← Negócios Online

Desvirtualização de Serviços

Lida 4961 vezes

Offline

CALPA 
Membro
Mensagens 11 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary

Boa tarde,

Por mais respeito que tenha por todos os utilizadores deste forum, fico um pouco desapontado com a disvirtualização de serviços que existe nesta categoria "Design Gráfico". Logótipos a 5€? a 8€? a 10€? Logótipos já pré-concebidos em sites? Amigos, não pode ser. Está-se a prejudicar o trabalho a muitos, e a desvirtualizar preços. Os serviços gráficos (ORIGINAIS, DINÂMICOS, ALICIANTES...etc) pagam-se, exigem horas e horas, dores de cabeça, estudo..e muito mais.

Peço um pouco mais de respeito por quem tenta levar o Serviço a sério!!

Um abraço a todos, e boas "criações"
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Caro Membro,

Este assunto já fui ultra debatido nos nossos fóruns.
Várias conclusões se retiraram, mas uma delas é certa: existe mercado para várias marcas de sumo e ainda assim todas sobrevivem certo? Então, deixe haver mercado para todos os prestadores de serviço, que desde que não se atropelem, também há mercado para todos.

Aviso prévio: apesar de ser um assunto que pode originar uma troca de ideias bastante saudável, a primeira falta de respeito ou algo semelhante será punida.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Boa tarde,

Por mais respeito que tenha por todos os utilizadores deste forum, fico um pouco desapontado com a disvirtualização de serviços que existe nesta categoria "Design Gráfico". Logótipos a 5€? a 8€? a 10€? Logótipos já pré-concebidos em sites? Amigos, não pode ser. Está-se a prejudicar o trabalho a muitos, e a desvirtualizar preços. Os serviços gráficos (ORIGINAIS, DINÂMICOS, ALICIANTES...etc) pagam-se, exigem horas e horas, dores de cabeça, estudo..e muito mais.

Peço um pouco mais de respeito por quem tenta levar o Serviço a sério!!

Um abraço a todos, e boas "criações"

Concordo perfeitamente, mas há que ter em atenção que os serviços de criação de logótipos que fala são para blogs.
Se uma multinacional quer uma imagem corporativa renovada não vai recorrer a um serviço de criação de logótipos para blogs com um custo de 5 ou 10€.

Estes serviços tem tido bastante sucesso, exemplo do DUB (lowgo.org), são serviços de baixo preço e que satisfazem a necessidade de uma grande percentagem de sites/blogs. Para além disso tem de se ter em conta, que nem todos os donos de blogs que aqui estão levam isto de forma profissional. Uma boa parte é estudante, e não lhes compensa gastar 1000€ num logótipo para ser utilizado num blog que não gera 1000€ em anos.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Já tive esta discussão com um amigo que é designer gráfico de carreira.

Tudo depende do mercado. Neste caso a larga maioria dos utilizadores do +T são blogueiros, normalmente jovens e com pouco capital para investir. É normal que estes não estejam dispostos a gastar 100€ ou mais num simples logotipo, quando têm outras prioridades (domínio, alojamento, pub). Obviamente que uma empresa séria prefere gastar mais e contratar empresas ou profissionais com provas dadas e não amadores ou curiosos que fazem logos e banners por hobbie.

Logo não concordo que desvirtue o mercado, pois os verdadeiros clientes das empresas e profissionais de design gráfico normalmente não vão contratar um amador que oferece logos a 5€ ou 10€.
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

faço minhas as vossas palavras acrescentando só que os logótipos que faço nem sempre custam 10eur.

ps: joni o site por baixo do teu avatar está com um link estranho
Offline

CALPA 
Membro
Mensagens 11 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary

Sim, claro que compreendo a vertente dos "logos para blogs". Contudo, na minha opinião isso não são serviços gráficos.
Mas estará esse serviço enquadrado nesta categoria? Estarão as pessoas elucidadas para as diferenças tanto no serviço como no preço? Terão noção porque um leva 8€ outro leva 50€.... e mesmo sem ter noção dos possiveis resultados optam pelo de 8€ (claro, + barato e tem o que quer).
È por isso que nesta categoria está a haver uma disvirtualização dos "serviços gráficos"

Ab
Offline

kalex2007 
Membro
Mensagens 326 Gostos 0
Feedback +13

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

A maior parte das pessoas quer peça a uma empresa que leve 100€ para fazer o logótipo ou a um "designer amador" que faça por 10€ vai sempre pedir provas do trabalho que já fez anteriormente. Pelo menos a maior parte das pessoas o faz, e se não faz deviam fazer.
Acho que não há mal nenhum em fazerem logótipos a esses preços desde que a pessoa que compra tenha consciência que não é nenhum expert na área.
Mas mesmo assim alguns ficam "jeitosos" e bastantes razoáveis para ser usados em sites pequenos :)
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu sou obrigado a fazer preços mais baixos pelo meu trabalho. -.-

E se inicialmente peço um preço "alto" (perfeitamente justo), muitos nem chegam a dar resposta, nem sequer perguntam se o preço é negociável. O que me deixa na sarjeta sem saber bem que preço é que me garante o cliente e ao mesmo tempo justifique o trabalho que tive.

Infelizmente muita gente não tem noção da trabalheira que dá desenhar um website de raiz com qualidade. :o

Temos também de ter em conta que a qualidade paga-se.

(eu sei que o tema aqui é logotipos, mas tenho de deixar aqui o meu testemunho)
Offline

CALPA 
Membro
Mensagens 11 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary

O meu feedback,
1. O pensar que são as "grandes empresas" que alimentam os serviços gráficos é um total desconhecimento do mercado. Falo por experiencia, e já trabalheri com "grandes", "médias" e "pequenas". O que me valoriza, e o que me compensa mais (tanto a nivel monetário e satisfação) é trabalhar para todas..menos para as "grandes". Ha uma maior diversidade de trabalho, uma maior satisfação para o cliente (nao tem que passar por departamentos nem por pessoas para "analises intermédias" como acontece com as grandes..logo há uma maior efeciencia). Depois com as pequenas/medias empresas cria-se uma rede com empresas que sao parceiros...e assim sucessivamente.
2. E lógico, que essa desvirtualização dos serviços gráficos vai suscitar hesitações no cliente. E depois ninguem vai pedir maquete a 20 designer´s... já para isso ha os portfólios.
3. Não critico os logos "low-cost", mas sim a publicidade inerente à mesma.
4. Há espaço para todos, há sim.... mas não vamos confundir as "cadeiras" com as "mesas"

Ab
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

1. O pensar que são as "grandes empresas" que alimentam os serviços gráficos é um total desconhecimento do mercado.

Quem é que disse isso? Não devo ter lido essa parte.

Citar
Não critico os logos "low-cost", mas sim a publicidade inerente à mesma.
4. Há espaço para todos, há sim.... mas não vamos confundir as "cadeiras" com as "mesas"

Como assim? Qual publicidade inerente?

De resto não vejo um único argumento relevante para que estes serviços de logotipos a lowcost por amadores seja assim tão prejudicial para o mercado.
Offline

joaomesk 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Amigo Calpa,

O logotipo é um produto como outro qualquer do tipo, em que só a sua qualidade é mensurável ao longo do tempo. Já referiu que faz redes de clientes com empresas mais pequenas, como tal, o contrário para quem não tem qualidade também é válido.

A liberdade de escolha que você exerce ao não trabalhar com grandes empresas é a mesma das pessoas/empresas que escolhem não trabalhar consigo. (e viva a Liberdade)

As lojas ditas "dos chineses" não fazem, que eu saiba, publicidade nenhuma. Como não existe publicidade inerente, isto faz com que sejam melhores?  :-k

"cadeiras" e "mesas"...erm...erm...passo.

Em suma, existem logos a 150€ que são muito baratos, bem como, existem logos a 5€ que são muito caros. E vice versa...

Bons negócios!
Offline

João Simões 
Membro
Mensagens 1177 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Eu sou obrigado a fazer preços mais baixos pelo meu trabalho. -.-

E se inicialmente peço um preço "alto" (perfeitamente justo), muitos nem chegam a dar resposta, nem sequer perguntam se o preço é negociável. O que me deixa na sarjeta sem saber bem que preço é que me garante o cliente e ao mesmo tempo justifique o trabalho que tive.

Infelizmente muita gente não tem noção da trabalheira que dá desenhar um website de raiz com qualidade. :o

Temos também de ter em conta que a qualidade paga-se.

(eu sei que o tema aqui é logotipos, mas tenho de deixar aqui o meu testemunho)

Basicamente é o que o eduardo disse