugal, creio que não haverá problema com o hi5pt.com
Offline

leite 
Membro
Mensagens 864 Gostos 11
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Depende muito do tipo de empresa . Ainda há dias me vieram chatear a cabeça por causa de um domínio, mais concretamente um banco português.

Conheço vários casos que aconteceu mais do que um aviso e resultou em multas avultadas.

No entanto o melhor é evitar e não correr muitos riscos.
Offline

jotalike 
Membro
Mensagens 21 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

A pouco contactei o hi5.com, para me poderem esclarecer melhor a situação :)
Offline

muiomuio 
Membro
Mensagens 324 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Obviamente quando há um entendimento / consentimento com a marca a situação não se aplica.

Outra situação que me esqueci de referir é que se uma marca está registada nos EUA esse copyright poderá não se aplicar em Portugal, mas com grandes marcas normalmente eles têm isso em conta.

Também é verdade que uma grande marca não tem interesse em entrar em disputas constantes com sites pequenos onde os custos dos processos legais seriam bem mais elevados que o que ganhariam.
Já imaginaram se a Adobe começa-se a processar todos os sites que incluam Photoshop / Flash no domínio? Podem faze-lo pois têm direitos de autor sobre quer o nome quer o software mas seria uma estupidez e não ficariam nada bem vistos em publico.

Há uma série de situações a ter em conta.

Este tópico é principalmente uma chamada de atenção já que há tanta gente interessada em fazer dinheiro online que não tem muitas vezes noção do que pode ou não fazer.
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Existem muitas marcas que apoiam projectos online, principalmente quando o Webmaster desse projecto consegue colocar o mesmo à frente do "original", mas são casos pontuais e obviamente registar dominios com marcas, é perigoso.
Offline

Flieger 
Membro
Mensagens 198 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Na minha opinião, a postura que a entidade detentora da marca toma, varia consoante a utilização que é feita por parte do webmaster.

Se pegarmos no exemplo das marcas da adobe, como é o caso da marca "photoshop", apercebemos-nos que na generalidade, os domínios que utilizam esta marca são domínios onde a mesma acaba por ser promovida. Nestes casos, penso que não existam problemas.

No entanto, sei eu registar um domínio como por exemplo "youtubept.xxx" e colocar um script de vídeos, é normal que a entidade que detém os direitos da marca youtube se prenuncie e se oponha a minha utilização deste domínio.