← Desenvolvimento

Optimizar web site

Lida 5162 vezes

Offline

Bruno Gaspar 
Membro
Mensagens 242 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Boas,

Estou a fazer optimização a um web site meu, e queria saber os métodos mais utilizados por vocês.

Até agora de 5 ficheiros CSS, coloquei tudo em 1 ficheiro, tenho é o 960.gs.css à parte mas que irei colocar junto também e tenho os CSS de vários plugins do jQuery, que ainda vou ver os que vou continuar a utilizar e depois colocar em um ficheiro à parte para plugins de jQuery.

Sei que existe a possibilidade de fazermos "minify" ao CSS / JS, quais os programas/sites/scripts que recomendam para esse efeito ?

Como uso CodeIgniter, vou usar a lib de cache para as páginas estáticas, e todas as consultas à base de dados que não sejam utilizadas com muita frequência vou efectuar cache das mesmas também.


O que recomendam fazer mais?

Do que já fiz, já noto uma pequena, mas boa diferença =)
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Olá Bruno,

Neste dois sites, http://pagespeed.googlelabs.com e http://gtmetrix.com, podes analisar o teu site e vais receber um tipo de relatório com sugestões, divididas por prioridades consoante o impacto de performance que produzem.

Depois, apesar de existirem regras básicas e que provavelmente já conheces, baseadas no less is more, existem também algumas técnicas especificas para diferentes CMS e que geralmente resultam muito bem. Por trás de tudo isto, claro, deve estar um bom servidor para o site ter um desempenho de excelência :)
Offline

Bruno Gaspar 
Membro
Mensagens 242 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Viva Carlos,

Desconhecia ambos =) já fiz os testes nos dois e já vi que tenho algum trabalho pela frente =D

Obrigado pelos links!
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Também podes meter o W3 Total Cache em cima e está feito ; )

Ou então meter umas linhas de código no ficheiro .htaccess
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

sprites, minifys e cache são os primeiros passos. ;)
Offline

Mister_Magoo 
Membro
Mensagens 594 Gostos 38
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Quick Poster Signature Level 5 Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Aproveitei a dica do Carlos do site http://pagespeed.googlelabs.com e fiz um teste no meu site e tive algumas respostas porém não sei como proceder.

Peço desculpas por aproveitar o tópico para tentar sanar as minhas dúvidas.

Aproveitar cache do navegador

Definir uma data de validade ou uma idade máxima nos cabeçalhos de HTTP para recursos estáticos instrui o navegador a carregar os recursos baixados anteriormente a partir do disco local, não através da rede.

Os seguintes recursos armazenáveis em cache têm uma vida útil de atualização curta. Especifique uma expiração de pelo menos uma semana no futuro para os seguintes recursos:

Combinar imagens com CSS Sprites

Combinando imagens no menor número possível de arquivos usando sprites CSS reduz o número de consultas repetidas e atrasos no download de outros recursos, reduz a sobrecarga de pedido e pode reduzir o número total de bytes baixados por uma página da web.

Prioridade baixa.

Estas sugestões representam as menores vitórias. Você deve se preocupar apenas com esses itens depois de ter manipulado os de maior prioridade:
Adiar análise de JavaScript,Compactar JavaScript,Integrar JavaScript pequenos,Evitar solicitações inválidas,Minimizar redirecionamentos,Compactar CSS,Otimizar imagens,Especificar um validador de cache,Compactar HTML,Colocar CSS no cabeçalho do documento,Especificar um cabeçalho "Vary: Accept-Encoding",Otimizar a ordem de folhas de estilo e scripts

Como resolver essas situações?
Offline

dblue_one 
Membro
Mensagens 263 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Amigo ...:procuranogoogle: best friend ;)

Mas dou-te um empurrão...
A primeira questão pode ser feita programaticamente (Meta tags, cgis,...) ou com parametrização do servidor web, e depende do qual estás a usar ....iis, apache, etc.

A segunda, checa aqui http://css-tricks.com/158-css-sprites/

As outras ...  :procuranogoogle: :procuranogoogle: :procuranogoogle: ;)