← Sugestões

Adeus ao +T

Lida 12473 vezes

Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

http://www.cnpd.pt/bin/direitos/direitos.htm#Direito%20de%20rectificacao%20e%20eliminacao


Rui

Pela palavras de um elemento da equipa... Ou isso não é valido para o +t ou não sabe o que diz.
Offline

Henrique Mouta 
Equipa
Mensagens 1189 Gostos 3
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Quando há o registo no fórum, o utilizador é obrigado a aceitar as regras de conduta.
Em relação à eliminação de perfis e de posts, passo a citar:

"1.2- No caso de querer apagar o seu registo de utilizador apenas é possível, se o utilizador não tiver qualquer mensagem colocada no fórum! "

--

Rui, e daí as minhas desculpas por ter passado essa ideia ;)

E em relação à CNPD, eles falam de "dados pessoais", não sei até que ponto uma mensagem tua é considerado um "dado pessoal".
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Com tudo isto surgiu-me uma questão... Não posso exigir no +t que as minhas mensagens sejam apagadas dos vossos servidores?  :-k
Não. Que logica teria estar a apagar centenas ou mesmo milhares de mensagens? Iria deixar outras centenas ou milhares de posts sem qualquer tipo de sentido e além disso tudo o que se coloca na internet é sempre muito dificil de se o apagar...

Pela palavras de um elemento da equipa... Ou isso não é valido para o +t ou não sabe o que diz.

"Tem o direito de exigir que os seus dados sejam eliminados dos ficheiros de endereços utilizados para marketing."

Estamos a falar de mensagens não de endereços de email...
Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

asturmas, mas ele pediu para apagar o perfil, não as mensagens.

Mas pronto, isso é secundário.


Move along, nothing to see here. :)


Rui
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Abandonar a comunidade por causa de um outro utilizador parece-me uma atitude incorrecta ;)

apesar de não seres dos users mais participativos

Não abandono por causa de um outro utilizador, mas do sentimento global que tenho.
Não sou dos mais participativos, justamente porque participava... levava com as atitudes que já descrevi... desistia por uns tempos... voltava... tentava novamente... levava com as atitudes... enfim à 3ª ou 4ª vez concluí que não vale a pena.



Se tiveres algumas sugestões mais concretas de forma a podermos melhorar, também te agradeço pessoalmente.
Já as fui deixando aqui e ali :)
Offline

fpdeus 
Membro
Mensagens 1289 Gostos 0
Feedback +42

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

asturmas, mas ele pediu para apagar o perfil, não as mensagens.

Mas pronto, isso é secundário.


Move along, nothing to see here. :)


Rui

Lê rui!

Com tudo isto surgiu-me uma questão... Não posso exigir no +t que as minhas mensagens sejam apagadas dos vossos servidores?  :-k
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Com tudo isto surgiu-me uma questão... Não posso exigir no +t que as minhas mensagens sejam apagadas dos vossos servidores?  :-k

Respondendo directamente à tua questão. Podes fazê-lo, o site reserva-se no direito de atender ou não ao teu pedido. A lei é bastante clara nestes casos, quanto estás a participar de uma discussão publica (por exemplo num fórum), ao apagarmos essa mensagem estaríamos a violar os direitos da pessoa que te respondeu. Quando colocas uma mensagem, ela passa a ser pública e a partir dai não terás qualquer direito sobre ela. O mesmo se passa com os dados, esses podem ser alterados por ti, e o site, não tem qualquer capacidade de confirmar se os dados que inseres são reais ou não.

Isto no fundo não leva a nada, porque ao colocarmos uma mensagem num sítio público essa mensagem é agregada por milhares de sites, o mais conhecido será o google, por exemplo. Já uma vez referi esta lei num tópico aqui no +t, e o próprio exemplo que está na lei é relativo aos sites tipo "fóruns". Mas não o estou a conseguir encontrar. Existe também um artigo no tek.sapo a explicar isto, se alguém o conseguir encontrar que o coloque. Estas questão são sempre interessantes.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

As regras de um site não se sobrepõe às regras do país onde te encontras. Neste caso qualquer um de nós pode solicitar que o seu perfil seja apagado (não as mensagens) e ver atendido o seu pedido ou recorrer para o CNPD caso não seja atendido.

Penso que a resposta do CNPD será óbvia no que respeita aos dados pessoais.
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

E em relação à CNPD, eles falam de "dados pessoais", não sei até que ponto uma mensagem tua é considerado um "dado pessoal".
A mensagem não é um dado pessoal, mas quase tudo o que está no perfil é.

Mas problem solved: apaguei os campos do perfil e substitui o meu email por "email@apagado.xxx" e considero que o meu direito de eliminação foi garantido.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

A mensagem não é um dado pessoal, mas quase tudo o que está no perfil é.

Mas problem solved: apaguei os campos do perfil e substitui o meu email por "email@apagado.xxx" e considero que o meu direito de eliminação foi garantido.

Apaulo, sim. Se exigisses isso na CNPD, a quem gere uma comunidade bastava fazer o mesmo e dizer "não temos esses dados na nossa bd, podem confirmar...".
Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

O Santo acertou... :)

E já agora, é possível apagar um perfil (o que ele pediu) sem apagar as mensagens.

Rui
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O phpBB permite apagar um perfil e manter as mensagens. Os posts ficam associados na mesma ao username, mas deixa de existir perfil.
Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

O phpBB permite apagar um perfil e manter as mensagens. Os posts ficam associados na mesma ao username, mas deixa de existir perfil.

Eu também fui por essa lógica mas isto é SMF.
Não sei se dá.

Rui
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O phpBB permite apagar um perfil e manter as mensagens. Os posts ficam associados na mesma ao username, mas deixa de existir perfil.

Sim, no smf também mas, não o fazemos por opção administrativa.
Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Explicação bem dada e bem fundamentada - para a questão se as mensagens podem ou não ser apagadas.
 :obrigado: