← Domínios

"desilusão" com a Name.com

Lida 3520 vezes

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Boas!

Não sei se já ouviram falar de situações em que o Registrar "osculta" as pesquisas de disponibilidade efectuadas pelos clientes / visitantes e antecipa-se aos mesmos registando os domínios.

Aconteceu-me isto com a Name o que me deixa desiludido.

No fim de Fevereiro fiz umas pesquisas para vários domínios e adicionei-as para posterior registo. Entretanto registei alguns domínios mas tive de eliminar alguns da lista :D.

Fui agora verifcar alguns que havia eliminado e para surpresa minha a própria Name antecipou-se em dois domínios bastante interessantes...

Supostamente estão no seu direito mas é pouco ético.

Fica o alerta!

---

EDIT

Olhei com olhos de ver o whois e verifiquei que afinal os domínios foram registados com a Name mas aparentemente não foi a própria Name que os registou.

Neste caso, e acreditando na coincidência de datas, não fui suficientemente rápido para ficar com estes domínios...
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Menos mal, também estava a achar uma falta de ética enorme a empresa andar a "vasculhar" o que os clientes andam a guardar para proveito próprio.
Mas nunca se sabe...
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Isso também já me aconteceu, mas não foi com a name, foi com outro "registrar".
Não digo que seja política da empresa, podem ser os funcionários, que tem acesso aos dados das pesquisas.

Mas por isso, agora quando tenho algum domínio bom para registar, tento registar logo a seguir a pesquisar a disponibilidade.
Offline

HawK 
Membro
Mensagens 1698 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu por acaso confio na name e tenho lá a maior parte dos domínios.
Boa qualidade.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não me parece que necessitem de fazer isso, no máximo poderia ser alguém que tivesse acesso a essa informação e a utilizasse para proveito próprio, no entanto julgo que quem tem acesso a esses dados não precisa de fazer isso.
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Por acaso já tinha feito o mesmo e fiquei a pensar o mesmo que tu, não deixo pensar que isso é verdade, ou que alguem possui essa informação e compra ou vende os dominios a alguem.

Outro problema que já presenciei, era o facto de eu procurar um dominio e dizer-me que está ocupado quando não está. Já presquisei milhares de milhares de dominios inter e nacionais e só reparei que isto acontece quando estava a procura de um dominio nacional que eu sabia que estava vago 3 minutos antes de procurar na name, e a name mostrava já o .com e .net comprados. Pesquisei novamente pelos dominios umas 2/3 vezes e depois apareceu livre.

Enfim.
Offline

mars27 
Membro
Mensagens 111 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Nineth year Anniversary Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Já foi discutido por aqui esse tipo de situações. Para mim e mais que certo que isso acontece, o site Whois.is que acho que já mudou, fazia isso á descara e acontecia sempre, se pesquisasse um domínio varias vezes ficava logo sem ele, a sorte que as vezes eles desistiam do domínio e ficava novamente activo..
E no caso da Name.com convém mesmo que nao seja directamente a Name a fazê-lo, mas para saberem as pesquisas que são feitas têm de ter acesso de alguma forma e nao e ninguém de fora comcerteza.

Cuidado com essas pesquisas... O melhor e mesmo pesquisarem nas empresas de alojamento que assim e mais seguro se a empresa também o for...
Mas se quiserem também o podem fazer... Tendo os logs das pesquisas, o WHMCS por exemplo permite isso.
Offline

zorreta 
Membro
Mensagens 850 Gostos 2
Feedback +10

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Signature Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter

À uns meses verifiquei que o domínio web4.me estava livre. Uma hora depois, quando ia registar, o domínio já estava registado. Chateado cheguei mesmo a pensar que era essa a situação.

De qualquer forma, uma maneira simples de evitar isso: http://instantdomainsearch.com/
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

zorreta, esse site é que pode mesmo fazer isso. =/
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

apesar de ser perfeitamente possivel creio que nesta situação não foi isso que se passou.

tinha acordado há pouco :D e quando vi os domínios registados e fui ver o whois, não reparei logo no nome do registrant. Já ia sugestionado e quando li Name.com no cabeçalho do Whois e verifiquei a data de registo, induzi logo aquela conclusão.

a pessoa em causa tem cerca de 90 domínios e não encontrei qq relação com a Name, muito pelo contrário, ao verificar os DNS, noto que afinal o "artista" não registou na Name mas sim no DomainSite que agora é "powered by name.com" aka reseller.

de qualquer forma esta situação e possivel seja através de uma pesquisa em qualquer motor de disponibilidade, seja até através de colocar o domínio na barra de endereços no browser, caso o nosso pc esteja infectado com algum trojan silencioso que trasmita essa informação.

um bom software para evitar estes acontecimentos é o domain name analyzer que faz a query directamente aos servidores de whois de cada domínio, diminuindo assim a probabilidade de sermos "escutados".

http://www.domainpunch.com/products/dna/
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Acabaram de me fazer o mesmo e vão perder mais de 300 domínios por causa da brincadeira! :)
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

a mim também já me fizeram o mesmo com 2 domínios, depois são registados em nome da ABOVE.COM